Comentário Bíblico
Adventista
Esmurro - (cba)
1 Coríntios 9:27
Do gr. hwpõ-piazõ, literalmente, “golpear debaixo do olho”, “esmurrar o olho de alguém”. Esta tradução não ilustra a metáfora da antiga luta de boxe ou luta dos gregos, que Paulo usou para ilustrar a natureza do conflito enfrentado pelo cristão sincero. As luvas de boxe usadas pelos lutadores não eram como as de hoje; em geral, eram feitas de tiras de couro de boi e, às vezes, reforçadas com bronze. Hwpõpiazõ retrata de forma vivida o rigor e a dureza com que o genuíno cristão deve lidar com a natureza pecaminosa. Paulo sugere a disciplina rígida e a abnegação a serem exercidas a fim de se obter a vitória sobre todas as paixões corruptas das tendências humanas.
E o reduzo à escravidão - (cba)
1 Coríntios 9:27
Literalmente, “levar à escravidão”, portanto, “tornar um servo de”. Paulo mostra assim seu firme propósito de obter vitória absoluta sobre todas as inclinações, paixões e tendências corruptas. Para ele não havia meio termo. Sabia que devia ser uma luta até o final, sem se importar com o sofrimento e a angústia da natureza terrena; o mal que lutava contra suas aspirações espirituais devia morrer. Esse é um princípio que todos que desejam ser cidadãos celestiais devem aprender. As inclinações e os desejos naturais devem ser banidos. Isso só é possível quando a vontade é submetida a Cristo (ver Filipenses 4:13; CC, 43, 44, 60).
Para que - (cba)
1 Coríntios 9:27
Paulo não queria permitir que nada o impedisse de obter a salvação; estava preparado para fazer qualquer coisa que Deus desejasse a fim de ser qualificado para o Céu. Ele sabia do perigo constante de ser enganado por causa da sutileza do pecado, e estava determinado a fazer tudo que pudesse assegurar seu êxito em obter a coroa da vida eterna.
Pregado a outros - (cba)
1 Coríntios 9:27
Pode ser que Paulo estivesse dando continuidade à metáfora dos jogos, referindo-se a si próprio como o arauto que chamava os corredores à prova. Ao mesmo tempo, ele também é um competidor.
Desqualificado - (cba)
1 Coríntios 9:27
Do gr. adokimos, “reprovado no teste”, “rejeitado no teste”. Como um arauto, Paulo anunciou as regras do jogo. Também como competidor, se esperaria que, ele cumprisse as regras mais do que os outros. Paulo foi zeloso ao proclamar a outros as regras e normas que governam a competição para a vida eterna.
Ele declara sua determinação de controlar rigidamente a natureza pecaminosa, a fim de não ser encontrado em falta pelo grande Juiz no fim da corrida. Ministros cristãos, que defendem perante o mundo as regras da vitória na corrida para a vida eterna, devem cuidar da própria condição espiritual a fim de não falharem em nenhum aspecto e perder a recompensa pela qual passaram a vida incentivando outros a ganhar. Se todos os que são chamados para o ministério fossem tão fiéis e firmes em trabalhar pelas pessoas como Paulo, o reavivamento e a reforma pelos quais a igreja anseia tanto seriam apressados e Cristo voltaria em breve.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Um concurso no qual todos podem vencer
1 Coríntios 9:24-27
Ver 1 Pedro 2:11. Este glorioso concurso está diante de nós. O apóstolo procura nos inspirar a entrar em uma nobre emulação, uma competição na qual não será visto nenhum egoísmo, injustiça ou trabalho dissimulado. Devemos usar todos os nervos e músculos espirituais na competição pela coroa da vida. Ninguém que fizer o seu melhor falhará neste concurso.
Todos os que buscam o prêmio devem se colocar sob estrita disciplina. “Todo homem que luta pelo domínio é temperante em todas as coisas.” Os que entram em uma competição de força física por um prêmio corruptível reconhecem a necessidade de rígida abstinência de toda condescendência que enfraqueceria as faculdades físicas. Eles comem comida simples em horários regulares.
Quanto mais devem aqueles que entram para a corrida do evangelho, conter-se da ilícita condescendência com o apetite e "abster-se das concupiscências carnais, que guerreiam contra a alma". Eles devem ser temperantes em todos os momentos. A mesma restrição que lhes dá o poder de obter a vitória em um determinado momento, se praticada constantemente, lhes dará uma grande vantagem na corrida pela coroa da vida ( Manuscrito 74, 1903 ).
Sob a disciplina de Deus
1 Coríntios 9:24-27
Ver Romanos 8:13; Colossenses 3:5. Assim, Paulo apresenta as condições que Deus impõe a cada pessoa que se alista a Seu serviço. O apóstolo teme por si mesmo, a fim de que não seja reprovado no teste de exame e seja achado em falta, e ele se coloque sob severo treinamento. Portanto, o cristão hoje precisa manter estrita vigilância sobre seu apetite. Ele precisa se submeter a um treinamento severo, para não correr incerto ou ao acaso, sem ver seu padrão e se esforçando para alcançá-lo. Ele deve obedecer às leis de Deus. As faculdades físicas, mentais e morais devem ser mantidas nas mais perfeitas condições, se ele deseja obter a aprovação de Deus. “Eu mantenho meu corpo”, diz o apóstolo. Isso significa literalmente derrotar seus desejos, impulsos e paixões por meio de disciplina severa, assim como fizeram aqueles que competiam por um prêmio terreno ( Manuscrito 93, 1899)
- 13 porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Romanos 8:13 5 Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; Colossenses 3:5
Paulo em guarda
1 Coríntios 9:27
Veja 2 Coríntios 12:1-4. Paulo estava sempre alerta para que as más propensões não o dominassem. Ele guardou bem seus apetites, paixões e propensões ao mal ( Carta 27, 1906 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 9:24-27
O apóstolo se compara com os atletas corredores e com os combatentes dos jogos ístmicos, bem conhecidos pelos coríntios. Porém, na carreira cristã, todos podem correr para ganhar. Portanto, este é o maior alento para perseverar nesta carreira com todas as nossas forças. Os que corriam nestes jogos mantinham-se com uma dieta magra, se acostumavam às dificuldades e se exercitavam. Os que procuram os interesses de suas almas devem pelejar com força contra as luxúrias carnais. Não se deve tolerar que o corpo mande. O apóstolo enfatiza este conselho aos coríntios. Expõe ante si mesmo e ante eles o perigo de render-se aos desejos carnais, cedendo ao corpo e às suas luxúrias e apetites. se o santo temor de si mesmo era necessário para manter um apóstolo fiel, quanto mais é necessário para a nossa preservação! Aprendamos aqui a humildade e a cautela, e a vigiar contra os perigos que nos rodeiam enquanto estivermos neste corpo.
- Veja também Uma Advertência 9:24-27
Conselhos aos Professores, Pág. 256
Cria rancor a Satanás, 10 de Abril 9:27A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 103
A prova do apetite, 17 de Junho 9:27Cuidado de Deus, Pág. 168
A prova do apetite, 6 de Julho 9:27Nos Lugares Celestiais, Pág. 197
Testemunhar, 31 de Agosto 9:27Vidas Que Falam, Pág. 249
Corpo são em espírito são, 21 de Setembro 9:27Nossa Alta Vocação, Pág. 267
Uma ciência a ser dominada, 25 de Outubro 9:27Refletindo a Cristo, Pág. 304
Chamado a Mais Elevada Norma 9:27Atos dos Apóstolos, Pág. 314
Manter o corpo em sujeição, 15 de Março 9:27Minha Consagração Hoje, Pág. 71
|
- Análise em Cadeia 25 E todo aquele que luta, exerce domínio próprio em todas as coisas; ora, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível. 1 Coríntios 9:25 11 Até a presente hora padecemos fome, e sede; estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa, 12 e nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos; somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e o suportamos; 1 Coríntios 4:11,12 12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. 13 Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém aniquilará, tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo. 1 Coríntios 6:12,13 13 Pelo que, se a comida fizer tropeçar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para não servir de tropeço a meu irmão. 1 Coríntios 8:13 13 porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Romanos 8:13 4 antes em tudo recomendando-nos como ministros de Deus; em muita perseverança, em aflições, em necessidades, em angústias, 5 em açoites, em prisões, em tumultos, em trabalhos, em vigílias, em jejuns, 2 Coríntios 6:4,5 27 em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejuns muitas vezes, em frio e nudez. 2 Coríntios 11:27 5 Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; Colossenses 3:5 22 Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor. 2 Timóteo 2:22 11 Amados, exorto-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências da carne, as quais combatem contra a alma; 1 Pedro 2:11 18 e libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça. 19 Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Pois assim como apresentastes os vossos membros como servos da impureza e da iniqüidade para iniqüidade, assim apresentai agora os vossos membros como servos da justiça para santificação. Romanos 6:18,19 1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine. 2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 3 E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. 1 Coríntios 13:1-3 16 Mas ao ímpio diz Deus: Que fazes tu em recitares os meus estatutos, e em tomares o meu pacto na tua boca, Salmos 50:16 21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? 23 Então lhes direi claramemnte: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Mateus 7:21-23 45 Mas, se aquele servo disser em teu coração: O meu senhor tarda em vir; e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46 virá o senhor desse servo num dia em que não o espera, e numa hora de que não sabe, e cortá-lo-á pelo meio, e lhe dará a sua parte com os infiéis. 47 O servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites; Lucas 12:45-47 26 então começareis a dizer: Comemos e bebemos na tua presença, e tu ensinaste nas nossas ruas; 27 e ele vos responderá: Não sei donde sois; apartaivos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade. Lucas 13:26,27 15 os quais, deixando o caminho direito, desviaram-se, tendo seguido o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça, 2 Pedro 2:15 30 Prata rejeitada lhes chamam, porque o Senhor os rejeitou. Jeremias 6:30 25 Pois, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se, ou prejudicar-se a si mesmo? Lucas 9:25 25 para tomar o lugar neste ministério e apostolado, do qual Judas se desviou para ir ao seu próprio lugar. Atos 1:25 5 Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados. 6 Mas espero que entendereis que nós não somos reprovados. 2 Coríntios 13:5,6
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também Uma Advertência 9:24-27
Conselhos aos Professores, Pág. 256
Cria rancor a Satanás, 10 de Abril 9:27A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 103
A prova do apetite, 17 de Junho 9:27Cuidado de Deus, Pág. 168
A prova do apetite, 6 de Julho 9:27Nos Lugares Celestiais, Pág. 197
Testemunhar, 31 de Agosto 9:27Vidas Que Falam, Pág. 249
Corpo são em espírito são, 21 de Setembro 9:27Nossa Alta Vocação, Pág. 267
Uma ciência a ser dominada, 25 de Outubro 9:27Refletindo a Cristo, Pág. 304
Chamado a Mais Elevada Norma 9:27Atos dos Apóstolos, Pág. 314
Manter o corpo em sujeição, 15 de Março 9:27Minha Consagração Hoje, Pág. 71