Comentário Bíblico
Adventista
Para outrem - (cba)
1 Coríntios 9:2
Isto é, outros que não estavam em Corinto, que não tinham sido convertidos pelo ministério de Paulo. Pode ser que esses duvidassem de que Paulo tinha sido enviado por Deus para pregar o evangelho. Mas, com certeza, seus irmãos em Corinto não tinham essa dúvida. Ele tinha trabalhado entre eles por um longo período, e eles tiveram oportunidade de conhecê-lo e ver como seus esforços tinham tido êxito. Tinham evidências suficientes de que Paulo havia sido enviado para realizar uma grande obra para Deus.
Selo - (cba)
1 Coríntios 9:2
Isto é, o certificado de autenticação. Paulo enfatiza que a conversão dos membros da igreja de Corinto, os mesmos que levantavam dúvidas sobre seu apostolado, era uma confirmação de seu chamado pelo Senhor. A conversão deles não poderia ter ocorrido apenas por influência humana. Era obra divina e evidenciava que Deus estava com seu servo e o tinha de fato enviado.
Deus usa Seus servos como um hábil artesão usa suas ferramentas. Eles são os instrumentos em Suas mãos para a realização de Seus propósitos. Assim como o carpinteiro usa várias ferramentas para fazer um móvel, e o artigo acabado é reconhecido como produto de suas mãos, assim o Senhor usa Seus obreiros para transformar em troféus de Sua graça homens e mulheres perdidos no pecado. O carpinteiro conhece suas ferramentas e as usa com habilidade; assim o Senhor conhece Seus servos, e sob Sua liderança são capacitados a ganhar pessoas para Seu reino. Esse êxito em salvar vidas para o Senhor indica a aceitação de Deus ao serviço de uma pessoa e que a considera como Sua testemunha.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 9:1-14
Não é nenhuma novidade que se responda a um ministro de maneira nada amável como retribuição de sua boa vontade para com as pessoas, e por realizarem um serviço diligente e coroado de êxito entre eles. Tinha direito de casar-se como os demais apóstolos, e a reclamar das igrejas o que fosse necessário para a sua esposa e filhos, se os houvesse tido, sem ter que trabalhar com suas próprias mãos para obter recursos.
Àqueles que procuram fazer o bem às nossas almas, deve-se proverlhes a sua alimentação. Porém, Paulo renunciou o seu direito para não impedir seu êxito pelo fato de reclamá-lo. É um dever do povo manter o seu ministro. Podem abrir mão de seu direito como fez Paulo, mas aqueles que negam ou retém o devido sustento transgridem um preceito de Cristo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 27 Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; pois neste, Deus, o Pai, imprimiu o seu selo. João 6:27 1 Começamos outra vez a recomendar-nos a nós mesmos? Ou, porventura, necessitamos, como alguns, de cartas de recomendação para vós, ou de vós? 2 Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens, 3 sendo manifestos como carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne do coração. 2 Coríntios 3:1-3 12 Os sinais do meu apostolado foram, de fato, operados entre vós com toda a paciência, por sinais, prodígios e milagres. 2 Coríntios 12:12 33 Mas o que aceitar o seu testemunho, esse confirma que Deus é verdadeiro. João 3:33 2 Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens, 2 Coríntios 3:2 25 para tomar o lugar neste ministério e apostolado, do qual Judas se desviou para ir ao seu próprio lugar. Atos 1:25