Comentário Bíblico
Adventista
Não sem meta - (cba)
1 Coríntios 9:26
Paulo sabia para onde estava indo e o que estava fazendo. Anelava avançar o mais rápido possível na corrida cristã. Não havia dúvida em sua mente sobre que direção tomar. Ele correu com a plena segurança de alcançar a meta. Esforçou-se ao máximo para não perder sua coroa, uma coroa não de folhas, mas de vida, paz e felicidade eternas no reino da glória. O corredor nos jogos gregos não tinha a certeza de alcançar seu objetivo e ganhar o prêmio. Mas Paulo sabia que ele e todos os que tinham fé operante em Cristo poderíam ter a certeza da vitória. Ao se aproximar do fim de sua vida, expressou absoluta certeza de que recebería a coroa juntamente com todos os vitoriosos (ver 2 Timóteo 4:7,8).
Luto - (cba)
1 Coríntios 9:26
Do gr. 'pnkteuõ, “lutar com os punhos”, “boxear”, que era uma das formas de entretenimento nas antigas competições de atletismo. Paulo introduz uma mudança da metáfora de um corredor para o de um pugilista no ringue.
Golpes no ar - (cba)
1 Coríntios 9:26
Pode-se concluir que um boxeador dá golpes no ar quando pratica sem um oponente, ou quando seu adversário se esquiva de seus golpes, tornando vãos seus esforços. Paulo mostra que ele não poupava seu adversário, nem permitia que escapasse de seus golpes; não perdia tempo lutando com sua sombra, pois seu adversário estava sempre presente e devia ser tratado com firmeza. Cada golpe seu era certeiro, dirigido com vontade e energia para que fosse efetivo. Os desejos corruptos da carne deviam ser suprimidos e todo o seu ser devia ser posto em sujeição a Deus por meio de Cristo (ver 2 Coríntios 10:3-5).
Muitos cristãos sabem que precisam obter a vitória sobre os desejos e apetites que se opõem à vontade divina, mas não se empenham para subjugar o eu. Supõem que estão lutando, mas não desejam que seus golpes castiguem o que é parte de si mesmos, pois temem a dor da renúncia. Amam demais a natureza pecaminosa para machucá-la e não têm força de vontade para negar as demandas da carne. Não foi assim com Paulo. Ele não queria mostrar nenhuma misericórdia à sua natureza pecaminosa. Na verdade, envergonhava-se dela, a odiava e desejava sua morte; portanto, descartava todo pensamento e sentimento de piedade ou compaixão a ela, e dirigia seus golpes com toda força e habilidade e com toda vontade (ver Colossenses 3:5; CS, 51). Essas palavras não devem ser interpretadas como o ponto de vista dos gnósticos. Paulo não considerava que o corpo em si fosse intrinsecamente mau e incurável. Ele buscava o aperfeiçoamento do corpo, não sua destruição.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Um concurso no qual todos podem vencer
1 Coríntios 9:24-27
Ver 1 Pedro 2:11. Este glorioso concurso está diante de nós. O apóstolo procura nos inspirar a entrar em uma nobre emulação, uma competição na qual não será visto nenhum egoísmo, injustiça ou trabalho dissimulado. Devemos usar todos os nervos e músculos espirituais na competição pela coroa da vida. Ninguém que fizer o seu melhor falhará neste concurso.
Todos os que buscam o prêmio devem se colocar sob estrita disciplina. “Todo homem que luta pelo domínio é temperante em todas as coisas.” Os que entram em uma competição de força física por um prêmio corruptível reconhecem a necessidade de rígida abstinência de toda condescendência que enfraqueceria as faculdades físicas. Eles comem comida simples em horários regulares.
Quanto mais devem aqueles que entram para a corrida do evangelho, conter-se da ilícita condescendência com o apetite e "abster-se das concupiscências carnais, que guerreiam contra a alma". Eles devem ser temperantes em todos os momentos. A mesma restrição que lhes dá o poder de obter a vitória em um determinado momento, se praticada constantemente, lhes dará uma grande vantagem na corrida pela coroa da vida ( Manuscrito 74, 1903 ).
Sob a disciplina de Deus
1 Coríntios 9:24-27
Ver Romanos 8:13; Colossenses 3:5. Assim, Paulo apresenta as condições que Deus impõe a cada pessoa que se alista a Seu serviço. O apóstolo teme por si mesmo, a fim de que não seja reprovado no teste de exame e seja achado em falta, e ele se coloque sob severo treinamento. Portanto, o cristão hoje precisa manter estrita vigilância sobre seu apetite. Ele precisa se submeter a um treinamento severo, para não correr incerto ou ao acaso, sem ver seu padrão e se esforçando para alcançá-lo. Ele deve obedecer às leis de Deus. As faculdades físicas, mentais e morais devem ser mantidas nas mais perfeitas condições, se ele deseja obter a aprovação de Deus. “Eu mantenho meu corpo”, diz o apóstolo. Isso significa literalmente derrotar seus desejos, impulsos e paixões por meio de disciplina severa, assim como fizeram aqueles que competiam por um prêmio terreno ( Manuscrito 93, 1899)
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 9:24-27
O apóstolo se compara com os atletas corredores e com os combatentes dos jogos ístmicos, bem conhecidos pelos coríntios. Porém, na carreira cristã, todos podem correr para ganhar. Portanto, este é o maior alento para perseverar nesta carreira com todas as nossas forças. Os que corriam nestes jogos mantinham-se com uma dieta magra, se acostumavam às dificuldades e se exercitavam. Os que procuram os interesses de suas almas devem pelejar com força contra as luxúrias carnais. Não se deve tolerar que o corpo mande. O apóstolo enfatiza este conselho aos coríntios. Expõe ante si mesmo e ante eles o perigo de render-se aos desejos carnais, cedendo ao corpo e às suas luxúrias e apetites. se o santo temor de si mesmo era necessário para manter um apóstolo fiel, quanto mais é necessário para a nossa preservação! Aprendamos aqui a humildade e a cautela, e a vigiar contra os perigos que nos rodeiam enquanto estivermos neste corpo.
- Veja também

Conselhos aos Professores, Pág. 256

E Recebereis Poder, Pág. 151

E Recebereis Poder, Pág. 67

Testemunhos Seletos 1, Pág. coroa
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 1 Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. 8 temos bom ânimo, mas desejamos antes estar ausentes deste corpo, para estarmos presentes com o Senhor. 2 Coríntios 5:1,8 21 Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Filipenses 1:21 12 Por esta razão sofro também estas coisas, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia. 2 Timóteo 1:12 5 E também se um atleta lutar nos jogos públicos, não será coroado se não lutar legitimamente. 2 Timóteo 2:5 1 Portanto, tendo-nos sido deixada a promessa de entrarmos no seu descanso, temamos não haja algum de vós que pareça ter falhado. Hebreus 4:1 1 Aos anciãos, pois, que há entre vós, rogo eu, que sou ancião com eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: 1 Pedro 5:1 10 Portanto, irmãos, procurai mais diligentemente fazer firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. 2 Pedro 1:10 12 E desde os dias de João, o Batista, até agora, o reino dos céus é tomado a força, e os violentos o tomam de assalto. Mateus 11:12 24 Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão. Lucas 13:24 12 pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes. Efésios 6:12 29 para isso também trabalho, lutando segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente. Colossenses 1:29 2 E subi devido a uma revelação, e lhes expus o evangelho que prego entre os gentios, mas em particular aos que eram de destaque, para que de algum modo não estivesse correndo ou não tivesse corrido em vão. Gálatas 2:2 7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 2 Timóteo 4:7 1 Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, Hebreus 12:1 9 Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? porque estareis como que falando ao ar. 1 Coríntios 14:9