Comentário Bíblico
Adventista
A uma revelação - (cba)
Gálatas 2:2
Admitindo que esta seja a mesma visita de Atos 15, a declaração de Paulo de que Deus o orientou a visitar Jerusalém parece estar em conflito com a de Lucas, o qual informa que Paulo e Barnabé foram enviados a Jerusalém pela igreja de Antioquia. Paulo e a igreja de Antioquia foram dirigidos por Deus para fazer a visita a Jerusalém, à qual o apóstolo faz referência aqui. De igual maneira, o Espírito Santo e a igreja estavam unidos ao enviar Paulo e Barnabé na primeira viagem missionária (Atos 13:2,3; comparar Números 13:1,2; Deuteronômio 1:22). Por muitas vezes, Paulo foi o destinatário da iluminação celestial. Em vários momentos, ele foi dirigido, advertido ou incentivado por Deus (ver Atos 16:9; Atos 20:23; Atos 23:11; Atos 27:22-26).
- 2 Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. 3 Então, depois que jejuaram, oraram e lhes impuseram as mãos, os despediram. Atos 13:2,3 1 Então disse o Senhor a Moisés: 2 Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel. De cada tribo de seus pais enviarás um homem, sendo cada qual príncipe entre eles. Números 13:1,2 22 Então todos vós vos chegastes a mim, e dissestes: Mandemos homens adiante de nós, para que nos espiem a terra e, de volta, nos ensinem o caminho pelo qual devemos subir, e as cidades a que devemos ir. Deuteronômio 1:22 9 De noite apareceu a Paulo esta visão: estava ali em pé um homem da Macedônia, que lhe rogava: Passa à Macedônia e ajuda-nos. Atos 16:9 23 senão o que o Espírito Santo me testifica, de cidade em cidade, dizendo que me esperam prisões e tribulações. Atos 20:23 11 Na noite seguinte, apresentou-se-lhe o Senhor e disse: Tem bom ânimo: porque, como deste testemunho de mim em Jerusalém, assim importa que o dês também em Roma. Atos 23:11 22 E agora vos exorto a que tenhais bom ânimo, pois não se perderá vida alguma entre vós, mas somente o navio. 23 Porque esta noite me apareceu um anjo do Deus de quem eu sou e a quem sirvo, 24 dizendo: Não temas, Paulo, importa que compareças perante César, e eis que Deus te deu todos os que navegam contigo. 25 Portanto, senhores, tende bom ânimo; pois creio em Deus que há de suceder assim como me foi dito. 26 Contudo é necessário irmos dar em alguma ilha. Atos 27:22-26
Expus - (cba)
Gálatas 2:2
Ou, “declarei”, “demonstrei". As instruções que Paulo recebeu por revelação o orientaram a ir a Jerusalém e apresentar perante os líderes de lá o evangelho que pregava entre os gentios. Tendo em vista a dúvida na mente de alguns a respeito de suas qualificações como apóstolo e da natureza de seu evangelho, esse procedimento era muito apropriado. Os líderes de Jerusalém tinham o direito e o dever de saber tudo a respeito.
Em particular - (cba)
Gálatas 2:2
Sabiamente, Paulo procurou evitar o despertamento da oposição contra a missão para a qual Deus o havia chamado, mas, ao mesmo tempo, procurou se aconselhar com os líderes reconhecidos da igreja.
De maior influência - (cba)
Gálatas 2:2
Ou seja, aqueles que eram líderes, identificados em Gálatas 2:9 como Tiago, Pedro e João. Não há nenhuma razão para se duvidar de que Paulo tivesse reconhecido a posição desses principais apóstolos mais antigos, embora, mais tarde (Gálatas 2:6), ele reduzia ao mínimo o valor de qualquer instrução que tenha recebido deles.
- 9 e quando conheceram a graça que me fora dada, Tiago, Cefas e João, que pareciam ser as colunas, deram a mim e a Barnabé as destras de comunhão, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão; Gálatas 2:9 6 Ora, daqueles que pareciam ser alguma coisa (quais outrora tenham sido, nada me importa; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me acrescentaram; Gálatas 2:6
Para, de algum modo - (cba)
Gálatas 2:2
Paulo não sugere que houvesse qualquer dúvida em sua mente sobre a solidez de seu evangelho, mas sobre o sucesso de sua visita a Jerusalém. Ele temia que os irmãos de Jerusalém desaprovassem seu ministério entre os gentios. Essa seria uma grande vitória para seus adversários judaizantes e um sério obstáculo aos seus planos de evangelizar os gentios. Se os judaizantes fossem capazes de se opor a Paulo com cartas oficiais dos doze apóstolos, condenando-o e ao seu evangelho, ele teria sido colocado no papel de apóstolo do erro.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A Sabedoria de Paulo
Gálatas 2:1-10
Ver Atos 15:4-29. Paulo ... descreve a visita que ele fez a Jerusalém para assegurar uma solução para as próprias questões que agora estão agitando as igrejas da Galácia, quanto a se os gentios deveriam se submeter à circuncisão e guardar a lei cerimonial. Este foi o único caso em que ele cedeu ao julgamento dos outros apóstolos como superior ao seu próprio. Ele primeiro havia procurado uma entrevista particular, na qual apresentava o assunto em todas as suas orientações aos principais apóstolos, Pedro, Tiago e João. Com visão de longo prazo, ele concluiu que, se esses homens pudessem ser levados a uma posição correta, tudo seria ganho. Se ele tivesse apresentado a questão antes de todo o conselho, teria havido uma divisão de sentimento. O forte preconceito já o excitava porque ele não havia imposto a circuncisão aos gentios, teria levado muitos a se posicionar contra ele. Assim, o objetivo de sua visita teria sido derrotado e sua utilidade seria prejudicada. Mas os três principais apóstolos, contra os quais não existia tal preconceito, tendo eles mesmos sido conquistados para a verdadeira posição, trouxeram o assunto ao conselho e ganharam de toda a concordância na decisão de deixar os gentios livres das obrigações da lei cerimonial (Esboços da Vida de Paulo, 192, 193 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gálatas 2:1-10
Observemos a fidelidade do apóstolo ao dar um relato completo da doutrina que havia pregado entre os gentios, e que ainda estava decidido a pregar, a do cristianismo, livre de toda a mescla com o judaísmo. Esta doutrina seria desagradável para muitos, mas ele não temia reconhecê-la. A sua preocupação era que não decaísse o êxito de seus trabalhos passados, ou que fosse prejudicado em sua futura utilidade. Enquanto dependermos claramente de Deus para o êxito em nossos labores, devemos utilizar toda a cautela necessária para eliminar erros, e contra os opositores. Há coisas que podem ser cumpridas de modo lícito; porém, quando não podem ser feitas sem trair a verdade, devem ser rejeitadas. Não devemos dar lugar a nenhuma conduta pela qual a verdade do Evangelho possa ser censurada.
Ainda que Paulo conversasse com os outros apóstolos, não recebeu destes nada novo para o seu conhecimento ou autoridade. Deram-se conta da graça que lhe foi dada, e estenderam a ele e a Barnabé as destras em comunhão, pelo que reconheciam que fora nomeado no ofício e dignidade de apóstolo, como eles mesmos o foram. Acordaram que os dois deveriam ir aos gentios, enquanto eles continuariam pregando para os judeus; julgaram que a idéia de dividirem-se deste modo na obra era do agrado de Cristo.
Aqui aprendemos que o Evangelho não pertence a nós, mas a Deus, e que nós os homens somos apenas seus guardiães. Por esta razão temos que louvar a Deus. O apóstolo mostrou a sua disposição à caridade e o quão disposto estava para aceitar aos judeus convertidos como irmãos, ainda que muitos dos apóstolos dificilmente permitiriam igual favor a estes; porém, somente a diferença de opiniões não era um motivo justo para que não os ajudasse. Aqui está um padrão do amor cristão, que devemos sempre estender a todos os discípulos de Cristo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 9 De noite apareceu a Paulo esta visão: estava ali em pé um homem da Macedônia, que lhe rogava: Passa à Macedônia e ajuda-nos. 10 E quando ele teve esta visão, procuravamos logo partir para a Macedônia, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciarmos o evangelho. Atos 16:9,10 9 E de noite disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala e não te cales; Atos 18:9 11 Na noite seguinte, apresentou-se-lhe o Senhor e disse: Tem bom ânimo: porque, como deste testemunho de mim em Jerusalém, assim importa que o dês também em Roma. Atos 23:11 9 e quando conheceram a graça que me fora dada, Tiago, Cefas e João, que pareciam ser as colunas, deram a mim e a Barnabé as destras de comunhão, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão; Gálatas 2:9 16 revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, não consultei carne e sangue, Gálatas 1:16 4 E, quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e anciãos, e relataram tudo quanto Deus fizera por meio deles. 12 Então toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quantos sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios. Atos 15:4,12 23 nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos, 1 Coríntios 1:23 2 Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. 1 Coríntios 2:2 6 Ora, daqueles que pareciam ser alguma coisa (quais outrora tenham sido, nada me importa; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me acrescentaram; 9 e quando conheceram a graça que me fora dada, Tiago, Cefas e João, que pareciam ser as colunas, deram a mim e a Barnabé as destras de comunhão, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão; Gálatas 2:6,9 1 As moscas mortas fazem com que o ungüento do perfumista emita mau cheiro; assim um pouco de estultícia pesa mais do que a sabedoria e a honra. Eclesiastes 10:1 34 Mas, levantando-se no sinédrio certo fariseu chamado Gamaliel, doutor da lei, acatado por todo o povo, mandou que por um pouco saíssem aqueles homens; Atos 5:34 29 Recebei-o, pois, no Senhor com todo o gozo, e tende em honra a homens tais como ele; Filipenses 2:29 16 Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Mateus 10:16 26 Pois eu assim corro, não como indeciso; assim combato, não como batendo no ar. 1 Coríntios 9:26 16 retendo a palavra da vida; para que no dia de Cristo eu tenha motivo de gloriar-me de que não foi em vão que corri nem em vão que trabalhei. Filipenses 2:16 5 Por isso também, não podendo eu esperar mais, mandei saber da vossa fé, receando que o tentador vos tivesse tentado, e o nosso trabalho se houvesse tornado inútil. 1 Tessalonicenses 3:5 2 Tendo Paulo e Barnabé contenda e não pequena discussão com eles, os irmãos resolveram que Paulo e Barnabé e mais alguns dentre eles subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, por causa desta questão. Atos 15:2 12 porque não o recebi de homem algum, nem me foi ensinado; mas o recebi por revelação de Jesus Cristo. Gálatas 1:12 6 Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho, Gálatas 1:6 16 Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus que usa de misericórdia. Romanos 9:16 24 Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só é que recebe o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. 1 Coríntios 9:24 7 Corríeis bem; quem vos impediu de obedecer à verdade? Gálatas 5:7 7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 2 Timóteo 4:7 1 Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, Hebreus 12:1