Comentário Bíblico
Adventista
Como homem - (cba)
Romanos 6:19
Isto é, em termos humanos conhecidos (comparar com Romanos 3:5; Gálatas 3:15). Evidentemente, ele sentia que as figuras da escravidão e da servidão eram inadequadas para descrever a relação do cristão com o Senhor, pois poderia sugerir um serviço mecânico e forçado.
- 5 E, se a nossa injustiça prova a justiça de Deus, que diremos? Acaso Deus, que castiga com ira, é injusto? (Falo como homem.) Romanos 3:5 15 Irmãos, como homem falo. Um testamento, embora de homem, uma vez confirmado, ninguém o anula, nem lhe acrescenta coisa alguma. Gálatas 3:15
Fraqueza da vossa carne - (cba)
Romanos 6:19
Ou, “vossa fragilidade humana”. “Carne” representa a natureza humana em sua fraqueza física, mental e espiritual. Paulo parece explicar que escolheu extrair sua ilustração da vida, considerando a falta de discernimento espiritual por parte dos crentes (cf. Hebreus 5:11-14). Ele talvez tivesse preferido descrever o relacionamento com Cristo em termos mais abstratos e estritamente espirituais, mas, como todo bom professor, Paulo usou a ilustração mais adequada ao ambiente e à capacidade de seus “alunos”.
Escravidão da impureza - (cba)
Romanos 6:19
Ou seja, escravos da impureza. O prazer aparentemente livre que surgia com o pecado, na realidade, era uma dura servidão.
Maldade - (cba)
Romanos 6:19
Do gr. anomia, “ilegalidade”. Esta é a definição de João para o pecado (ver com. de 1 João 3:4). “Impureza” e “ilegalidade” descrevem adequadamente as características do paganismo (cf. Romanos 1:24-32; 1 Pedro 4:3,4).
- 4 Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia. 1 João 3:4 24 Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si; 25 pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém. 26 Pelo que Deus os entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à natureza; 27 semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para como os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro. 28 E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm; 29 estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade; 30 sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pais; 31 néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, sem misericórdia; 32 os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam. Romanos 1:24-32 3 Porque é bastante que no tempo passado tenhais cumprido a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borrachices, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias. 4 E acham estranho não correrdes com eles no mesmo desenfreamento de dissolução, blasfemando de vós; 1 Pedro 4:3,4
Para a maldade - (cba)
Romanos 6:19
Submeter os membros do eorpo à “impureza” e “ilegalidade” resulta na prática habitual do pecado. A condescendência com o pecado é punida pelo abandono ao pecado (Romanos 1:24,26,28). Contraste com o efeito de justiça, resultando em santificação.
Servirem à justiça - (cba)
Romanos 6:19
Ver com. de Romanos 6:18. Paulo exorta os crentes a se dedicar tão plenamente à vida de retidão como tinham se dedicado anteriormente à vida de pecado.
Santificação - (cba)
Romanos 6:19
Do gr. hagiasmos, termo traduzido como “santificação” (1 Coríntios 1:30; 1 Tessalonicenses 4:3,4; 2 Tessalonicenses 2:13; 1 Pedro 1:2). Hagiasmos é usado para descrever tanto o processo pelo qual é obtida a santidade como seu estado resultante. A última condição é também indicada por hagiõsunê (ver Romanos 1:4; 2 Coríntios 7:1; 1 Tessalonicenses 3:13). Ambos se baseiam no termo gr. hagios, “santo”. Aqui, hagiasmos provavelmente denota o processo da santificação.
- 30 Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; 1 Coríntios 1:30 3 Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, 4 que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santidade e honra, 1 Tessalonicenses 4:3,4 13 Mas nós devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos, amados do Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a santificação do espírito e a fé na verdade, 2 Tessalonicenses 2:13 2 eleitos segundo a presciência de Deus Pai, na santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. 1 Pedro 1:2 4 e que com poder foi declarado Filho de Deus segundo o espírito de santidade, pela ressurreição dentre os mortos - Jesus Cristo nosso Senhor, Romanos 1:4 1 Ora, amados, visto que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus. 2 Coríntios 7:1 13 para vos confirmar os corações, de sorte que sejam irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos. 1 Tessalonicenses 3:13
A santificação é um processo contínuo de consagração (cf. Efésios 4:12-15; 2 Pedro 1:5-10). É o dia a dia do desenvolvimento harmonioso das faculdades físicas, mentais e espirituais, até que a imagem de Deus, em que foram originalmente criadas, seja restaurada em nós (ver Ed, 15, 16; GC, 470; CRA, 57). O propósito de Deus no plano da salvação não é apenas nosso perdão ou justificação, mas nossa restauração ou santificação. É propósito de Deus povoar a nova Terra de Deus com santos transformados. E é a essa experiência e ao processo de transformação que o apóstolo Paulo exorta os crentes a se dedicar de corpo, mente e coração.
- 12 tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; 13 até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo; 14 para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro; 15 antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, Efésios 4:12-15 5 E por isso mesmo vós, empregando toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, 6 e à ciência o domínio próprio, e ao domínio próprio a perseverança, e à perseverança a piedade, 7 e à piedade a fraternidade, e à fraternidade o amor. 8 Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, elas não vos deixarão ociosos nem infrutíferos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. 9 Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, vendo somente o que está perto, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. 10 Portanto, irmãos, procurai mais diligentemente fazer firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. 2 Pedro 1:5-10
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Totalidade para Deus
Romanos 6:19,22
Ver 1 Tessalonicenses 3:13; 1 Tessalonicenses 4:7; Hebreus 12:14. Santidade é integridade para Deus. A alma está entregue a Deus. A vontade e mesmo os pensamentos são postos em sujeição à vontade de Cristo. O amor de Jesus enche a alma e está constantemente saindo em uma corrente límpida e refrescante, para alegrar o coração dos outros ( Manuscrito 33, 1911 ).
- 13 para vos confirmar os corações, de sorte que sejam irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos. 1 Tessalonicenses 3:13 7 Porque Deus não nos chamou para a imundícia, mas para a santificação. 1 Tessalonicenses 4:7 14 Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, Hebreus 12:14
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 6:16-20
Todo homem é servo do Senhor a cujos mandamentos se rende, seja às disposições pecaminosas de seu coração em ações que levem à morte, ou à nova obediência espiritual implantada pela regeneração. O apóstolo se regozija agora porque eles obedeceram de todo o coração o Evangelho no qual foram colocados como em um molde. Assim como com o mesmo metal pode-se fazer um vaso novo quando é fundido, e torna a ser colocado em um outro molde, assim o crente tem se tornado uma nova criatura. Há uma grande diferença na liberdade da mente e do espírito, muito oposta ao estado da escravidão, que o crente verdadeiro tem a serviço de seu justo Senhor, a quem pode considerar seu Pai. É pela adoção da graça, pode considerar-se filho e herdeiro dEle. O domínio do pecado consiste em ser escravos voluntários; não em ser arrasados por um poder odiado, enquanto se luta pela vitória. Os que agora são os servos de Deus, uma vez foram os escravos do pecado.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 5 E, se a nossa injustiça prova a justiça de Deus, que diremos? Acaso Deus, que castiga com ira, é injusto? (Falo como homem.) Romanos 3:5 8 Porventura digo eu isto como homem? Ou não diz a lei também o mesmo? 1 Coríntios 9:8 32 Se, como homem, combati em Éfeso com as feras, que me aproveita isso? Se os mortos não são ressuscitados, comamos e bebamos, porque amanhã morreremos. 1 Coríntios 15:32 15 Irmãos, como homem falo. Um testamento, embora de homem, uma vez confirmado, ninguém o anula, nem lhe acrescenta coisa alguma. Gálatas 3:15 26 Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Romanos 8:26 1 Ora nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e nào agradar a nós mesmos. Romanos 15:1 15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer- se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Hebreus 4:15 13 nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado como instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como redivivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. 17 Mas graças a Deus que, embora tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; Romanos 6:13,17 11 E tais fostes alguns de vós; mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus. 1 Coríntios 6:11 2 nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, 3 entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. Efésios 2:2,3 5 Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; 6 pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; 7 nas quais também em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas; Colossenses 3:5-7 2 para que, no tempo que ainda vos resta na carne não continueis a viver para as concupiscências dos homens, mas para a vontade de Deus. 3 Porque é bastante que no tempo passado tenhais cumprido a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borrachices, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias. 4 E acham estranho não correrdes com eles no mesmo desenfreamento de dissolução, blasfemando de vós; 1 Pedro 4:2-4 16 Não sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos para lhe obedecer, sois servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? Romanos 6:16 6 Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda? 1 Coríntios 5:6 33 Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes. 1 Coríntios 15:33 16 Mas evita as conversas vãs e profanas; porque os que delas usam passarão a impiedade ainda maior, 17 e as suas palavras alastrarão como gangrena; entre os quais estão Himeneu e Fileto, 2 Timóteo 2:16,17 15 tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem; Hebreus 12:15 13 nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado como instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como redivivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. Romanos 6:13 22 Mas agora, libertos do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. Romanos 6:22