Comentário Bíblico
Adventista
Fomos [...] sepultados - (cba)
Romanos 6:4
Do gr. sunthaptõ, literalmente, “sepultar juntos”. A descrição de Paulo de que o batismo representa o sepultamento é uma evidência de que batizar por imersão era uma prática dos primeiros cristãos (ver com. de Mateus 3:6). Se Paulo estivesse se referindo a uma das outras formas de batismo que se tornaram populares nos séculos futuros, seu simbolismo neste versículo teria sido bastante limitado, se não inútil.
Na morte - (cba)
Romanos 6:4
Estas palavras podem estar conectadas com “sepultados” ou com “batismo” (Romanos 6:3). A diferença não é importante. O argumento de Paulo é que a imersão ensina que a morte do crente para o pecado é tão real e completa quanto a morte de Cristo. E se é tão completa, certamente, deve marcar o fim do antigo modo de vida e o início do novo. A continuação da antiga vida de pecado representa uma negação do significado e do propósito do batismo. O sepultamento (ou imersão total) na água batismal é seguido pelo ressurgimento total. O mesmo ocorreu com a morte de Cristo pelo pecado, simbolizando que a imersão deve ser seguida pela ressurreição com Ele para um novo estilo de vida.
Batismo - (cba)
Romanos 6:4
Do gr. baptismos, de baptizõ, que significa “mergulhar”, “imergir” (ver com. de Mateus 3:6).
Foi ressuscitado - (cba)
Romanos 6:4
É importante reconhecer que o batismo simboliza não só a morte e o sepultamento, mas também a ressurreição. O rito aponta em duas direções: ao passado, à morte para o pecado, e ao futuro, à nova vida em Cristo. Assim como a morte de Cristo tinha em vista a ressurreição (ver Romanos 4:25), assim também a obra da graça não termina com a morte do crente para o pecado. Ao contrário, essa morte para o pecado olha para o futuro, para uma vida mais elevada, mais santa e abundante. A justificação antecipa a santificação completa do cristão.
A glória de Deus representa toda a perfeição e excelência divinas (ver com. de Romanos 3:23). O atributo de poder foi especialmente manifestado na ressurreição de Cristo (cf. Romanos 1:4; 1 Coríntios 6:14; 2 Coríntios 13:4; Efésios 1:19,20). A respeito da ressurreição de Lázaro, Jesus declarou: “Não te disse Eu que, se creres, verás a glória de Deus?” (João 11:40).
- 23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Romanos 3:23 4 e que com poder foi declarado Filho de Deus segundo o espírito de santidade, pela ressurreição dentre os mortos - Jesus Cristo nosso Senhor, Romanos 1:4 14 Ora, Deus não somente ressuscitou ao Senhor, mas também nos ressuscitará a nós pelo seu poder. 1 Coríntios 6:14 4 Porque, ainda que foi crucificado por fraqueza, vive contudo pelo poder de Deus. Pois nós também somos fracos nele, mas viveremos com ele pelo poder de Deus para convosco. 2 Coríntios 13:4 19 e qual a suprema grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, 20 que operou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita nos céus, Efésios 1:19,20 40 Respondeu-lhe Jesus: Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus? João 11:40
Andemos - (cba)
Romanos 6:4
Literalmente, “continuemos andando”, sugerindo a conduta habitual, portanto, “vivamos” (cf. Romanos 8:4; 2 Coríntios 5:7; 2 Coríntios 10:3; Efésios 2:10; Efésios 4:1).
- 4 para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Romanos 8:4 7 (porque andamos por fé, e não por vista); 2 Coríntios 5:7 3 Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne, 2 Coríntios 10:3 10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas. Efésios 2:10 1 Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, Efésios 4:1
Vida - (cba)
Romanos 6:4
Do gr. zõê. Note-se que Paulo não usa a palavra bios, que significa o estilo de vida e é traduzida por “vida” ou “sustento” (Marcos 12:44; Lucas 8:14; 1 Timóteo 2:2; 2 Timóteo 2:4; 1 João 2:16, etc.). Zõê denota o princípio da vida (Mateus 19:16; Lucas 1:75; Lucas 12:15; João 1:4; João 3:16; João 5:26; Romanos 11:15; Apocalipse 22:1, etc.). A conduta da via diária já foi representada pela metáfora da “caminhada”. Quando o crente nasce de novo do Espírito Santo, a partir daí é animado por um novo elemento vital (ver Romanos 8:9-11). Assim, “andar em novidade de vida” é andar “segundo o Espírito” (Romanos 6:4). Portanto, a conduta diária do cristão revelará na vida a presença e o efeito do Espírito (ver Colossenses 3:1-3; T6, 98, 99).
- 44 porque todos deram daquilo que lhes sobrava; mas esta, da sua pobreza, deu tudo o que tinha, mesmo todo o seu sustento. Marcos 12:44 14 A parte que caiu entre os espinhos são os que ouviram e, indo seu caminho, são sufocados pelos cuidados, riquezas, e deleites desta vida e não dão fruto com perfeição. Lucas 8:14 2 pelos reis, e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e sossegada, em toda a piedade e honestidade. 1 Timóteo 2:2 4 Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. 2 Timóteo 2:4 16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. 1 João 2:16 16 E eis que se aproximou dele um jovem, e lhe disse: Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? Mateus 19:16 75 em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida. Lucas 1:75 15 E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui. Lucas 12:15 4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; João 1:4 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16 26 Pois assim como o Pai tem vida em si mesmo, assim também deu ao Filho ter vida em si mesmos; João 5:26 15 Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos? Romanos 11:15 1 E mostrou-me o rio da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. Apocalipse 22:1 9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. 10 Ora, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. 11 E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. Romanos 8:9-11 4 Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Romanos 6:4 1 Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. 2 Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; 3 porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Colossenses 3:1-3
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
O batismo, um juramento mútuo
Romanos 6:1-4
Ver Mateus 28:19; 2 Pedro 1:2,5,6,7. No batismo, somos dados ao Senhor como um vaso a ser usado. O batismo é a renúncia mais solene do mundo. O eu está, por profissão, morto para uma vida de pecado. As águas cobrem o candidato e, na presença de todo o universo celestial, é feito o juramento mútuo. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, o homem é colocado em sua sepultura aquosa, sepultado com Cristo no batismo e levantado da água para viver uma nova vida de lealdade a Deus. Os três grandes poderes do céu são testemunhas; eles são invisíveis, mas presentes.
- 19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Mateus 28:19 2 Graça e paz vos sejam multiplicadas no pleno conhecimento de Deus e de Jesus nosso Senhor; 5 E por isso mesmo vós, empregando toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, 6 e à ciência o domínio próprio, e ao domínio próprio a perseverança, e à perseverança a piedade, 7 e à piedade a fraternidade, e à fraternidade o amor. 2 Pedro 1:2,5,6,7
No primeiro capítulo de Segundo Pedro é apresentado o trabalho progressivo na vida cristã. Todo o capítulo é uma lição de profunda importância. Se o homem, ao adquirir as graças cristãs, trabalha no plano de adição, Deus se comprometeu a trabalhar em seu favor no plano de multiplicação. “Graça e paz vos sejam multiplicadas pelo conhecimento de Deus e de Jesus nosso Senhor.” A obra é apresentada a cada pessoa que reconheceu sua fé em Jesus Cristo pelo batismo e se tornou um recebedor da promessa das três pessoas - o Pai, o Filho e o Espírito Santo ( Manuscrito 57, 1900 ).
Fidelidade aos votos batismais
Romanos 6:1-4
A fidelidade aos votos batismais dá ao coração a preparação necessária para salvar almas ( The Review and Herald, 26 de maio de 1904 ).
Impressão de Deus Recebido pelo Batismo
Romanos 6:1-4
Ver 2 Coríntios 6:17,18; 2 Coríntios 7:1; Colossenses 3:1. Cristo fez do batismo a entrada para Seu reino espiritual. Ele fez disso uma condição positiva com a qual todos devem cumprir os que desejam ser reconhecidos como estando sob a autoridade do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Aqueles que recebem a ordenança do batismo, assim, fazem uma declaração pública de que renunciaram ao mundo e se tornaram membros da família real, filhos do Rei celestial.
- 17 Pelo que, saí vós do meio deles e separai-vos, diz o Senhor; e não toqueis coisa imunda, e eu vos receberei; 18 e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso. 2 Coríntios 6:17,18 1 Ora, amados, visto que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus. 2 Coríntios 7:1 1 Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Colossenses 3:1
Aqueles que fazem isso devem tornar todas as considerações mundanas secundárias em suas novas relações. Declararam publicamente que não mais viveriam no orgulho e na condescendência própria. Cristo ordena aos que recebem essa ordenança que se lembrem de que estão comprometidos por um solene convênio de viver para o Senhor. Devem usar para Ele todas as capacidades que lhes foram confiadas, nunca perdendo a compreensão de que dão o sinal de obediência de Deus ao sábado do quarto mandamento, de que são súditos do reino de Cristo, participantes da natureza divina. Devem render tudo o que têm e são a Deus, empregando todas as suas dádivas para a glória de Seu nome.
Aqueles que são batizados no tríplice nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, logo no início de sua vida cristã, declaram publicamente que aceitaram o convite: “Saí do meio deles e separai-vos, diz o Senhor, e não toque em coisa impura; e eu vos receberei e serei um Pai para vós e sereis meus filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso. ” “Tendo, portanto, estas promessas, amados, vamos nos purificar de toda a imundície da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.” “Se vós então ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à direita de Deus.”
Que aqueles que receberam a impressão de Deus pelo batismo prestem atenção a essas palavras, lembrando-se de que sobre eles o Senhor colocou Sua assinatura, declarando-os Seus filhos e filhas.
O Pai, o Filho e o Espírito Santo, poderes infinitos e oniscientes, recebem aqueles que verdadeiramente entram em uma relação de aliança com Deus. Eles estão presentes em cada batismo, para receber os candidatos que renunciaram ao mundo e receberam a Cristo no templo da alma. Esses candidatos entraram na família de Deus e seus nomes estão inscritos no livro da vida do Cordeiro ( Manuscrito 27a, 1900 ).
Uma porta de comunicação com o céu
Romanos 6:1-4
Em nosso batismo, comprometemo-nos a romper toda ligação com Satanás e seus instrumentos, e a colocar o coração, a mente e a alma na obra de estender o reino de Deus. Todo o céu está trabalhando para este objetivo. O Pai, o Filho e o Espírito Santo têm o compromisso de cooperar com os instrumentos humanos santificados. Se formos fiéis a nosso voto, será aberta para nós uma porta de comunicação com o céu - uma porta que nenhuma mão humana ou agente satânico pode fechar ( The Review and Herald, 17 de maio de 1906 ).
Muitos Sepultados Vivos
Romanos 6:1-4
O novo nascimento é uma experiência rara nesta era do mundo. Esta é a razão pela qual existem tantas perplexidades nas igrejas. Muitos, tantos, que assumem o nome de Cristo não são santificados e não são santos. Eles foram batizados, mas foram enterrados vivos. O eu não morreu e, portanto, eles não ressuscitaram para uma vida nova em Cristo ( Manuscrito 148, 1897 ).
Batismo, não graduação
Romanos 6:1-4
Ver 2 Coríntios 6:17. Cada oportunidade, cada vantagem, cada privilégio nos foi dado para obter uma rica experiência cristã; mas não aprendemos tudo de uma vez. Deve haver um crescimento. Muitos, tendo aprendido um pouco na escola, acham que estão prontos para se formar. Eles acham que sabem tudo o que vale a pena saber. Não devemos pensar que assim que formos batizados estaremos prontos para nos formar na escola de Cristo. Quando aceitarmos a Cristo, e em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo nos comprometermos a servir a Deus, o Pai, Cristo e o Espírito Santo - os três dignitários e poderes do céu - juramos eles próprios que todas as facilidades nos serão dadas se cumprirmos nossos votos batismais de “sair do meio deles e ser ... separar-se ... e não tocar em coisa impura”. Quando somos fiéis aos nossos votos, Ele diz:Manuscrito 85, 1901 ).
Nota
Romanos 6:3-4
Veja Deuteronômio 26:18.
Nota
Romanos 6:3-5
Veja Marcos 16:1,2.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 6:3-10
O batismo ensina a necessidade de morrer para o pecado, e viver em relação a toda a obra ímpia e iníqua como se tivesse sido sepultado, e ressuscitar para andar com Deus em uma nova vida. Os professos ímpios podem ter o sinal exterior de uma morte para o pecado e de um novo nascimento para a justiça, mas nunca saíram da família de Satanás para a família de Deus.
A natureza corrupta, chamada velho homem, porque derivou de Adão, o nosso primeiro pai, em todo crente verdadeiro está crucificada com Cristo, pela graça derivada da cruz. Está enfraquecida e em estado moribundo, mesmo que ainda lute pela vida, e até pela vitória. Porém, todo o corpo do pecado, seja o que for que não concorde com a santa lei de Deus, deve ser abandonado para que o crente não seja mais escravo do pecado, mas viva para Deus e encontre alegria em seu serviço.
- Veja também

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 139

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 139

Nossa Alta Vocação, Pág. 152

Exaltai-O, Pág. 348

Para Conhece-lo, Pág. 66
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 3 Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Romanos 6:3 12 tendo sido sepultados com ele no batismo, no qual também fostes ressuscitados pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos; 13 e a vós, quando estáveis mortos nos vossos delitos e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todos os delitos; Colossenses 2:12,13 1 Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. 2 Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; 3 porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Colossenses 3:1-3 21 que também agora, por uma verdadeira figura - o batismo, vos salva, o qual não é o despojamento da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo, 1 Pedro 3:21 9 sabendo que, tendo Cristo ressurgido dentre os mortos, já não morre mais; a morte não mais tem domínio sobre ele. Romanos 6:9 11 E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. Romanos 8:11 14 Ora, Deus não somente ressuscitou ao Senhor, mas também nos ressuscitará a nós pelo seu poder. 1 Coríntios 6:14 4 Porque, ainda que foi crucificado por fraqueza, vive contudo pelo poder de Deus. Pois nós também somos fracos nele, mas viveremos com ele pelo poder de Deus para convosco. 2 Coríntios 13:4 19 e qual a suprema grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, 20 que operou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita nos céus, Efésios 1:19,20 5 estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), 6 e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus, Efésios 2:5,6 2 E eis que houvera um grande terremoto; pois um anjo do Senhor descera do céu e, chegando-se, removera a pedra e estava sentado sobre ela. 3 o seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como a neve. Mateus 28:2,3 11 Assim deu Jesus início aos seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele. 19 Respondeu-lhes Jesus: Derribai este santuário, e em três dias o levantarei. 20 Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e tu o levantarás em três dias? João 2:11,19,20 40 Respondeu-lhe Jesus: Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus? João 11:40 11 corroborados com toda a fortaleza, segundo o poder da sua glória, para toda a perseverança e longanimidade com gozo; Colossenses 1:11 19 Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Pois assim como apresentastes os vossos membros como servos da impureza e da iniqüidade para iniqüidade, assim apresentai agora os vossos membros como servos da justiça para santificação. Romanos 6:19 6 Mas agora fomos libertos da lei, havendo morrido para aquilo em que estávamos retidos, para servirmos em novidade de espírito, e não na velhice da letra. Romanos 7:6 1 Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:1,2 13 Andemos honestamente, como de dia: não em glutonarias e bebedeiras, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e inveja. 14 Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo; e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências. Romanos 13:13,14 17 Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17 15 Pois nem a circuncisão nem a incircuncisão é coisa alguma, mas sim o ser uma nova criatura. 16 E a todos quantos andarem conforme esta norma, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus. Gálatas 6:15,16 17 Portanto digo isto, e testifico no Senhor, para que não mais andeis como andam os gentios, na verdade da sua mente, 22 a despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; 23 a vos renovar no espírito da vossa mente; 24 e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade. Efésios 4:17,22-24 8 pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz Efésios 5:8 17 Irmãos, sede meus imitadores, e atentai para aqueles que andam conforme o exemplo que tendes em nós; 18 porque muitos há, dos quais repetidas vezes vos disse, e agora vos digo até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo; Filipenses 3:17,18 9 Por esta razão, nós também, desde o dia em que ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; 10 para que possais andar de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus, 11 corroborados com toda a fortaleza, segundo o poder da sua glória, para toda a perseverança e longanimidade com gozo; 12 dando graças ao Pai que vos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz, Colossenses 1:9-12 11 no qual também fostes circuncidados com a circuncisão não feita por mãos no despojar do corpo da carne, a saber, a circuncisão de Cristo; 12 tendo sido sepultados com ele no batismo, no qual também fostes ressuscitados pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos; Colossenses 2:11,12 10 e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; Colossenses 3:10 1 Vós, senhores, dai a vossos servos o que é de justiça e eqüidade, sabendo que também vós tendes um Senhor no céu. Colossenses 4:1 1 Ora pois, já que Cristo padeceu na carne, armai-vos também vós deste mesmo pensamento; porque aquele que padeceu na carne já cessou do pecado; 2 para que, no tempo que ainda vos resta na carne não continueis a viver para as concupiscências dos homens, mas para a vontade de Deus. 1 Pedro 4:1,2 4 pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. 5 E por isso mesmo vós, empregando toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, 6 e à ciência o domínio próprio, e ao domínio próprio a perseverança, e à perseverança a piedade, 7 e à piedade a fraternidade, e à fraternidade o amor. 8 Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, elas não vos deixarão ociosos nem infrutíferos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. 9 Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, vendo somente o que está perto, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. 2 Pedro 1:4-9 6 aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou. 1 João 2:6 24 ao qual Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte, pois não era possível que fosse retido por ela. Atos 2:24
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 139

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 139

Nossa Alta Vocação, Pág. 152

Exaltai-O, Pág. 348

Para Conhece-lo, Pág. 66