Comentário Bíblico
Adventista
Justiça (ARC) - (cba)
Romanos 8:4
Do gr. dikaioma. Esta não é a palavra comum para “justiça”, que é dikaiosunê, usada por Paulo nesta epístola (Romanos 1:17; Romanos 3:5; Romanos 4:3). Dikaiõma expressa a ideia de “o que está previsto como direito”, 'preceito” (ARA; cf. Romanos 2:26; Lucas 1:6, em que dikaiõma é traduzido como “preceitos”, inclusive pela ARC). Assim, Paulo se refere aqui aos justos reclamos da lei, às suas justas exigências.
- 17 Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. Romanos 1:17 5 E, se a nossa injustiça prova a justiça de Deus, que diremos? Acaso Deus, que castiga com ira, é injusto? (Falo como homem.) Romanos 3:5 3 Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Romanos 4:3 26 Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura a incircuncisão não será reputada como circuncisão? Romanos 2:26 6 Ambos eram justos diante de Deus, andando irrepreensíveis em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Lucas 1:6
Lei - (cba)
Romanos 8:4
O artigo está presente também no grego (ver com. de Romanos 2:12). Neste contexto, Paulo ainda fala da lei, que ele aprovava (Romanos 7:16) e na qual ele se deleitava (Romanos 8:22), mas que se considerava incapaz de obedecer, sem Cristo (Romanos 8:15-25).
- 12 Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados. Romanos 2:12 16 E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. Romanos 7:16 22 Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora; Romanos 8:22 15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai! 16 O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus; 17 e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. 18 Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada. 19 Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus. 20 Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou, 21 na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. 22 Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora; 23 e não só ela, mas até nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, aguardando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. 24 Porque na esperança fomos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? 25 Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos. Romanos 8:15-25
Se cumprisse - (cba)
Romanos 8:4
Ou, “se realizasse”. Deus enviou Seu Filho à semelhança de carne do pecado para que as pessoas fossem totalmente capacitadas a viver em conformidade com os preceitos de Sua santa lei. Levar a vida do ser humano à harmonia com a vontade divina é o propósito do plano da salvação. Deus não enviou Seu Filho a fim de alterar ou revogar a lei nem para libertar as pessoas da necessidade de perfeita obediência. A lei é a expressão da vontade e do caráter imutável de Deus. O ser humano caído é incapaz de obedecer às suas exigências, e a lei não possui poder para capacitá-lo a obedecer. Mas Cristo veio para tornar possível à humanidade prestar perfeita obediência. Esses versos indicam o lugar permanente e a autoridade da lei de Deus no evangelho e no plano da salvação (ver com. de Romanos 3:31).
Paulo não diz “fosse parcialmente cumprido”. A Bíblia sempre fala de transformação completa e de obediência perfeita (cf. Mateus 5:48; 2 Coríntios 7:1; Efésios 4:12,13; Colossenses 1:28; Colossenses 4:12; 2 Timóteo 3:17; Hebreus 6:1; Hebreus 13:21). Deus exige perfeição de Seus filhos, e a perfeita vida humana de Cristo é a certeza de Deus de que, pelo Seu poder, o cristão também pode alcançar perfeição de caráter (ver PJ, 315; AA, 531).
- 48 Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial. Mateus 5:48 1 Ora, amados, visto que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus. 2 Coríntios 7:1 12 tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; 13 até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo; Efésios 4:12,13 28 o qual nós anunciamos, admoestando a todo homem, e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo; Colossenses 1:28 12 Saúda-vos Epafras, que é um de vós, servo de Cristo Jesus, e que sempre luta por vós nas suas orações, para que permaneçais perfeitos e plenamente seguros em toda a vontade de Deus. Colossenses 4:12 17 para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:17 1 Pelo que deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição, não lançando de novo o fundamento de arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, Hebreus 6:1 21 vos aperfeiçoe em toda boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em nós o que perante ele é agradável, por meio de Jesus Cristo, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém. Hebreus 13:21
Andamos - (cba)
Romanos 8:4
Literalmente, “caminhamos”, no sentido de conduta habitual. Por isso, pode ser traduzida como “vivemos” (cf. Romanos 6:4; 2 Coríntios 5:7; 2 Coríntios 10:3; Efésios 2:10; Efésios 4:1).
- 4 Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Romanos 6:4 7 (porque andamos por fé, e não por vista); 2 Coríntios 5:7 3 Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne, 2 Coríntios 10:3 10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas. Efésios 2:10 1 Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, Efésios 4:1
Não segundo a carne - (cba)
Romanos 8:4
Ou seja, não conforme a carne. Aqueles em quem o preceito da lei se cumpre não mais vivem de acordo com os ditames e impulsos da carne. A satisfação dos desejos carnais não é mais o princípio orientador de sua vida.
Segundo o Espírito - (cba)
Romanos 8:4
Ou seja, a conduta de acordo com a orientação do Espírito, o Espírito de Cristo que habita no cristão (Romanos 8:9). As justas exigências da lei se cumprem nele. O que a lei exige está resumido no amor cristão, pois “o amor é o cumprimento da lei” (Romanos 13:10). Da mesma forma, o resultado da ação do Espírito Santo na vida é o amor, pois “o fruto do Espírito é amor” (Gálatas 5:22). Assim, a vida segundo o Espírito significa uma vida em que são cumpridas as justas exigências da lei; uma vida de amor e obediência. O grande propósito para o qual Deus enviou Seu Filho ao mundo foi que essa vida fosse possível aos crentes.
- 9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Romanos 8:9 10 O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei. Romanos 13:10 22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. Gálatas 5:22
Alguns comentaristas preferem interpretar esta frase como se referindo particularmente ao espírito humano renovado, por intermédio do qual o Espírito Santo trabalha. Entendem que Paulo estava enfatizando que a vida do cristão não é mais governada pela natureza inferior, mas pela natureza espiritual. Essa interpretação se reflete em versões que grafam “espírito” sem letra maiuscula (ver RV).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 8:1-9
Os crentes podem ser castigados pelo Senhor, mas não serão condenados com o mundo. Por sua união com Cristo por meio da fé, estão seguros. Qual é o princípio de seu andar: a carne ou o Espírito, a velha ou a nova natureza, a corrupção ou a graça? Para qual destes fazemos provisão? Por qual somos governados? A vontade não renovada é incapaz de obedecer qualquer mandamento por completo. A lei, além dos deveres exteriores, requer também obediência interior. Deus mostra o seu aborrecimento pelo pecado através dos sofrimentos de seu Filho na carne, para que o crente seja perdoado e justificado. Assim, a justiça divina foi satisfeita e o caminho da salvação foi aberto para o pecador. O Espírito escreve a lei do amor no coração, e ainda que a justiça da lei não seja cumprida por nós, de todo modo, bendito seja Deus, pois cumpre-se em nós; no meio de todos os crentes existem aqueles que correspondem à intenção da lei. O favor de Deus, o bem estar da alma e os interesses da eternidade, são as coisas do Espírito que importam àqueles que vivem segundo o Espírito.
Por que caminho os nossos pensamentos se movem com mais deleite? Por que caminho vão os nossos planos e projetos? Somos mais sábios com os assuntos relacionados ao mundo ou com os relacionados às nossas almas? Os que vivem em deleites estão mortos (1 Timóteo 5:6). A alma santificada é uma alma viva, e essa vida é paz. A mente carnal não é somente inimiga de Deus, mas é a própria inimizade. O homem carnal pode, pelo poder da graça divina, ser submetido à lei de Deus, mas a mente carnal, nunca; esta deve ser anulada e expulsa.
Podemos conhecer o nosso estado e caráter verdadeiros quando nos perguntamos se temos ou não o Espírito de Deus e de Cristo (Romanos 8:9). Não estamos na carne, mas no Espírito. Ter o Espírito de Cristo significa ter em certa medida mudado o desígnio ao sentimento que havia em Cristo Jesus, e isso deve ser notado em uma vida e em uma convivência que corresponda aos seus preceitos e ao seu exemplo.
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 373

Jesus Meu Modelo, Pág. 370

O Grande Conflito, Pág. 468

Refletindo a Cristo, Pág. 65
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. 23 a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. 24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Gálatas 5:22-24 26 a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, 27 para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Efésios 5:26,27 22 agora contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, a fim de perante ele vos apresentar santos, sem defeito e irrepreensíveis, Colossenses 1:22 23 à universal assembléia e igreja dos primogênitos inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados; Hebreus 12:23 2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos. 1 João 3:2 24 Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos ante a sua glória imaculados e jubilosos, Judas 1:24 5 E na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis. Apocalipse 14:5 1 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Romanos 8:1 6 Ambos eram justos diante de Deus, andando irrepreensíveis em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Lucas 1:6 26 Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura a incircuncisão não será reputada como circuncisão? Romanos 2:26 16 Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. 25 Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. Gálatas 5:16,25
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
