Comentário Bíblico
Adventista
Porque não recebestes - (cba)
Romanos 8:15
O texto grego pode ser entendido como uma referência ao início da vida cristã, quando o crente é reconciliado, justificado e nasce de novo. Nesse momento, Deus envia o Espírito ao crente (Gálatas 4:5,6).
O espírito de escravidão - (cba)
Romanos 8:15
Paulo não se refere ao espírito humano nem ao Espírito divino. Ele faz um uso geral do termo “espírito” para expressar um estado de espírito, um hábito ou sentimento. Assim, a expressão pode ser traduzida como “o senso de escravidão”, “um sentimento de servidão”, “um espírito servil”. Isto pode ser comparado a “espírito de ciúmes” (Números 5:14,30), “espírito angustiado” (Isaías 61:3), “espírito de prostituição” (Oséias 4:12), “espírito de enfermidade” (Lucas 13:11), “espírito de mansidão” (1 Coríntios 4:21), “espírito de covardia” (2 Timóteo 1:7), “espírito do erro” (1 João 4:6).
- 14 se o espírito de ciúmes vier sobre ele, e de sua mulher tiver ciúmes, por ela se haver contaminado, ou se sobre ele vier o espírito de ciúmes, e de sua mulher tiver ciúmes, mesmo que ela não se tenha contaminado; 30 ou no tocante ao homem sobre quem vier o espírito de ciúmes, e se enciumar de sua mulher; ele apresentará a mulher perante o Senhor, e o sacerdote cumprirá para com ela toda esta lei. Números 5:14,30 3 a ordenar acerca dos que choram em Sião que se lhes dê uma grinalda em vez de cinzas, óleo de gozo em vez de pranto, vestidos de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja glorificado. Isaías 61:3 12 O meu povo consulta ao seu pau, e a sua vara lhe dá respostas, porque o espírito de luxúria os enganou, e eles, prostituindo-se, abandonam o seu Deus. Oséias 4:12 11 E estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade havia já dezoito anos; e andava encurvada, e não podia de modo algum endireitar-se. Lucas 13:11 21 Que quereis? Irei a vós com vara, ou com amor e espírito de mansidão? 1 Coríntios 4:21 7 Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. 2 Timóteo 1:7 6 Nós somos de Deus; quem conhece a Deus nos ouve; quem não é de Deus não nos ouve. assim é que conhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro. 1 João 4:6
A servidão, que ao longo desta epístola é contrastada com a liberdade dos filhos de Deus, é a escravidão do pecado (Romanos 6:6,16,17,20; Romanos 7:25) e da morte como consequência do pecado (Romanos 5:21).
- 6 sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado. 16 Não sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos para lhe obedecer, sois servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? 17 Mas graças a Deus que, embora tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; 20 Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres em relação à justiça. Romanos 6:6,16,17,20 25 Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor! De modo que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado. Romanos 7:25 21 para que, assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também viesse a reinar a graça pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor. Romanos 5:21
Outra vez, atemorizados - (cba)
Romanos 8:15
Isto implica uma recaída no estado de medo em que a pessoa vivia antes de ser cristã. Quem ainda está sob a lei e na escravidão do pecado (Romanos 6:14) se assombra sob o peso do pecado não perdoado (cf. Romanos 1:32; Hebreus 2:14,15). Quando o Espírito Santo é recebido, esse estado desditoso termina. O Espírito traz vida, amor e libertação do temor (1 João 4:18), com a certeza de que, em vez de ser escravo, o cristão é filho e herdeiro.
- 14 Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. Romanos 6:14 32 os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam. Romanos 1:32 14 Portanto, visto como os filhos são participantes comuns de carne e sangue, também ele semelhantemente participou das mesmas coisas, para que pela morte derrotasse aquele que tinha o poder da morte, isto é, o Diabo; 15 e livrasse todos aqueles que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à escravidão. Hebreus 2:14,15 18 No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor. 1 João 4:18
Adoção - (cba)
Romanos 8:15
Do gr. huiothesia, literalmente, “colocar como um filho”. Há alguma diferença de opinião quanto se a frase “o Espírito de adoção” é uma referência ao Espírito Santo, que produz a condição de adoção, ou ao espírito, que é característica dos que são admitidos a essa relação de filiação. Se Paulo trata da consciência de adoção, “espírito” deve ser escrito sem maiuscula, que é o caso de muitas versões (em contraste com NVI e ACF). Naturalmente, é o Espírito Santo que traz a consciência de filiação. A consciência da adoção produz o sentimento de carinho, amor e confiança, como os filhos têm em relação a seus pais, e não o espírito servil, temeroso dos escravos em relação aos senhores.
Os judeus não deviam ter a prática da adoção, mas ela não era incomum entre os gregos e romanos. A maneira de Paulo usar esse termo era, portanto, compreensível a seus leitores em Roma. Ele usa a expressão em outros textos de suas epístolas para descrever a adoção típica da nação judaica (Romanos 9:4), a adoção real de crentes judeus e gentios como filhos de Deus (Gálatas 4:5; Efésios 1:5) e a adoção aperfeiçoada dos crentes no futuro estado de glória (Romanos 8:23).
- 4 os quais são israelitas, de quem é a adoção, e a glória, e os pactos, e a promulgação da lei, e o culto, e as promessas; Romanos 9:4 5 para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. Gálatas 4:5 5 e nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Efésios 1:5 23 e não só ela, mas até nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, aguardando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. Romanos 8:23
Adotar é tomar e tratar um estranho como o próprio filho, e Paulo aplica o termo para os cristãos porque Deus os trata como Seus próprios filhos, mesmo que, por natureza, fossem estrangeiros e inimigos (Romanos 5:10; Colossenses 1:21). Considerando que, por natureza, o pecador não tem nenhum direito em Deus, Seu ato de adotá-lo é de puro e soberano amor (João 3:16). Significa também que, como filho adotivo, o pecador está sob a proteção e o cuidado de Deus e que, em gratidão, deve manifestar obediência voluntária em todas as coisas (ver com. de Romanos 8:12).
- 10 Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. Romanos 5:10 21 A vós também, que outrora éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, Colossenses 1:21 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16 12 Portanto, irmãos, somos devedores, não à carne para vivermos segundo a carne; Romanos 8:12
No qual clamamos - (cba)
Romanos 8:15
Literalmente, “no qual gritamos”. Também pode ser traduzido como, “quando choramos”, caso em que as palavras seriam ligadas ao versículo seguinte, como ocorre em algumas versões (ver RSV). Se a outra conexão for seguida, Paulo estaria dizendo que o grito é motivado pela consciência da adoção como filhos de Deus. A palavra traduzida como “grito” significa um brado expressivo de profunda emoção.
Aba, Pai - (cba)
Romanos 8:15
A primeira palavra é uma transliteração do aramaico, a língua falada pelos judeus na Palestina. A segunda é traduzida do grego, língua também entendida por muitos judeus da Palestina. A menção da palavra “Pai”, primeiramente em aramaico e, depois, em grego, reflete o caráter bilíngue das pessoas às quais o cristianismo chegou. Porém, parece não haver explicação definitiva do motivo da repetição. Ela ocorre uma vez em Marcos 14:36, e Paulo a usa novamente em Gálatas 4:6. Alguns sugerem que a palavra grega tenha sido introduzida por Paulo e Marcos simplesmente para explicar o significado do termo aramaico aos leitores de língua grega. No entanto, outros dizem que as três passagens em que ocorre essa repetição são emocionais e que, por isso, a repetição pode indicar a intensidade do sentimento.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Não obedientes, mas transgressores, sob a escravidão
Romanos 8:15-21
Ver 1 Timóteo 1:9,10; Tiago 1:22-25; 2 Coríntios 3:6-9. Paulo, em sua epístola a Timóteo, descreve os próprios homens que estão sob a escravidão da lei. Eles são os transgressores da lei. Ele os nomeia sem lei, desobedientes, pecadores, ímpios, profanos, assassinos, adúlteros, mentirosos e todos os que se afastam da sã doutrina.
- 9 reconhecendo que a lei não é feita para o justo, mas para os transgressores e insubordinados, os irreverentes e pecadores, os ímpios e profanos, para os parricidas, matricidas e homicidas, 10 para os devassos, os sodomitas, os roubadores de homens, os mentirosos, os perjuros, e para tudo que for contrário à sã doutrina, 1 Timóteo 1:9,10 22 E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. 23 Pois se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante a um homem que contempla no espelho o seu rosto natural; 24 porque se contempla a si mesmo e vai-se, e logo se esquece de como era. 25 Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer. Tiago 1:22-25 6 o qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica. 7 Ora, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fixar os olhos no rosto de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual se estava desvanecendo, 8 como não será de maior glória o ministério do espírito? 9 Porque, se o ministério da condenação tinha glória, muito mais excede em glória o ministério da justiça. 2 Coríntios 3:6-9
A lei de Deus é o espelho para mostrar ao homem os defeitos de seu caráter. Mas não é agradável para aqueles que têm prazer na injustiça ver sua deformidade moral. Eles não valorizam este espelho fiel, porque lhes revela seus pecados. Portanto, em vez de instituir uma guerra contra suas mentes carnais, eles guerreiam contra o espelho verdadeiro e fiel, dado a eles por Jeová com o próprio propósito de que não sejam enganados, mas que lhes revelem os defeitos de seu caráter.
A descoberta desses defeitos deve levá-los a odiar o espelho ou a se odiar? Devem afastar o espelho que descobre esses defeitos? Não; os pecados que acalentam, que o espelho fiel lhes mostra como existindo em seu caráter, fecharão diante deles os portais do céu, a menos que sejam afastados e se tornem perfeitos diante de Deus ( The Review and Herald, 8 de março de 1870 ). .
Obediência, não escravidão
Romanos 8:15-21
Ver Gálatas 4:24-31; Gálatas 5:1. Ninguém que crê em Jesus Cristo está sujeito à lei de Deus; pois Sua lei é uma lei de vida, não de morte, para aqueles que obedecem a seus preceitos. Todos os que compreendem a espiritualidade da lei, todos os que reconhecem seu poder como um detector de pecado, estão em uma condição tão desamparada quanto o próprio Satanás, a menos que aceitem a expiação fornecida para eles no sacrifício corretivo de Jesus Cristo, que é nossa expiação - união com Deus.
- 24 O que se entende por alegoria: pois essas mulheres são dois pactos; um do monte Sinai, que dá à luz filhos para a servidão, e que é Agar. 25 Ora, esta Agar é o monte Sinai na Arábia e corresponde à Jerusalém atual, pois é escrava com seus filhos. 26 Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é nossa mãe. 27 Pois está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz; esforça-te e clama, tu que não estás de parto; porque mais são os filhos da desolada do que os da que tem marido. 28 Ora vós, irmãos, sois filhos da promessa, como Isaque. 29 Mas, como naquele tempo o que nasceu segundo a carne perseguia ao que nasceu segundo o Espírito, assim é também agora. 30 Que diz, porém, a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre. 31 Pelo que, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da livre. Gálatas 4:24-31 1 Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de escravidão. Gálatas 5:1
Por meio da fé em Cristo, a obediência a todos os princípios da lei é possível ( Manuscrito 122, 1901 ).
A escravidão da religião legal
Romanos 8:15-21
Ver Gálatas 3:6-9. O espírito da escravidão é gerado quando procuramos viver de acordo com a religião legal, esforçando-nos para cumprir as exigências da lei com nossas próprias forças. Só há esperança para nós quando entramos na aliança abraâmica, que é a aliança da graça pela fé em Cristo Jesus. O evangelho pregado a Abraão, pelo qual ele tinha esperança, era o mesmo evangelho que nos é pregado hoje, pelo qual temos esperança. Abraão olhou para Jesus, que também é o Autor e Consumador de nossa fé ( The Youth's Instructor, 22 de setembro de 1892 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 8:10-17
Se o Espírito Santo está em nós, Cristo também está em nós. Ele habita por fé no coração. A graça na alma é a sua nova natureza; a alma está viva para Deus e tem início a sua felicidade, que durará para sempre. A justiça imputada de Cristo assegura à alma a melhor parte da morte. Disto vemos quão grande é o nosso dever de andar, não após a carne, mas após o Espírito. Se alguém vive habitualmente conforme as luxúrias corruptas, certamente perecerá em seus pecados, professe ou não a fé. E pode uma vida mundana presente, que se torna digna por um momento, ser comparada com o nobre prêmio de nossa suprema chamada? Então, pelo Espírito esforcemo-nos mais para mortificar a carne.
A regeneração pelo Espírito Santo traz à alma uma vida nova e divina, ainda que o seu estado seja fraco. Os filhos de Deus têm o Espírito para que opere neles a disposição de filhos; não têm o espírito de servidão sob o qual estava a Igreja do Antigo Testamento, pela obscuridade dessa dispensação. O Espírito de adoção não fora plenamente derramado. E refere-se ao espírito de servidão, ao qual estavam sujeitos muitos santos em sua conversão.
Muitos se gloriam de terem paz em si mesmos, aqueles aos quais Deus não tem dado a sua paz; mas os santificados têm o Espírito de Deus, e este testemunha aos seus espíritos que lhes dá paz às suas almas. Ainda que agora podemos parecer perdedores por Cristo, ao final não seremos, nem podemos ser perdedores para Ele.
- Veja também

Exaltai-O, Pág. 258

E Recebereis Poder, Pág. 350
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 19 E disseram a Moisés: Fala-nos tu mesmo, e ouviremos; mas não fale Deus conosco, para que não morramos. Êxodo 20:19 12 Então disseram os filhos de Israel a Moisés: Eis aqui, nós expiramos, perecemos, todos nós perecemos. Números 17:12 28 Quando ele viu a Jesus, gritou, prostrou-se diante dele, e com grande voz exclamou: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te que não me atormentes. 37 Então todo o povo da região dos gerasenos rogou-lhe que se retirasse deles; porque estavam possuídos de grande medo. Pelo que ele entrou no barco, e voltou. Lucas 8:28,37 8 E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: João 16:8 37 E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Atos 2:37 29 Tendo ele pedido luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas Atos 16:29 12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus; 1 Coríntios 2:12 7 Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. 2 Timóteo 1:7 15 e livrasse todos aqueles que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à escravidão. Hebreus 2:15 18 Pois não tendes chegado ao monte palpável, aceso em fogo, e à escuridão, e às trevas, e à tempestade, 19 e ao sonido da trombeta, e à voz das palavras, a qual os que a ouviram rogaram que não se lhes falasse mais; 20 porque não podiam suportar o que se lhes mandava: Se até um animal tocar o monte, será apedrejado. 21 E tão terrível era a visão, que Moisés disse: Estou todo aterrorizado e trêmulo. 22 Mas tendes chegado ao Monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, a miríades de anjos; 23 à universal assembléia e igreja dos primogênitos inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados; 24 e a Jesus, o mediador de um novo pacto, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel. Hebreus 12:18-24 19 Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o crêem, e estremecem. Tiago 2:19 18 No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor. 1 João 4:18 16 O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus; Romanos 8:16 5 Dar-lhes-ei na minha casa e dentro dos meus muros um memorial e um nome melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará. Isaías 56:5 19 Pensei como te poria entre os filhos, e te daria a terra desejável, a mais formosa herança das nações. Também pensei que me chamarias meu Pai, e que de mim não te desviarias. Jeremias 3:19 12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus; 1 Coríntios 2:12 5 para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. 6 E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. 7 Portanto já não és mais servo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro por Deus. Gálatas 4:5-7 5 e nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, 11 nele, digo, no qual também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade, 12 com o fim de sermos para o louvor da sua glória, nós, os que antes havíamos esperado em Cristo; 13 no qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, 14 o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para o louvor da sua glória. Efésios 1:5,11-14 36 E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; afasta de mim este cálice; todavia não seja o que eu quero, mas o que tu queres. Marcos 14:36 2 Ao que ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; Lucas 11:2 42 dizendo: Pai, se queres afasta de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. Lucas 22:42 17 Disse-lhe Jesus: Deixa de me tocar, porque ainda não subi ao Pai; mas vai a meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. João 20:17 23 e não só ela, mas até nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, aguardando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. Romanos 8:23 6 E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Gálatas 4:6
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
