Comentário Bíblico
Adventista
Convencerá - (cba)
João 16:8
Do verbo gr. elegchõ, “para condenar”. Em João 8:9, é traduzido por “acusados”; em João 8:46, por “convencer” (cf. 1 Coríntios 14:24; Tito 1:9), mas “condenado” seria preferível. O verbo também é traduzido por “reprovar” (Efésios 5:11,13; Hebreus 12:5), “repreender” (Lucas 3:19; 1 Timóteo 5:20; Tito 1:13; Apocalipse 3:19) e “corrigir” (2 Timóteo 4:2).
- 9 Quando ouviram isto foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos, até os últimos; ficou só Jesus, e a mulher ali em pé. João 8:9 46 Quem dentre vós me convence de pecado? Se digo a verdade, por que não me credes? João 8:46 24 Mas, se todos profetizarem, e algum incrédulo ou indouto entrar, por todos é convencido, por todos é julgado; 1 Coríntios 14:24 9 retendo firme a palavra fiel, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para exortar na sã doutrina como para convencer os contradizentes. Tito 1:9 11 e não vos associeis às obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as; 13 Mas todas estas coisas, sendo condenadas, se manifestam pela luz, pois tudo o que se manifesta é luz. Efésios 5:11,13 5 e já vos esquecestes da exortação que vos admoesta como a filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, nem te desanimes quando por ele és repreendido; Hebreus 12:5 19 Mas o tetrarca Herodes, sendo repreendido por ele por causa de Herodias, mulher de seu irmão, e por todas as maldades que havia feito, Lucas 3:19 20 Aos que vivem no pecado, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor. 1 Timóteo 5:20 13 Este testemunho é verdadeiro. Portanto repreende-os severamente, para que sejam são na fé, Tito 1:13 19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te. Apocalipse 3:19 2 prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino. 2 Timóteo 4:2
Do pecado - (cba)
João 16:8
Jesus também tinha convencido do pecado (João 7:7). No dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo foi concedido, houve uma revelação marcante desse aspecto de Sua obra. O coração dos que ouviram o discurso de Pedro “compungiu-se” (Atos 2:37). Uma das primeiras evidências da operação do Espírito Santo é a profunda convicção de ser um pecador.
- 7 O mundo não vos pode odiar; mas ele me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras são más. João 7:7 37 E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Atos 2:37
Da justiça - (cba)
João 16:8
O Espírito não apenas expõe o pecado; Ele convence da justiça. Ele exorta o ser humano a aceitar a justiça de Cristo, tanto a imputada (Romanos 10:3-10) quanto a comunicada (Gálatas 2:20; Filipenses 2:13).
- 3 Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à justiça de Deus. 4 Pois Cristo é o fim da lei para justificar a todo aquele que crê. 5 Porque Moisés escreve que o homem que pratica a justiça que vem da lei viverá por ela. 6 Mas a justiça que vem da fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo;) 7 ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a fazer subir a Cristo dentre os mortos). 8 Mas que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé, que pregamos. 9 Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; 10 pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Romanos 10:3-10 20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20 13 porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Filipenses 2:13
Do juízo - (cba)
João 16:8
Jesus também advertiu acerca do juízo vindouro (Mateus 5:21,22; Mateus 10:15; Mateus 11:22,24; Mateus 12:36). Ninguém pode escapar do juízo; isso é tão certo quanto a morte (Hebreus 9:27). O temor do julgamento não deve ser o motivo principal para se fazer o que é correto. Contudo, é um poderoso agente para despertar mentes obscurecidas pelo pecado e é certamente um apelo (ver Marcos 9:43-48; Apocalipse 14:9-11; ver com. de João 16:11).
- 21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e, Quem matar será réu de juízo. 22 Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno. Mateus 5:21,22 15 Em verdade vos digo que, no dia do juízo, haverá menos rigor para a terra de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade. Mateus 10:15 22 Contudo, eu vos digo que para Tiro e Sidom haverá menos rigor, no dia do juízo, do que para vós. 24 Contudo, eu vos digo que no dia do juízo haverá menos rigor para a terra de Sodoma do que para ti. Mateus 11:22,24 36 Digo-vos, pois, que de toda palavra fútil que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo. Mateus 12:36 27 E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo, Hebreus 9:27 43 E se a tua mão te fizer tropeçar, corta-a; melhor é entrares na vida aleijado, do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. 44 [onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.] 45 Ou, se o teu pé te fizer tropeçar, corta-o; melhor é entrares coxo na vida, do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno. 46 [onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.] 47 Ou, se o teu olho te fizer tropeçar, lança-o fora; melhor é entrares no reino de Deus com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no inferno. 48 onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga. Marcos 9:43-48 9 Seguiu-os ainda um terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na fronte, ou na mão, 10 também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se acha preparado sem mistura, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. 11 A fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, nem aquele que recebe o sinal do seu nome. Apocalipse 14:9-11 11 e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. João 16:11
Assim, o Espírito convence os crentes de seus pecados, guia-os à salvação e à justiça, que é Jesus, e os adverte das consequências da permanência no pecado e de se negligenciar a salvação pela graça.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 16:7-15
A partida de Cristo era necessária para que o Consolador viesse. Enviar o Espírito Santo seria um fruto da morte e ressurreição de Cristo, e de sua posterior partida. A presença de Jesus fisicamente poderia estar apenas em um lugar de cada vez, mas o seu Espírito está em toda parte e lugares, em todos os tempos, onde quer que dois ou três estejam reunidos em seu nome.
Vejamos nisto o trabalho do Espírito Santo, que consiste primeiramente em reprovar ou convencer sobre o pecado. A obra de convencimento do pecado é uma obra do Espírito Santo, que é capaz de fazê-la de modo eficaz, e ninguém a pode fazer exceto Ele, exclusivamente. O Espírito Santo adota o método de primeiramente condenar o pecado, e em seguida consolar. O Espírito convencerá o mundo do pecado; não se limitará simplesmente a declará-lo.
O Espírito convence de que o pecado é um mal; convence da grande falta que é o pecado; e de quão néscia é a atitude de pecar. Convence da imundície do pecado, e mostra que por causa deste chegamos a ser aborrecidos por Deus. Convence da fonte do pecado, que é a tendência à corrupção da natureza e, por último, do fruto do pecado, cujo final é a morte. O Espírito Santo demonstra que o mundo todo é culpável diante de Deus. Ele convence o mundo da justiça; que Jesus, conhecido como Jesus de Nazaré, é o Cristo, o Justo; e além disto, da justiça de Crista que nos é imputada para justificação e salvação. Ele lhes mostra de onde se obtém a justiça e como podem ser aceitos como justos, de acordo com o critério de Deus. A ascensão de Cristo prova que o resgate foi aceito e que foi consumada a justiça por meio da qual os crentes seriam justificados. Ele convence do juízo porque o príncipe deste mundo já está julgado.
Tudo estará bem quando for aniquilado o poder daquele que pratica todo o mal. Como Satanás é vencido por Cristo, temos a confiança, porque nenhum outro poder é capaz de resistir diante dEle, e nem diante do dia do juízo.
A vinda do Espírito Santo seria uma vantagem inexprimível para os discípulos. O Espírito Santo é o nosso guia, não somente para mostrarnos o caminho, mas para ir conosco com auxílio e influências de modo contínuo. Ser dirigidos a uma verdade é mais do que apenas conhecê-la. Não é temermos a sua noção somente em nossa mente, mas o seu deleite, o seu trabalho, o seu sabor e o seu poder em nossos corações. Ele ensinará toda a verdade sem reter nada que seja proveitoso, porque mostrará coisas vindouras. Todos os dons e a graça do Espírito Santo, toda a pregação e todos os escritos dos apóstolos sob a influência do Espírito Santo, todas as línguas e milagres, tinham o objetivo de glorificar a Cristo. Cada um de nós tem o dever de perguntar a si mesmo se o Espírito Santo começou a boa obra em seu coração. Sem a clara revelação de nossa culpa e do perigo que corremos, jamais compreenderíamos o valor da salvação dada por Cristo, e quando a conhecemos de modo correto, compreenderemos o valor do Redentor. Teríamos uma visão mais plena a respeito dEle, e um amor mais vivo por Ele, se orássemos mais para que tivéssemos o Espírito Santo e se dependêssemos mais dEle.
- Veja também

E Recebereis Poder, Pág. 10

Refletindo a Cristo, Pág. 123

Nossa Alta Vocação, Pág. 147

E Recebereis Poder, Pág. 166

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 192

Exaltai-O, Pág. 215

E Recebereis Poder, Pág. 221

Minha Consagração Hoje, Pág. 38

Atos dos Apóstolos, Pág. 52

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 671
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 10 Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o espírito de graça e de súplicas; e olharão para aquele a quem traspassaram, e o prantearão como quem pranteia por seu filho único; e chorarão amargamente por ele, como se chora pelo primogênito. Zacarias 12:10 37 E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Atos 2:37 29 Tendo ele pedido luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas 30 e, tirando-os para fora, disse: Senhores, que me é necessário fazer para me salvar? Atos 16:29,30 9 Quando ouviram isto foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos, até os últimos; ficou só Jesus, e a mulher ali em pé. 46 Quem dentre vós me convence de pecado? Se digo a verdade, por que não me credes? João 8:9,46 24 Mas, se todos profetizarem, e algum incrédulo ou indouto entrar, por todos é convencido, por todos é julgado; 1 Coríntios 14:24 15 para executar juízo sobre todos e convencer a todos os ímpios de todas as obras de impiedade, que impiamente cometeram, e de todas as duras palavras que ímpios pecadores contra ele proferiram. Judas 1:15
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

E Recebereis Poder, Pág. 10

Refletindo a Cristo, Pág. 123

Nossa Alta Vocação, Pág. 147

E Recebereis Poder, Pág. 166

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 192

Exaltai-O, Pág. 215

E Recebereis Poder, Pág. 221

Minha Consagração Hoje, Pág. 38

Atos dos Apóstolos, Pág. 52

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 671