Comentário Bíblico
Adventista
Deus - (cba)
Filipenses 2:13
O apóstolo se protege contra a má compreensão, ao explicar que Deus é soberano na obra da salvação.
É quem - (cba)
Filipenses 2:13
Toda a frase se traduz literalmente como: “Deus é quem está trabalhando” ou "energizando”, com a ênfase colocada em “Deus”.
Efetua - (cba)
Filipenses 2:13
Do gr. energeõ, “produzir poder”, indicando que a operação é eficaz. Não é a mesma palavra utilizada para “desenvolver" (katergazomai, Filipenses 2:12; ver com. ali). A palavra portuguesa “energia” é originada de energeõ, termo frequentemente aplicado à obra de Deus na vida cristã (1 Coríntios 12:6,11; Gálatas 2:8; Efésios 1:11,20). Neste versículo, o apóstolo enfatiza que o poder para a salvação vem de Deus, e que este poder opera em nós para alcançar o propósito divino.
- 12 De sorte que, meus amados, do modo como sempre obedecestes, não como na minha presença somente, mas muito mais agora na minha ausência, efetuai a vossa salvação com temor e tremor; Filipenses 2:12 6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. 11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer. 1 Coríntios 12:6,11 8 (porque aquele que operou a favor de Pedro para o apostolado da circuncisão, operou também a meu favor para com os gentios), Gálatas 2:8 11 nele, digo, no qual também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade, 20 que operou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita nos céus, Efésios 1:11,20
Tanto o querer como o realizar - (cba)
Filipenses 2:13
Deus provê tanto o estímulo para a determinação inicial na aceitação da salvação quanto o poder para efetivar a decisão. Isso não significa que somos entidades completamente passivas, sujeitas apenas à ação de Deus, mas que Ele provê o estímulo que desperta em nós o desejo de ser salvos, nos capacita a tomar a decisão de alcançar a salvação e nos supre com a energia para efetivar a decisão para que a salvação seja realizada em nossa vida. Assim, a redenção é figurada como uma obra cooperativa entre Deus e o ser humano, em que Deus fornece todos os poderes necessários ao ser humano.
Sua boa vontade - (cba)
Filipenses 2:13
Do gr. eudokia-, ver com. de Romanos 10:1. Deus anseia pela salvação <] do ser humano e tem feito tudo o que pode e deve para possibilitar isso. A “boa vontade de Deus é que as pessoas sejam salvas. Ninguém deseja mais a nossa redenção do que o Pai.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Filipenses 2:12-13
Veja Romanos 12:2; 2 Pedro 1:5-11.
- 2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2 5 E por isso mesmo vós, empregando toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, 6 e à ciência o domínio próprio, e ao domínio próprio a perseverança, e à perseverança a piedade, 7 e à piedade a fraternidade, e à fraternidade o amor. 8 Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, elas não vos deixarão ociosos nem infrutíferos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. 9 Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, vendo somente o que está perto, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. 10 Portanto, irmãos, procurai mais diligentemente fazer firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. 11 Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. 2 Pedro 1:5-11
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Filipenses 2:12-18
Devemos ser diligentes na utilização de todos os meios que levam à nossa salvação, perseverando nestes até o final, com muito cuidado para não acontecer de, tendo muitas vantagens, não a alcancemos. Devemos nos ocupar em nossa salvação, porque é Deus quem a trabalha em nossa vida. Isto nos anima a fazermos o máximo possível, porque o nosso trabalho não será vão; mesmo assim, devemos depender da graça de Deus. A obra da graça de Deus em nós consiste em vivificarmos e comprometermos os nossos esforços. A boa vontade de Deus para conosco é a causa de sua boa obra em nossa vida.
Devemos cumprir os nossos deveres sem murmurações. Devemos cumpri-los sem lhe atribuir defeitos. Preocupemo-nos com o nosso trabalho, e não façamos deste motivo de contendas. Sejamos agradáveis sem ser ofensivos. Os filhos de Deus devem distinguir-se dos filhos dos homens. Quanto mais perversos sejam os outros, mais cuidadosos devemos ser para que nos mantenhamos sem culpas e inocentes. A doutrina e o exemplo coerente dos cristãos iluminará a outros, e dirigirá o caminho deles a Cristo e à piedade, assim como a luz do farol adverte os marinheiros a que evitem os obstáculos, e dirige-os rumo ao porto. Procuremos brilhar deste modo.
O Evangelho é a Palavra de vida, e faz com que conheçamos a vida eterna por meio de Jesus Cristo. Correr demonstra fervor e vigor, seguir continuamente adiante; esforço demonstra constância e estrita dedicação.
A vontade de Deus é que os crentes estejam muito alegres; e aqueles que estiverem tão felizes por terem bons ministros, terão muita razão para regozijarem-se com estes.
Comentário Bíblico
Vídeos
- Veja também A Vida que Satisfaz - Como Alcançar Paz de Alma 2:12,13
O Grande Conflito, Pág. 469
Carta de Roma 2:12-16Atos dos Apóstolos, Pág. 482
A verdadeira entrega a Deus, 4 de Abril 2:13Refletindo a Cristo, Pág. 100
Usado pelo Espírito Santo, 27 de Abril 2:13Refletindo a Cristo, Pág. 123
Ajudando a edificar um caráter para o céu, 15 de Maio 2:13E Recebereis Poder, Pág. 144
O espírito dado sob condição, 25 de Maio 2:13Nossa Alta Vocação, Pág. 146
O correto exercício da vontade, 28 de Maio 2:13A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 150
A Mensagem do Evangelho em Antioquia 2:13Atos dos Apóstolos, Pág. 158
A chuva serôdia 2:13Eventos Finais, Pág. 192
Dado sob condição, 23 de Julho 2:13A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 211
Deus mesmo foi o professor de Daniel, 28 de Junho 2:13Exaltai-O, Pág. 217
A importância de buscar o verdadeiro conhecimento 2:13Conselhos sobre a Educação, Pág. 242
Poder para obedecer, 2 de Setembro 2:13A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 254
Só Deus pode renovar o coração, 4 de Outubro 2:13Refletindo a Cristo, Pág. 283
Reativemos nossa experiência cristã, 8 de Outubro 2:13Cuidado de Deus, Pág. 287
Trocando de vestimenta, 15 de Outubro 2:13E Recebereis Poder, Pág. 297
Entregando a vontade, 16 de Outubro 2:13E Recebereis Poder, Pág. 298
Receio de desobedecer a Deus, 1 de Dezembro 2:13Este Dia com Deus, Pág. 360
Buscar o Verdadeiro Conhecimento 2:13A Ciência do Bom Viver, Pág. 451
Na Corte de Babilônia 2:13Profetas e Reis, Pág. 486
O dom de Deus, 16 de Fevereiro 2:13A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 48
Quando o homem coopera, 18 de Fevereiro 2:13Para Conhece-lo, Pág. 50
Descansando nele, 23 de Fevereiro 2:13E Recebereis Poder, Pág. 61
Não se Turbe o Vosso Coração 2:13O Desejado de Todas as Nações, Pág. 672
Reativemos nossa experiência cristã, 26 de Março 2:13Olhando para o Alto, Pág. 99
|
- Análise em Cadeia 12 E a mão de Deus esteve com Judá, dando-lhes um só coração para cumprirem a ordem do rei e dos príncipes conforme a palavra do Senhor. 2 Crônicas 30:12 12 Senhor, tu hás de estabelecer para nós a paz; pois tu fizeste para nós todas as nossas obras. Isaías 26:12 33 Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Jeremias 31:33 38 E eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. Jeremias 32:38 27 Respondeu João: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu. João 3:27 21 E a mão do Senhor era com eles, e grande número creu e se converteu ao Senhor. Atos 11:21 5 não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, 2 Coríntios 3:5 21 vos aperfeiçoe em toda boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em nós o que perante ele é agradável, por meio de Jesus Cristo, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém. Hebreus 13:21 16 Não vos enganeis, meus amados irmãos. 17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. 18 Segundo a sua própria vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas. Tiago 1:16-18 58 mas incline a si os nossos corações, a fim de andarmos em todos os seus caminhos, e guardarmos os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus preceitos, que ordenou a nossos pais. 1 Reis 8:58 14 Mas quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos fazer ofertas tão voluntariamente? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos. 15 Porque somos estrangeiros diante de ti e peregrinos, como o foram todos os nossos pais; como a sombra são os nossos dias sobre a terra, e não há permanência: 16 Ó Senhor, Deus nosso, toda esta abundância, que preparamos para te edificar uma casa ao teu santo nome, vem da tua mão, e é toda tua. 17 E bem sei, Deus meu, que tu sondas o coração, e que te agradas da retidão. Na sinceridade de meu coração voluntariamente ofereci todas estas coisas; e agora vi com alegria que o teu povo, que se acha aqui, ofereceu voluntariamente. 18 O Senhor, Deus de nossos pais Abraão, Isaque e Israel, conserva para sempre no coração do teu povo estas disposições e estes pensamentos, e encaminha o seu coração para ti. 1 Crônicas 29:14-18 1 No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor proferida pela boca de Jeremias, despertou o Senhor o espírito de Ciro, rei da Pérsia, de modo que ele fez proclamar por todo o seu reino, de viva voz e também por escrito, este decreto: 5 Então se levantaram os chefes das casas paternas de Judá e Benjamim e os sacerdotes, e os levitas, todos aqueles cujo espírito Deus despertara, para subirem a edificar a casa do Senhor, que está em Jerusalém. Esdras 1:1,5 27 Bendito seja o Senhor Deus de nossos pais, que pôs no coração do rei este desejo de ornar a casa do Senhor, que está em Jerusalém; Esdras 7:27 4 Então o rei me perguntou: Que me pedes agora? Orei, pois, ao Deus do céu, Neemias 2:4 3 O teu povo apresentar-se-á voluntariamente no dia do teu poder, em trajes santos; como vindo do próprio seio da alva, será o orvalho da tua mocidade. Salmos 110:3 36 Inclina o meu coração para os teus testemunhos, e não para a cobiça. Salmos 119:36 4 Não inclines o meu coração para o mal, nem para se ocupar de coisas más, com aqueles que praticam a iniqüidade; e não coma eu das suas gulodices! Salmos 141:4 1 Como corrente de águas é o coração do rei na mão do Senhor; ele o inclina para onde quer. Provérbios 21:1 45 Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim. 65 E continuou: Por isso vos disse que ninguém pode vir a mim, se pelo Pai lhe não for concedido. João 6:45,65 4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, 5 estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), Efésios 2:4,5 13 Mas nós devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos, amados do Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a santificação do espírito e a fé na verdade, 14 e para isso vos chamou pelo nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo. 2 Tessalonicenses 2:13,14 4 Mas quando apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador e o seu amor para com os homens, 5 não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo, Tito 3:4,5 3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 1 Pedro 1:3 32 Não temas, ó pequeno rebanho! porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino. Lucas 12:32 11 (pois não tendo os gêmeos ainda nascido, nem tendo praticado bem ou mal, para que o propósito de Deus segundo a eleição permanecesse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama), 16 Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus que usa de misericórdia. Romanos 9:11,16 5 e nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, 9 fazendo-nos conhecer o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que nele propôs 11 nele, digo, no qual também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade, Efésios 1:5,9,11 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; Efésios 2:8 11 Pelo que também rogamos sempre por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação, e cumpra com poder todo desejo de bondade e toda obra de fé. 2 Tessalonicenses 1:11 9 que nos salvou, e chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e a graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos, 2 Timóteo 1:9 3 Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um. Romanos 12:3 6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. 1 Coríntios 12:6 10 Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus que está comigo. 1 Coríntios 15:10
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também A Vida que Satisfaz - Como Alcançar Paz de Alma 2:12,13
O Grande Conflito, Pág. 469
Carta de Roma 2:12-16Atos dos Apóstolos, Pág. 482
A verdadeira entrega a Deus, 4 de Abril 2:13Refletindo a Cristo, Pág. 100
Usado pelo Espírito Santo, 27 de Abril 2:13Refletindo a Cristo, Pág. 123
Ajudando a edificar um caráter para o céu, 15 de Maio 2:13E Recebereis Poder, Pág. 144
O espírito dado sob condição, 25 de Maio 2:13Nossa Alta Vocação, Pág. 146
O correto exercício da vontade, 28 de Maio 2:13A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 150
A Mensagem do Evangelho em Antioquia 2:13Atos dos Apóstolos, Pág. 158
A chuva serôdia 2:13Eventos Finais, Pág. 192
Dado sob condição, 23 de Julho 2:13A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 211
Deus mesmo foi o professor de Daniel, 28 de Junho 2:13Exaltai-O, Pág. 217
A importância de buscar o verdadeiro conhecimento 2:13Conselhos sobre a Educação, Pág. 242
Poder para obedecer, 2 de Setembro 2:13A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 254
Só Deus pode renovar o coração, 4 de Outubro 2:13Refletindo a Cristo, Pág. 283
Reativemos nossa experiência cristã, 8 de Outubro 2:13Cuidado de Deus, Pág. 287
Trocando de vestimenta, 15 de Outubro 2:13E Recebereis Poder, Pág. 297
Entregando a vontade, 16 de Outubro 2:13E Recebereis Poder, Pág. 298
Receio de desobedecer a Deus, 1 de Dezembro 2:13Este Dia com Deus, Pág. 360
Buscar o Verdadeiro Conhecimento 2:13A Ciência do Bom Viver, Pág. 451
Na Corte de Babilônia 2:13Profetas e Reis, Pág. 486
O dom de Deus, 16 de Fevereiro 2:13A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 48
Quando o homem coopera, 18 de Fevereiro 2:13Para Conhece-lo, Pág. 50
Descansando nele, 23 de Fevereiro 2:13E Recebereis Poder, Pág. 61
Não se Turbe o Vosso Coração 2:13O Desejado de Todas as Nações, Pág. 672
Reativemos nossa experiência cristã, 26 de Março 2:13Olhando para o Alto, Pág. 99