Comentário Bíblico
Adventista
Que preferis? - (cba)
1 Coríntios 4:21
Este é o apelo de Paulo aos crentes rebeldes. Isto revela a relutância do apóstolo em adotar medidas severas ao tratar com os membros rebeldes da igreja de Corinto.
Vara - (cba)
1 Coríntios 4:21
Símbolo da severidade paternal. Isto mostra que Paulo compreendia que, como apóstolo e instrutor deles no evangelho, tinha autoridade para administrar disciplina à igreja rebelde. A vara que usaria, se necessário, seriam suas palavras. Há ocasiões em que é necessário que os servos de Deus usem de alguma severidade ao corrigir membros rebeldes (ver Números 16:8,9,10,11,26,28,29,30; Mateus 18:15-17; Atos 5:3,4,8,9).
- 8 Disse mais Moisés a Corá: Ouvi agora, filhos de Levi! 9 Acaso é pouco para vós que o Deus de Israel vos tenha separado da congregação de Israel, para vos fazer chegar a si, a fim de fazerdes o serviço do tabernáculo do Senhor e estardes perante a congregação para ministrar-lhe, 10 e te fez chegar, e contigo todos os teus irmãos, os filhos de Levi? procurais também o sacerdócio? 11 Pelo que tu e toda a tua companhia estais congregados contra o Senhor; e Arão, quem é ele, para que murmureis contra ele? 26 E falou à congregação, dizendo: Retirai-vos, peço-vos, das tendas desses homens ímpios, e não toqueis nada do que é seu, para que não pereçais em todos os seus pecados. 28 Então disse Moisés: Nisto conhecereis que o Senhor me enviou a fazer todas estas obras; pois não as tenho feito de mim mesmo. 29 Se estes morrerem como morrem todos os homens, e se forem visitados como são visitados todos os homens, o Senhor não me enviou. 30 Mas, se o Senhor criar alguma coisa nova, e a terra abrir a boca e os tragar com tudo o que é deles, e vivos descerem ao Seol, então compreendereis que estes homens têm desprezado o Senhor. Números 16:8,9,10,11,26,28,29,30 15 Ora, se teu irmão pecar, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, terás ganho teu irmão; 16 mas se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra seja confirmada. 17 Se recusar ouvi-los, dize-o à igreja; e, se também recusar ouvir a igreja, considera-o como gentio e publicano. Mateus 18:15-17 3 Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? 4 Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. 8 E perguntou-lhe Pedro: Dize-me vendestes por tanto aquele terreno? E ela respondeu: Sim, por tanto. 9 Então Pedro lhe disse: Por que é que combinastes entre vós provar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e te levarão também a ti. Atos 5:3,4,8,9
Amor - (cba)
1 Coríntios 4:21
A correção deve sempre ser administrada com amor, tendo em vista o bem-estar e a felicidade de quem errou (cf. Gálatas 16:1,2).
É preciso agir com firmeza e, às vezes, com severidade a fim de manter a igreja livre de confusão e contenda. No entanto, tudo deve ser suavizado com verdadeira preocupação pelo bem-estar eterno das pessoas envolvidas. O amor tem como objetivo o bem da pessoa amada e deve permear cada atitude do cristão, pois Cristo é a personificação do amor (1 João 4:8,16).
Espírito de mansidão - (cba)
1 Coríntios 4:21
Isto é, suavemente, com ternura. Paulo revela que não gostaria de usar disciplina severa. Ele esperava que o coração ensoberbecido se suavizasse e aceitasse o conselho do amor sem precisar de medidas disciplinares.
O apóstolo encerra esta parte da epístola com um apelo direto. Nesta seção, ele lida com a situação com franqueza, contrastando isso com o orgulho e pretensão que anuviava a visão espiritual de muitos membros da igreja de Corinto.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 4:14-21
Ao repreender o pecado devemos distinguir entre os pecadores e os seus pecados. As desaprovações que são feitas com bondade e afeto podem transformar. Ainda que o apóstolo falasse com autoridade de pai, preferia rogar-lhes com amor. Como os ministros devem dar o exemplo, os outros devem segui-lo enquanto seguem a Cristo em fé e prática. Os cristãos podem errar e diferir em seus pontos de vista, mas Cristo e a verdade cristã são os mesmos ontem, hoje e para sempre.
Aonde quer que o Evangelho for eficaz, não somente vai com a Palavra, mas também com poder pelo Espírito Santo, fazendo reviver pecadores mortos, livrando as pessoas da escravidão do pecado e de Satanás, renovando-os por dentro e por fora e consolando, fortalecendo e confirmando aos santos, o que não pode ser feito com palavras persuasivas de homens, mas pelo poder de Deus. E é uma condição feliz quando um espírito de amor e mansidão usa a vara, porém, mantendo uma justa autoridade.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 5 seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus. 1 Coríntios 5:5 2 sim, eu vos rogo que, quando estiver presente, não me veja obrigado a usar, com confiança, da ousadia que espero ter para com alguns que nos julgam como se andássemos segundo a carne. 6 e estando prontos para vingar toda desobediência, quando for cumprida a vossa obediência. 8 Pois, ainda que eu me glorie um tanto mais da nossa autoridade, a qual o Senhor nos deu para edificação, e não para vossa destruição, não me envergonharei; 2 Coríntios 10:2,6,8 20 Porque temo que, quando chegar, não vos ache quais eu vos quero, e que eu seja achado por vós qual não me quereis; que de algum modo haja contendas, invejas, iras, porfias, detrações, mexericos, orgulhos, tumultos; 21 e que, quando for outra vez, o meu Deus me humilhe perante vós, e chore eu sobre muitos daqueles que dantes pecaram, e ainda não se arrependeram da impureza, prostituição e lascívia que cometeram. 2 Coríntios 12:20,21 2 Já o disse quando estava presente a segunda vez, e estando agora ausente torno a dizer aos que antes pecaram e a todos os mais que, se outra vez for, não os pouparei. 2 Coríntios 13:2 10 Pois na verdade, o que foi feito glorioso, não o é em comparação com a glória inexcedível. 2 Coríntios 3:10 1 Ora eu mesmo, Paulo, vos rogo pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde, mas quando ausente, ousado para convosco; 2 Coríntios 10:1 7 antes nos apresentamos brandos entre vós, qual ama que acaricia seus próprios filhos. 1 Tessalonicenses 2:7 17 Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Tiago 3:17 23 Ora, tomo a Deus por testemunha sobre a minha alma de que é para vos poupar que não fui mais a Corinto; 2 Coríntios 1:23 1 Mas deliberei isto comigo mesmo: não ir mais ter convosco em tristeza. 3 E escrevi isto mesmo, para que, chegando, eu não tenha tristeza da parte dos que deveriam alegrar-me; confiando em vós todos, que a minha alegria é a de todos vós. 2 Coríntios 2:1,3 2 Já o disse quando estava presente a segunda vez, e estando agora ausente torno a dizer aos que antes pecaram e a todos os mais que, se outra vez for, não os pouparei. 10 Portanto, escrevo estas coisas estando ausente, para que, quando estiver presente, não use de rigor, segundo a autoridade que o Senhor me deu para edificação, e não para destruição. 2 Coríntios 13:2,10