Comentário Bíblico
Adventista
Para vos envergonhar - (cba)
1 Coríntios 4:14
Paulo queria abrandar suas palavras e suavizar as severas observações. Havia razão para os membros da igreja de Corinto se envergonharem por causa das contendas e disputas entre eles. Com verdadeira cortesia cristã, Paulo levou em consideração seus sentimentos e não desejou fazer com que perdessem o respeito próprio. Quando os que estão no erro são levados a ver seu pecado, deve-se ter cuidado para que não lhes quebre a autoestima (ver CBV, 167, 168).
Admoestar - (cba)
1 Coríntios 4:14
Literalmente, “pôr na mente”, portanto, “exortar”. O que é apresentado em 1 Coríntios 4:7-13 não foi escrito com espírito severo para reprovar os coríntios, mas teve o propósito, não de desencorajá-los, mas de dar o conselho sábio de um pai que desejava salvar seus filhos e lazer uma reforma na igreja. O cristão jamais deve reprovar seu irmão de modo a envergonhá-lo (ver Romanos 14:10,13; CBV, 166). Toda reprovação ou admoestação deve ser feita com espírito de terna compaixão a quem erra, e com o objetivo de ajudar a encontrar o caminho de volta à harmonia com Deus (ver Gálatas 6:1,2; DTN, 440; CBV, 495). O ministério fiel, amoroso e cheio de simpatia com os que tropeçam e se desviam do caminho terá mais êxito do que a condenação fria e a reprovação insensível (ver Tiago 5:20; T5, 246, 247).
- 7 Pois, quem te diferença? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido? 8 Já estais fartos! já estais ricos! sem nós já chegastes a reinar! e oxalá reinásseis de fato, para que também nós reinássemos convosco! 9 Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, tanto a anjos como a homens. 10 Nós somos loucos por amor de Cristo, e vós sábios em Cristo; nós fracos, e vós fortes; vós ilustres, e nós desprezíveis. 11 Até a presente hora padecemos fome, e sede; estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa, 12 e nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos; somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e o suportamos; 13 somos difamados, e exortamos; até o presente somos considerados como o refugo do mundo, e como a escória de tudo. 1 Coríntios 4:7-13 10 Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Deus. 13 Portanto não nos julguemos mais uns aos outros; antes o seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao vosso irmão. Romanos 14:10,13 1 Irmãos, se um homem chegar a ser surpreendido em algum delito, vós que sois espirituais corrigi o tal com espírito de mansidão; e olha por ti mesmo, para que também tu não sejas tentado. 2 Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. Gálatas 6:1,2 20 sabei que aquele que fizer converter um pecador do erro do seu caminho salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados. Tiago 5:20
Filhos meus amados - (cba)
1 Coríntios 4:14
Paulo considerava os crentes de Corinto como seus filhos espirituais pelos quais tinha trabalhado. Ele se dirigia a eles como um pai, alguém que lhes desejava só o bem, e que não queria causar-lhes dor. Todo pastor que tem o mesmo sentimento do Pastor supremo sempre buscará aliviar os sofrimentos das ovelhas e cuidar de suas feridas (ver Salmos 147:3; Isaías 61:1,2; João 10:11).
- 3 sara os quebrantados de coração, e cura-lhes as feridas; Salmos 147:3 1 O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; 2 a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; Isaías 61:1,2 11 Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. João 10:11
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 4:14-21
Ao repreender o pecado devemos distinguir entre os pecadores e os seus pecados. As desaprovações que são feitas com bondade e afeto podem transformar. Ainda que o apóstolo falasse com autoridade de pai, preferia rogar-lhes com amor. Como os ministros devem dar o exemplo, os outros devem segui-lo enquanto seguem a Cristo em fé e prática. Os cristãos podem errar e diferir em seus pontos de vista, mas Cristo e a verdade cristã são os mesmos ontem, hoje e para sempre.
Aonde quer que o Evangelho for eficaz, não somente vai com a Palavra, mas também com poder pelo Espírito Santo, fazendo reviver pecadores mortos, livrando as pessoas da escravidão do pecado e de Satanás, renovando-os por dentro e por fora e consolando, fortalecendo e confirmando aos santos, o que não pode ser feito com palavras persuasivas de homens, mas pelo poder de Deus. E é uma condição feliz quando um espírito de amor e mansidão usa a vara, porém, mantendo uma justa autoridade.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 15 Mas eu de nenhuma destas coisas tenho usado. Nem escrevo isto para que assim se faça comigo; porque melhor me fora morrer, do que alguém fazer vã esta minha glória. 1 Coríntios 9:15 3 Não o digo para vos condenar, pois já tenho declarado que estais em nossos corações para juntos morrermos e juntos vivermos. 2 Coríntios 7:3 19 Há muito, de certo, pensais que nos estamos desculpando convosco. Perante Deus, falamos em Cristo, e tudo isto, amados, é para vossa edificação. 2 Coríntios 12:19 15 Porque ainda que tenhais dez mil aios em Cristo, não tendes contudo muitos pais; pois eu pelo evangelho vos gerei em Cristo Jesus. 1 Coríntios 4:15 11 Ó coríntios, a nossa boca está aberta para vós, o nosso coração está dilatado! 12 Não estais estreitados em nós; mas estais estreitados nos vossos próprios afetos. 13 Ora, em recompensa disto (falo como a filhos), dilatai-vos também vós. 2 Coríntios 6:11-13 11 Por que? Será porque não vos amo? Deus o sabe. 2 Coríntios 11:11 14 Eis que pela terceira vez estou pronto a ir ter convosco, e não vos serei pesado, porque não busco o que é vosso, mas sim a vós; pois não são os filhos que devem entesourar para os pais, mas os pais para os filhos. 15 Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas. Se mais abundantemente vos amo, serei menos amado? 2 Coríntios 12:14,15 11 assim como sabeis de que modo vos tratávamos a cada um de vós, como um pai a seus filhos, 1 Tessalonicenses 2:11 21 Mas se tu avisares o justo, para que o justo não peque, e ele não pecar, certamente viverá, porque recebeu o aviso; e tu livraste a tua alma. Ezequiel 3:21 31 Portanto vigiai, lembrando-vos de que por três anos não cessei noite e dia de admoestar com lágrimas a cada um de vós. Atos 20:31 28 o qual nós anunciamos, admoestando a todo homem, e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo; Colossenses 1:28 14 Exortamo-vos também, irmãos, a que admoesteis os insubordinados, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos. 1 Tessalonicenses 5:14 5 Para vos envergonhar o digo. Será que não há entre vós sequer um sábio, que possa julgar entre seus irmãos? 1 Coríntios 6:5 13 Ora, em recompensa disto (falo como a filhos), dilatai-vos também vós. 2 Coríntios 6:13 1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 1 João 2:1