Comentário Bíblico
Adventista
Caluniados - (cba)
1 Coríntios 4:13
Do gr. dusphêmeõ, “denegrir”, “caluniar”, “difamar”.
Conciliação - (cba)
1 Coríntios 4:13
Do gr. parakaleõ, palavra de diversos significados (ver com. de João 14:16). Neste caso, provavelmente signifique “falar de modo amigável” (comparar com o uso de parakaleõ, em Lucas 15:28; Atos 16:39).
- 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre. João 14:16 28 Mas ele se indignou e não queria entrar. Saiu então o pai e instava com ele. Lucas 15:28 39 vieram, pediram-lhes desculpas e, tirando-os para fora, rogavam que se retirassem da cidade. Atos 16:39
Lixo - (cba)
1 Coríntios 4:13
Do gr. perikatharmata, “sujeira que se junta ao limpar algo”. Influenciado e cegado por Satanás, o mundo olha com ira e desprezo para as fiéis testemunhas de Cristo e as considera como lixo (ver Lamentações 3:45). Isso era verdade no caso de Paulo (ver 2 Coríntios 11:23-27). O Salvador buscou preparar Seus discípulos para tais experiências quando os advertiu de que o mundo não os receberia com gentileza, mas os submetería a muitas privações (ver Mateus 10:16,17,18,21,22,36; João 15:18,19; T9, 235). Não se deve esperar que uma mensagem oposta ao mundo e aos planos e propósitos de Satanás seja recebida com alegria. Se o cristão pensar que tudo está bem e que não é perturbado pelo adversário, deve indagar se não há algo de errado em seu relacionamento com Deus (ver Lucas 6:26; João 15:19). Paulo regozijava-se na tribulação (ver Romanos 5:3; 2 Coríntios 7:4). Sofrer por amor de Cristo traz alegria ao verdadeiro crente porque ele sabe que seu testemunho produz fruto, visto que Satanás está irado. Isso não significa que os cristãos devam de forma deliberada provocar a perseguição. Eles devem evitar dificuldades desnecessárias, mas não negligenciar o dever por causa de obstáculos e provas (ver T9, 241, 242; DTN, 355).
- 45 Como escória e refugo nos puseste no meio dos povos. Lamentações 3:45 23 são ministros de Cristo? falo como fora de mim, eu ainda mais; em trabalhos muito mais; em prisões muito mais; em açoites sem medida; em perigo de morte muitas vezes; 24 dos judeus cinco vezes recebi quarenta açoites menos um. 25 Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; 26 em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha raça, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; 27 em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejuns muitas vezes, em frio e nudez. 2 Coríntios 11:23-27 16 Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17 Acautelai-vos dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas; 18 e por minha causa sereis levados à presença dos governadores e dos reis, para lhes servir de testemunho, a eles e aos gentios. 21 Um irmão entregará à morte a seu irmão, e um pai a seu filho; e filhos se levantarão contra os pais e os matarão. 22 E sereis odiados de todos por causa do meu nome, mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo. 36 e assim os inimigos do homem serão os da sua própria casa. Mateus 10:16,17,18,21,22,36 18 Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. 19 Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. João 15:18,19 26 Ai de vós, quando todos os homens vos louvarem! porque assim faziam os seus pais aos falsos profetas. Lucas 6:26 19 Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. João 15:19 3 E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, Romanos 5:3 4 Grande é a minha franqueza para convosco, e muito me glorio a respeito de vós; estou cheio de consolação, transbordo de gozo em todas as nossas tribulações. 2 Coríntios 7:4
Escória - (cba)
1 Coríntios 4:13
Do gr. peripsêma, “a sujeira que se junta no processo de limpeza”. Peripsêma é sinônimo de perikatharmata, “lixo”.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 4:7-13
Não temos razão para ser orgulhosos; tudo o que temos, somos ou fazemos que seja bom, deve-se à rica e livre graça de Deus. Um pecador arrebatado da destruição pela graça soberana será muito incoerente e agirá de maneira absurda se ensoberbecer-se das dádivas gratuitas de Deus. Paulo explica as suas próprias circunstâncias (1 Coríntios 4:9). Faz alusão aos cruéis espetáculos das diversões romanas, onde forçavase os homens a cortarem uns aos outros em pedaços, para divertir o povo; e onde o vencedor não escapava vivo, mesmo que destruísse seu adversário, porque era conservado somente para mais outro combate, e até que fosse morto. Pensar que há muitos olhos postos sobre os crentes quando lutam com dificuldades ou tentações, deve estimular a coragem e a paciência. somos fracos, mas somos fortes. Todos os cristãos não são expostos por igual. Alguns sofrem tribulações maiores do que outros.
O apóstolo começa a detalhar os seus sofrimentos. E quão gloriosas são a caridade e a devoção que os fazem passar por todas estas aflições! sofreram em suas pessoas e caráter como os piores e mais vis dos homens, como a própria imundícia do mundo, que deveria ser varrida; sim, como o resto de todas as coisas, a escória de todas as coisas. Todo aquele que deseja ser fiel a Cristo deve preparar-se para enfrentar situações que procurem levá-lo à pobreza ou ao desprezo. seja o que for que os discípulos de Cristo sofram da parte dos homens, devem seguir o exemplo e cumprir os preceitos e a vontade de seu Senhor. Devem estar contentes com Ele e por Ele, por serem submetidos a desprezos e abusos. É muito melhor ser rejeitado, desprezado e suportar abusos, como aconteceu com Paulo, do que ter a boa opinião e o favor do mundo. Ainda que sejamos desprezados pelo mundo como vis, ainda assim, seremos preciosos para Deus, reunidos por suas próprias mãos e colocados em seu trono.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 277

Atos dos Apóstolos, Pág. 297

Atos dos Apóstolos, Pág. 331
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|