Comentário Bíblico
Adventista
Outro - (cba)
João 14:16
[Jesus promete outro Consolador, João 14:16-31], Do gr. allos, “outro da mesma espécie”. O próprio Jesus era um Consolador (ver 1 João 2:1, em que “advogado” é a tradução da palavra aqui vertida como “consolador”). Ele deixaria os discípulos (João 13:33), mas pediria ao Pai que enviasse alguém semelhante a Ele para estar com os discípulos, não temporariamente, como Ele havia ficado, mas “para sempre”.
- 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre. 17 a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós. 18 Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós. 19 Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais; mas vós me vereis, porque eu vivo, e vós vivereis. 20 Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. 21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. 22 Perguntou-lhe Judas (não o Iscariotes): O que houve, Senhor, que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo? 23 Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada. 24 Quem não me ama, não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou. 25 Estas coisas vos tenho falado, estando ainda convosco. 26 Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito. 27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. 28 Ouvistes que eu vos disse: Vou, e voltarei a vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai; porque o Pai é maior do que eu. 29 Eu vo-lo disse agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós creiais. 30 Já não falarei muito convosco, porque vem o príncipe deste mundo, e ele nada tem em mim; 31 mas, assim como o Pai me ordenou, assim mesmo faço, para que o mundo saiba que eu amo o Pai. Levantai-vos, vamo-nos daqui. João 14:16-31 1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 1 João 2:1 33 Filhinhos, ainda por um pouco estou convosco. Procurar-me- eis; e, como eu disse aos judeus, também a vós o digo agora: Para onde eu vou, não podeis vós ir. João 13:33
Consolador - (cba)
João 14:16
Do gr. paraklêtos, uma palavra usada no NT apenas por João (aqui; João 14:26; João 15:26; João 16:7; 1 João 2:1). É composta pela preposição para, que significa “ao lado de”, e pelo adjetivo klêtos, “chamado”, ou "alguém chamado”. Portanto, o significado literal é “alguém chamado para o lado de”. Contudo, no uso bíblico, a palavra parece ref letir um sentido mais ativo como o que se encontra no verbo correspondente parakaleõ, “exortar” ou “consolar”; e, portanto, se referiria a “alguém que exorta" (ver João 16:8). Os pais latinos traduziram paraklêtos como advocatus, mas o sentido técnico de “advogado” ou “defensor” se aplica apenas a umas poucas das raras ocorrências da palavra na literatura pré-cristã e não cristã. A palavra “advogado” não é inteiramente apropriada para descrever a obra do Espírito Santo nem a de Cristo. O Pai e o Filho trabalham na mais plena cooperação para a salvação do ser humano (João 10:30). A intenção de Satanás é apresentar o Pai como alguém severo, duro e relutante em perdoar o pecador, disposto a perdoar apenas mediante a intercessão do Filho. É verdade que a encarnação, morte e ressurreição de Cristo possibilitaram o perdão, mas tanto o Pai quanto o Filho e o Espírito amam o pecador e trabalham em perfeita harmonia para sua salvação. Não é necessário um advogado no sentido humano do termo para induzir o Pai a ter misericórdia. Aquele que deseja aprender do amor e da compaixão do Pai precisa apenas olhar para o Filho (ver com. de João 1:18). Em outras passagens da literatura pré-cristã e não cristã, paraklêtos conserva o sentido mais geral de “alguém que se levanta em favor de outro”, “um mediador”, “intercessor” ou “ajudador” (ver com. de Mateus 5:4).
- 26 Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito. João 14:26 26 Quando vier o Ajudador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim; João 15:26 7 Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei. João 16:7 1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 1 João 2:1 8 E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: João 16:8 30 Eu e o Pai somos um. João 10:30 18 Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer. João 1:18 4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados. Mateus 5:4
O verbo parakaleõ, embora traduzido como “consolar” 23 vezes no NT, é também traduzido como “exortar”, 19 vezes. Chamar o Espírito Santo de “Consolador” é enfatizar apenas um aspecto de Sua ohra. Ele é também um “Exortador”. Na verdade, este último significado é uma característica saliente da obra do Espírito conforme delineada por João. Ele “ensinará” e “fará lembrar” (João 14:26); dará testemunho de Cristo (João 15:26); “convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (João 16:8); guiará a toda a verdade e anunciará as coisas que hão de vir (João 16:13); glorificará a Cristo e receherá dEle para comunicar aos discípulos (João 16:14).
- 26 Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito. João 14:26 26 Quando vier o Ajudador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim; João 15:26 8 E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: João 16:8 13 Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. João 16:13 14 Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará. João 16:14
Para sempre - (cba)
João 14:16
Não temporariamente, como Cristo durante Seu ministério terrestre.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 14:12-17
Qualquer coisa que peçamos em nome do Senhor Jesus Cristo, que seja para o nosso bem e que seja adequada ao nosso estado, nos será concedido. Pedir em nome do Senhor Jesus Cristo é invocar os seus méritos e a sua intercessão, e depender destes argumentos. o dom do Espírito Santo é um fruto da mediação de Cristo, comprado por seu mérito e recebido por meio de sua intercessão. A palavra aqui empregada significa advogado, conselheiro, monitor e consolador. Ele permanece com os discípulos até o final do tempo; os seus dons e a sua graça alentam os corações. As expressões utilizadas aqui e em outras passagens indicam uma pessoa, e o próprio ofício inclui toda a perfeição divina.
O dom do Espírito Santo é concedido aos discípulos de Cristo, e não ao mundo. Este é o favor que Deus concede aos seus eleitos: o Espírito Santo permanecerá com cada crente para sempre, como fonte de santidade e felicidade.
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 19

Atos dos Apóstolos, Pág. 47

Patriarcas e Profetas, Pág. 19

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 669

Cuidado de Deus, Pág. 132

Exaltai-O, Pág. 135

Para Conhece-lo, Pág. 167

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 189

Este Dia com Deus, Pág. 269

Minha Consagração Hoje, Pág. 31

Nos Lugares Celestiais, Pág. 345

E Recebereis Poder, Pág. 8
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 14 Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei. João 14:14 26 Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que eu rogarei por vós ao Pai; 27 pois o Pai mesmo vos ama; visto que vós me amastes e crestes que eu saí de Deus. João 16:26,27 9 Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me tens dado, porque são teus; 10 todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e neles sou glorificado. 11 Eu não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda-os no teu nome, o qual me deste, para que eles sejam um, assim como nós. 15 Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. 20 E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; João 17:9-11,15,20 34 Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós; Romanos 8:34 25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles. Hebreus 7:25 1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 1 João 2:1 18 Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós. 26 Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito. João 14:18,26 26 Quando vier o Ajudador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim; João 15:26 7 Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei. 8 E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: 9 do pecado, porque não crêem em mim; 10 da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais, 11 e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. 12 Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. 13 Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. 14 Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará. 15 Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso eu vos disse que ele, recebendo do que é meu, vo-lo anunciará. João 16:7-15 31 Assim, pois, a igreja em toda a Judéia, Galiléia e Samária, tinha paz, sendo edificada, e andando no temor do Senhor; e, pelo auxílio do Espírito Santo, se multiplicava. Atos 9:31 52 Os discípulos, porém, estavam cheios de alegria e do Espírito Santo. Atos 13:52 5 e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Romanos 5:5 15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai! 16 O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus; 26 Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. 27 E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos. Romanos 8:15,16,26,27 17 porque o reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz, e na alegria no Espírito Santo. Romanos 14:17 13 Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo. Romanos 15:13 22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. Gálatas 5:22 1 Portanto, se há alguma exortação em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão do Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, Filipenses 2:1 14 mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna. João 4:14 22 Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas eu vos tornarei a ver, e alegrar-se-á o vosso coração, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará. João 16:22 20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Mateus 28:20 13 no qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, 14 o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para o louvor da sua glória. Efésios 1:13,14 3 porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. 4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. Colossenses 3:3,4 16 E o próprio Senhor nosso, Jesus Cristo, e Deus nosso Pai que nos amou e pela graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança, 2 Tessalonicenses 2:16
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

Conforme João 14:15 Você Ama e Obedece a Jesus de Uma Forma Equilibrada? - Pr. Luís Gonçalves
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 19

Atos dos Apóstolos, Pág. 47

Patriarcas e Profetas, Pág. 19

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 669

Cuidado de Deus, Pág. 132

Exaltai-O, Pág. 135

Para Conhece-lo, Pág. 167

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 189

Este Dia com Deus, Pág. 269

Minha Consagração Hoje, Pág. 31

Nos Lugares Celestiais, Pág. 345

E Recebereis Poder, Pág. 8