Comentário Bíblico
Adventista
Crede-Me - (cba)
João 14:11
O verbo grego é plural, mostrando que Jesus então Se dirigia a todos os discípulos.
Por causa das mesmas obras - (cba)
João 14:11
Ver com. de João 14:10.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A autoridade divina de Jesus
João 14:9-11
o Redentor do mundo era igual a Deus. Sua autoridade era como a autoridade de Deus. Ele declarou que não tinha existência separada do pai. A autoridade pela qual Ele falou e operou milagres era expressamente Sua, mas Ele nos assegura que Ele e o Pai são um. ...
Como legislador, Jesus exerceu a autoridade de Deus; Seus comandos e decisões foram apoiados pela Soberania do trono eterno. A glória do Pai foi revelada no Filho; Cristo manifestou o caráter do pai. Ele estava tão perfeitamente conectado com Deus, tão completamente envolvido em Sua luz envolvente, que aquele que tinha visto o Filho, tinha visto o pai. Sua voz era a voz de Deus ( The Review and Herald, 7 de janeiro de 1890 ).
Preparação para a tempestade da tentação
João 14:11
“Acredite em mim que eu estou no Pai, e o Pai em mim; ou então acredite em mim pelas próprias obras.” Sua fé pode descansar com segurança na evidência dada pelas obras de Cristo, obras que nenhum homem jamais fez ou poderia fazer. Eles poderiam raciocinar que a humanidade sozinha não poderia fazer essas obras maravilhosas. Cristo estava procurando conduzi-los de seu baixo estado de fé à experiência que poderiam ter recebido ao ver o que Ele havia feito ao dar uma educação superior e ao transmitir o conhecimento do que Ele era, Deus em carne humana. Com que fervor e perseverança nosso compassivo Salvador procurou preparar Seus seguidores para a tempestade de tentações que logo se abateria sobre eles. Ele os teria escondido com Ele em Deus ( Manuscrito 41, 1897)
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 14:1-11
Aqui há três palavras sobre as quais pode ser colocada toda a ênfase: a palavra "turbe" indica que não devemos nos deprimir nem nos angustiar. A palavra "coração" mostra que o nosso coração deve estar guardado com toda a confiança em Deus. A palavra "vosso" indica que, por mais que o próximo esteja oprimido pelos sofrimentos desta época atual, "vós" não deveis estar assina, os discípulos de Cristo devem manter a sua mente em paz, mais do que o próximo, quando todos os demais estão turbados. Aqui está o remédio contra este transtorno da mente: "Crede", crendo em Cristo como Mediador entre Deus e o homem, recebemos consolo.
Fala-se da felicidade de estar no céu, como estar na casa do pai. Há muitas mansões, porque há muitos filhos para serem levados à glória. As mansões são moradias duráveis. Cristo é aquele que consumou esta obra. Ele é também o seu Autor e quem a iniciou; uma vez que tem o lugar preparado para nós, nos preparará para morarmos ali.
Cristo é o caminho ao Pai, que os pecadores conhecem como o Deus em forma humana, em seu sacrifício expiatório, e como o nosso Advogado. Ele é a verdade, que cumpre todas as profecias referentes ao Salvador; crendo nesta Palavra, os pecadores vão por Ele, que é o caminho. Ele é a Vida, e por seu Espírito vivificador, aqueles que estão mortos no pecado recebem vida. Ninguém que não seja vivificado por Ele, que é a vida, e ensinado por Ele, que é a Verdade, pode aproximarse de Deus como Pai, porque Ele é o caminho. Por Cristo, que é o caminho, as nossas orações chegam a Deus e as suas bênçãos vêem a nós. Este é o caminho que conduz ao repouso, o bom caminho antigo. É a Ressurreição e a vida. Todo aquele que contempla a Cristo por meio da fé, vê o Pai nEle. Sob a luz da doutrina de Cristo, vieram a Deus como ao Pai das luzes e, por meio dos milagres de Cristo, vieram a Deus como ao Deus de poder. A santidade de Deus brilhou na pureza imaculada da vida de Cristo. Temos de crer na revelação divina em Cristo para o homem; porque as obras do Redentor mostram a sua glória, e mostram Deus nEle.
- Veja também

Para Conhece-lo, Pág. 33

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 664
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 36 Mas o testemunho que eu tenho é maior do que o de João; porque as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que faço dão testemunho de mim que o Pai me enviou. João 5:36 25 Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo disse, e não credes. As obras que eu faço em nome de meu Pai, essas dão testemunho de mim. 32 Disse-lhes Jesus: Muitas obras boas da parte de meu Pai vos tenho mostrado; por qual destas obras ides apedrejar-me? 38 Mas se as faço, embora não me creiais a mim, crede nas obras; para que entendais e saibais que o Pai está em mim e eu no Pai. João 10:25,32,38 38 para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías: Senhor, quem creu em nossa pregação? e aquem foi revelado o braço do Senhor? 39 Por isso não podiam crer, porque, como disse ainda Isaías: 40 Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos e entendam com o coração, e se convertam, e eu os cure. João 12:38-40 4 Respondeu-lhes Jesus: Ide contar a João as coisas que ouvis e vedes: 5 os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são purificados, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho. Mateus 11:4,5 21 Naquela mesma hora, curou a muitos de doenças, de moléstias e de espíritos malignos; e deu vista a muitos cegos. 22 Então lhes respondeu: Ide, e contai a João o que tens visto e ouvido: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho. 23 E bem-aventurado aquele que não se escandalizar de mim. Lucas 7:21-23 22 Varões israelitas, escutai estas palavras: A Jesus, o nazareno, varão aprovado por Deus entre vós com milagres, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; Atos 2:22 4 testificando Deus juntamente com eles, por sinais e prodígios, e por múltiplos milagres e dons do Espírito Santo, distribuídos segundo a sua vontade. Hebreus 2:4
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
