Comentário Bíblico
Adventista
Mui pouco - (cba)
1 Coríntios 4:3
Paulo se refere à crítica dirigida a ele e seus métodos de trabalho, por parte de certos “sábios” (1 Coríntios 1:20,27) da igreja de Corinto. Como mordomo dos “mistérios de Deus” (1 Coríntios 4:1), Paulo não era responsável diante de homens, mas de Deus, no desempenho de sua mordomia. Ele não se incomodava com a opinião das pessoas a esse respeito, contanto que tivesse a aprovação divina. Ele não desprezava o conselho e o julgamento de seus companheiros (ver 1 Tessalonicenses 4:12; 1 Timóteo 3:7), mas seu objetivo era servir e agradar Aquele que o tinha chamado para ser um apóstolo (ver Filipenses 3:13,14; 2 Timóteo 2:4).
- 20 Onde está o sábio? Onde o escriba? Onde o questionador deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? 27 Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes; 1 Coríntios 1:20,27 1 Que os homens nos considerem, pois, como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. 1 Coríntios 4:1 12 a fim de que andeis dignamente para com os que estão de fora, e não tenhais necessidade de coisa alguma. 1 Tessalonicenses 4:12 7 Também é necessário que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em opróbrio, e no laço do Diabo. 1 Timóteo 3:7 13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, 14 prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:13,14 4 Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. 2 Timóteo 2:4
Tribunal humano - (cba)
1 Coríntios 4:3
Literalmente, “dia humano [de juízo]”. Paulo contrasta o juízo humano com o divino, no dia do Senhor (ver 1 Coríntios 3:13).
A mim mesmo - (cba)
1 Coríntios 4:3
O apóstolo não considera valiosa nem sua opinião acerca de si mesmo. Apenas Deus pode julgá-lo. Se ele compreendia que não podia julgar a si mesmo, não era de se esperar que valorizasse a opinião de seus críticos, não importa quão qualificados fossem para julgar. Ninguém está qualificado para avaliar de forma adequada os motivos e atitudes de seu próximo, dado que não pode ler os pensamentos nem o coração. Portanto, não se deve criticar ninguém (ver com. de Romanos 2:1-3; ver MDC, 124, 125).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 4:1-6
Os apóstolos eram somente servos de Cristo, mas não deveriam ser menosprezados. Haviam recebido uma grande missão, e por isto tinham um ofício honroso. Paulo tinha uma justa preocupação por sua reputação, mas sabia que aquele que pretende agradar os homens não será um servo fiel de Cristo. É consolador que os homens não sejam os nossos juizes definitivos. Não é fazer um bom juízo de nós mesmos, nem justificar-nos que nos dará finalmente segurança e felicidade. Nosso próprio juízo sobre a nossa fidelidade não é mais confiável que as nossas próprias obras para a nossa justificação.
Vem o dia em que os pecados secretos dos homens serão trazidos à luz, e os segredos de seus corações serão descobertos. Então, todo crente caluniado será justificado, e todo servo fiel será aprovado e recompensado. A Palavra de Deus é a melhor regra pela qual julgar os homens. Não nos envaideçamos uns contra os outros, pois devemos nos lembrar que somos instrumentos empregados por Deus e dotados por Ele com talentos variados.
|
- Análise em Cadeia 15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido. 1 Coríntios 2:15 7 Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coraçao. 1 Samuel 16:7 24 Não julgueis pela aparência mas julgai segundo o reto juízo. João 7:24 13 a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será reveldada no fogo, e o fogo provará qual seja a obra de cada um. 1 Coríntios 3:13