Comentário Bíblico
Adventista
Somos devedores - (cba)
Romanos 8:12
A presença salvífica do Espírito Santo traz obrigações morais de se viver de acordo com o pendor do Espírito. Paulo explica que o poder da carne produz morte (Romanos 8:6). Portanto, o crente não deve estar sob as ordens de sua natureza carnal. Por outro lado, o Espírito de Deus traz liberdade da escravidão e da condenação do pecado (Romanos 8:2; Romanos 6:22), sendo a garantia da vida eterna por vir (Romanos 8:11). Isso coloca na posição de devedores aqueles pelos quais o Espírito realiza essa obra salvífica e transformadora. Eles devem tudo ao Espírito, e sua fidelidade e obediência devem ser completas, tendo em vista esse poder superior presente em sua vida.
- 6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Romanos 8:6 2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Romanos 8:2 22 Mas agora, libertos do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. Romanos 6:22 11 E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. Romanos 8:11
Este versículo é uma resposta aos que não compreendem a liberdade do evangelho. O evangelho liberta da condenação da lei e do erro destrutivo de tentar guardar a lei pelos próprios esforços. Mas ele não isenta da obediência à lei de Deus, que é o eterno e imutável decreto de Deus ao qual todas as Suas criaturas devem obedecer (ver com. de Romanos 3:31). Longe de o evangelho ser o fim da obediência, ele é o começo da verdadeira obediência. Paulo mostra que o Espírito desperta a vontade e a motivação para obedecer. Quando se permite ao Espírito plena atuação na vida, essa necessidade de obedecer não representa qualquer sentimento de subserviência. Na verdade, há um sentimento de alegria na harmonia com a vontade de Deus (cf. Romanos 7:22), quando o Espírito Santo nos dá poder para viver segundo a mesma.
- 31 Anulamos, pois, a lei pela fé? De modo nenhum; antes estabelecemos a lei. Romanos 3:31 22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; Romanos 7:22
Segundo a carne - (cba)
Romanos 8:12
Ver com. de Romanos 8:4,5.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 8:10-17
Se o Espírito Santo está em nós, Cristo também está em nós. Ele habita por fé no coração. A graça na alma é a sua nova natureza; a alma está viva para Deus e tem início a sua felicidade, que durará para sempre. A justiça imputada de Cristo assegura à alma a melhor parte da morte. Disto vemos quão grande é o nosso dever de andar, não após a carne, mas após o Espírito. Se alguém vive habitualmente conforme as luxúrias corruptas, certamente perecerá em seus pecados, professe ou não a fé. E pode uma vida mundana presente, que se torna digna por um momento, ser comparada com o nobre prêmio de nossa suprema chamada? Então, pelo Espírito esforcemo-nos mais para mortificar a carne.
A regeneração pelo Espírito Santo traz à alma uma vida nova e divina, ainda que o seu estado seja fraco. Os filhos de Deus têm o Espírito para que opere neles a disposição de filhos; não têm o espírito de servidão sob o qual estava a Igreja do Antigo Testamento, pela obscuridade dessa dispensação. O Espírito de adoção não fora plenamente derramado. E refere-se ao espírito de servidão, ao qual estavam sujeitos muitos santos em sua conversão.
Muitos se gloriam de terem paz em si mesmos, aqueles aos quais Deus não tem dado a sua paz; mas os santificados têm o Espírito de Deus, e este testemunha aos seus espíritos que lhes dá paz às suas almas. Ainda que agora podemos parecer perdedores por Cristo, ao final não seremos, nem podemos ser perdedores para Ele.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 2 De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele? 3 Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? 4 Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. 5 Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição; 6 sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado. 7 Pois quem está morto está justificado do pecado. 8 Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos, 9 sabendo que, tendo Cristo ressurgido dentre os mortos, já não morre mais; a morte não mais tem domínio sobre ele. 10 Pois quanto a ter morrido, de uma vez por todas morreu para o pecado, mas quanto a viver, vive para Deus. 11 Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. 12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas concupiscências; 13 nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado como instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como redivivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. 14 Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. 15 Pois quê? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. Romanos 6:2-15 16 Ó Senhor, deveras sou teu servo; sou teu servo, filho da tua serva; soltaste as minhas cadeias. Salmos 116:16 19 Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo. 1 Coríntios 6:19,20 2 para que, no tempo que ainda vos resta na carne não continueis a viver para as concupiscências dos homens, mas para a vontade de Deus. 3 Porque é bastante que no tempo passado tenhais cumprido a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borrachices, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias. 1 Pedro 4:2,3
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
