Comentário Bíblico
Adventista
Está sujeita - (cba)
Romanos 8:20
O tempo do verbo grego indica que o evento ocorreu em um momento particular, que seria a queda de Adão e Eva. O pecado do ser humano produziu consequências que alcançaram todo o mundo ao redor. Quando o homem, centro da criação, foi desviado de seu verdadeiro curso, toda a esfera da qual ele era o centro foi afetada e ficou sob a sentença divina (Gênesis 3:17-19).
Vaidade - (cba)
Romanos 8:20
Do gr. mataiotês. Esta palavra expressa ausência de finalidade, frustração, expectativas frustradas. Há apenas outras duas ocorrências de mataiotês no NT (Efésios 4:17; 2 Pedro 2:18). O verbo relacionado, mataioõ, pode ser comparado com “tornaram-se nulos” (Romanos 1:21), com o adjetivo relacionado, mataios, “vão” (1 Coríntios 3:20; 1 Pedro 1:18).
- 17 Portanto digo isto, e testifico no Senhor, para que não mais andeis como andam os gentios, na verdade da sua mente, Efésios 4:17 18 Porque, falando palavras arrogantes de vaidade, nas concupiscências da carne engodam com dissoluções aqueles que mal estão escapando aos que vivem no erro; 2 Pedro 2:18 21 porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Romanos 1:21 20 e outra vez: O Senhor conhece as cogitações dos sábios, que são vãs. 1 Coríntios 3:20 18 sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, 1 Pedro 1:18
O livro de Eclesiastes é um comentário sobre a “vaidade” (ver Eclesiastes 1:2). Embora, no princípio, Deus haja criado tudo “muito bom” (Gênesis 1:31), depois, por toda parte, mostraram-se as marcas da decadência e da morte. A fúria dos elementos e os instintos destrutivos dos animais são uma prova da vaidade e da falta de rumo a que a criação foi submetida. Tudo que é imperfeito, corrompido e vil é a sombra que Adão, pelo pecado, lançou sobre sua posteridade: os descendentes, os animais, as plantas e todo o seu domínio.
- 2 Vaidade de vaidades, diz o pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade. Eclesiastes 1:2 31 E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto. Gênesis 1:31
Não voluntariamente - (cba)
Romanos 8:20
Era Adão que tinha a escolha entre o serviço a Deus ou pela vaidade, e por causa de sua decisão rebelde, a humanidade e a natureza ficaram sujeitos à vaidade. Sua posteridade não teve escolha. A natureza é inocente. No entanto, Deus providenciou um meio de escape (ver com. de Ezequiel 18:2).
Por causa dAquele - (cba)
Romanos 8:20
A cláusula diz, literalmente, “por conta de quem o sujeitou”. Alguns a têm relacionado à humanidade como um todo, ou a Adão, em particular, ao passo que outros a relacionam a Deus. A última opção talvez seja a interpretação mais simples (sobre por que a maldição foi permitida, ver com. de Ezequiel 18:2; ver GC, 497-499).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Não obedientes, mas transgressores, sob a escravidão
Romanos 8:15-21
Ver 1 Timóteo 1:9,10; Tiago 1:22-25; 2 Coríntios 3:6-9. Paulo, em sua epístola a Timóteo, descreve os próprios homens que estão sob a escravidão da lei. Eles são os transgressores da lei. Ele os nomeia sem lei, desobedientes, pecadores, ímpios, profanos, assassinos, adúlteros, mentirosos e todos os que se afastam da sã doutrina.
- 9 reconhecendo que a lei não é feita para o justo, mas para os transgressores e insubordinados, os irreverentes e pecadores, os ímpios e profanos, para os parricidas, matricidas e homicidas, 10 para os devassos, os sodomitas, os roubadores de homens, os mentirosos, os perjuros, e para tudo que for contrário à sã doutrina, 1 Timóteo 1:9,10 22 E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. 23 Pois se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante a um homem que contempla no espelho o seu rosto natural; 24 porque se contempla a si mesmo e vai-se, e logo se esquece de como era. 25 Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer. Tiago 1:22-25 6 o qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica. 7 Ora, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fixar os olhos no rosto de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual se estava desvanecendo, 8 como não será de maior glória o ministério do espírito? 9 Porque, se o ministério da condenação tinha glória, muito mais excede em glória o ministério da justiça. 2 Coríntios 3:6-9
A lei de Deus é o espelho para mostrar ao homem os defeitos de seu caráter. Mas não é agradável para aqueles que têm prazer na injustiça ver sua deformidade moral. Eles não valorizam este espelho fiel, porque lhes revela seus pecados. Portanto, em vez de instituir uma guerra contra suas mentes carnais, eles guerreiam contra o espelho verdadeiro e fiel, dado a eles por Jeová com o próprio propósito de que não sejam enganados, mas que lhes revelem os defeitos de seu caráter.
A descoberta desses defeitos deve levá-los a odiar o espelho ou a se odiar? Devem afastar o espelho que descobre esses defeitos? Não; os pecados que acalentam, que o espelho fiel lhes mostra como existindo em seu caráter, fecharão diante deles os portais do céu, a menos que sejam afastados e se tornem perfeitos diante de Deus ( The Review and Herald, 8 de março de 1870 ). .
Obediência, não escravidão
Romanos 8:15-21
Ver Gálatas 4:24-31; Gálatas 5:1. Ninguém que crê em Jesus Cristo está sujeito à lei de Deus; pois Sua lei é uma lei de vida, não de morte, para aqueles que obedecem a seus preceitos. Todos os que compreendem a espiritualidade da lei, todos os que reconhecem seu poder como um detector de pecado, estão em uma condição tão desamparada quanto o próprio Satanás, a menos que aceitem a expiação fornecida para eles no sacrifício corretivo de Jesus Cristo, que é nossa expiação - união com Deus.
- 24 O que se entende por alegoria: pois essas mulheres são dois pactos; um do monte Sinai, que dá à luz filhos para a servidão, e que é Agar. 25 Ora, esta Agar é o monte Sinai na Arábia e corresponde à Jerusalém atual, pois é escrava com seus filhos. 26 Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é nossa mãe. 27 Pois está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz; esforça-te e clama, tu que não estás de parto; porque mais são os filhos da desolada do que os da que tem marido. 28 Ora vós, irmãos, sois filhos da promessa, como Isaque. 29 Mas, como naquele tempo o que nasceu segundo a carne perseguia ao que nasceu segundo o Espírito, assim é também agora. 30 Que diz, porém, a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre. 31 Pelo que, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da livre. Gálatas 4:24-31 1 Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de escravidão. Gálatas 5:1
Por meio da fé em Cristo, a obediência a todos os princípios da lei é possível ( Manuscrito 122, 1901 ).
A escravidão da religião legal
Romanos 8:15-21
Ver Gálatas 3:6-9. O espírito da escravidão é gerado quando procuramos viver de acordo com a religião legal, esforçando-nos para cumprir as exigências da lei com nossas próprias forças. Só há esperança para nós quando entramos na aliança abraâmica, que é a aliança da graça pela fé em Cristo Jesus. O evangelho pregado a Abraão, pelo qual ele tinha esperança, era o mesmo evangelho que nos é pregado hoje, pelo qual temos esperança. Abraão olhou para Jesus, que também é o Autor e Consumador de nossa fé ( The Youth's Instructor, 22 de setembro de 1892 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 8:18-25
Os sofrimentos dos santos angustiam, mas não por mais tempo que o necessário; duram somente um tempo, e são somente aflições leves e passageiras. Quão diferentes são a sentença da palavra e o sentimento do mundo em relação aos sofrimentos deste tempo presente! Sem dúvida toda a criação espera com ansiosa expectativa o período em que se manifestem os filhos de Deus, na glória preparada para eles. Existe impureza, deformidade e enfermidade que sobrevieram à criatura por causa da queda do homem. Existe inimizade de uma criatura contra outra. São úteis, mas os homens abusam muito delas como instrumentos de pecado. Este estado deplorável da criação permanece "com esperança"; Deus a livrará de estar assim mantida em escravidão pela depravação do homem. As misérias da raça humana, por meio da maldade de cada um e de uns para com os outros, declaram que o mundo nem sempre continuará como está. Por termos recebido as primícias do Espírito, temos os nossos desejos vivificados, as nossas esperanças animadas e as nossas expectativas elevadas. O pecado foi e é a causa culpável de todo o sofrimento que existe na criação de Deus. O pecado trouxe os ais à terra, acendendo as chamas do inferno. Quanto ao homem, nenhuma lágrima tem sido derramada, nenhum lamento tem sido emitido, nenhuma punhalada se tem sentido no corpo ou na mente, que não tenha procedido do pecado. Isto não é tudo: deve-se considerar que o pecado afeta a glória de Deus. Com quanta ousadia imprudente a maior parte da humanidade olha para isto!
Os crentes têm sido levados a um estado de segurança, mas o seu consolo consiste mais em esperança do que em deleite. Não podem ser tirados desta esperança pela vã expectativa de encontrar satisfação nas coisas do tempo e dos sentimentos. Precisamos de paciência; o nosso caminho é áspero e longo, mas o que há de vir, virá ainda que pareça tardar.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 22 Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora; Romanos 8:22 17 E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. 18 Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo. 19 Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás. Gênesis 3:17-19 29 a quem chamou Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, os quais provêm da terra que o Senhor amaldiçoou. Gênesis 5:29 13 Então disse Deus a Noé: O fim de toda carne é chegado perante mim; porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os destruirei juntamente com a terra. Gênesis 6:13 6 As tendas dos assoladores têm descanso, e os que provocam a Deus estão seguros; os que trazem o seu deus na mão! 7 Mas, pergunta agora às alimárias, e elas te ensinarão; e às aves do céu, e elas te farão saber; 8 ou fala com a terra, e ela te ensinará; até os peixes o mar to declararão. 9 Qual dentre todas estas coisas não sabe que a mão do Senhor fez isto? 10 Na sua mão está a vida de todo ser vivente, e o espírito de todo o gênero humano. Jó 12:6-10 5 Na verdade a terra está contaminada debaixo dos seus habitantes; porquanto transgridem as leis, mudam os estatutos, e quebram o pacto eterno. 6 Por isso a maldição devora a terra, e os que habitam nela sofrem por serem culpados; por isso são queimados os seus habitantes, e poucos homens restam. Isaías 24:5,6 4 Até quando lamentará a terra, e se secará a erva de todo o campo? Por causa da maldade dos que nela habitam, perecem os animais e as aves; porquanto disseram: Ele nào vera o nosso fim. 11 Em assolação o tornaram; ele, desolado, clama a mim. Toda a terra está assolada, mas ninguém toma isso a peito. Jeremias 12:4,11 5 Pois até a cerva no campo pare, e abandona sua cria, porquanto não há erva. 6 E os asnos selvagens se põem nos altos escalvados e, ofegantes, sorvem o ar como os chacais; desfalecem os seus olhos, porquanto não ha erva. Jeremias 14:5,6 3 Por isso a terra se lamenta, e todo o que nela mora desfalece, juntamente com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar perecem. Oséias 4:3 18 Como geme o gado! As manadas de vacas estão confusas, porque não têm pasto; também os rebanhos de ovelhas estão desolados. Joel 1:18 5 Eis que mediste os meus dias a palmos; o tempo da minha vida é como que nada diante de ti. Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade. Salmos 39:5 2 Vaidade de vaidades, diz o pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade. Eclesiastes 1:2
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
