Comentário Bíblico
Adventista
Também herdeiros - (cba)
Romanos 8:17
No plano de Deus para a restauração completa do ser humano, filiação e herança ocorrem juntas (cf. Gálatas 4:7). Se nascemos de novo e somos adotados como Seus filhos, Deus também nos trata como herdeiros. A herança é o reino da glória (Mateus 25:34; 1 Pedro 1:4,5) e vida eterna (Romanos 2:7). A plena posse dessa herança é ansiosamente aguardada pelos filhos de Deus (Romanos 8:18-25; 1 João 3:1-3).
- 7 Portanto já não és mais servo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro por Deus. Gálatas 4:7 34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Mateus 25:34 4 para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada nos céus para vós, 5 que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a fé, para a salvação que está preparada para se revelar no último tempo; 1 Pedro 1:4,5 7 a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em favor o bem, procuram glória, e honra e incorrupção; Romanos 2:7 18 Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada. 19 Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus. 20 Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou, 21 na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. 22 Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora; 23 e não só ela, mas até nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, aguardando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. 24 Porque na esperança fomos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? 25 Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos. Romanos 8:18-25 1 Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus; e nós o somos. Por isso o mundo não nos conhece; porque não conheceu a ele. 2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos. 3 E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro. 1 João 3:1-3
Coerdeiros - (cba)
Romanos 8:17
Jesus Se descreveu como “herdeiro” na parábola dos lavradores maus (Mateus 21:38). Como o “primeiro entre muitos irmãos’’ (Romanos 8:29), Cristo admite que Seus irmãos igualmente compartilham a herança que Ele conquistou, não para Si, mas para eles (ver João 17:22-24; 2 Timóteo 2:11,12; Apocalipse 3:21).
- 38 Mas os lavradores, vendo o filho, disseram entre si: Este é o herdeiro; vinde, matemo-lo, e apoderemo-nos da sua herança. Mateus 21:38 29 Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos; Romanos 8:29 22 E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um; 23 eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, a fim de que o mundo conheça que tu me enviaste, e que os amaste a eles, assim como me amaste a mim. 24 Pai, desejo que onde eu estou, estejam comigo também aqueles que me tens dado, para verem a minha glória, a qual me deste; pois que me amaste antes da fundação do mundo. João 17:22-24 11 Fiel é esta palavra: Se, pois, já morremos com ele, também com ele viveremos; 12 se perseveramos, com ele também reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; 2 Timóteo 2:11,12 21 Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono. Apocalipse 3:21
Com Ele sofremos - (cba)
Romanos 8:17
Ou, “sofremos juntamente”. No grego, Paulo usa três palavras compostas antecedidas pela preposição sun, “com”. Os cristãos são “coerdeiros”, ou herdeiros em conjunto (sugklêronomoi), que “sofrem com” (sumpaschõ) e estão “glorificados com” (.sundõxazõ). Se sofremos com Cristo, Deus nos trata como coerdeiros com Seu próprio Filho. O mero sofrimento não satisfaz a condição aqui implícita. Ele deve estar sofrendo com Cristo (cf. 2 Timóteo 2:11,12).
A vida de Cristo é um exemplo para o crente. Através da dor, Jesus alcançou a paz; pelo sofrimento, chegou à glória. Assim também farão todos os que O amam (cf. Mateus 10:38; Mateus 16:24; Mateus 20:22; 2 Coríntios 1:5; Colossenses 1:24; 1 Tessalonicenses 3:3). Sofrer com Ele significa sofrer por causa dEle e do evangelho. Quando os primeiros cristãos foram confrontados com a perseguição cruel por amor a Cristo, Pedro os encorajou com as palavras: “Pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois coparticipantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de Sua glória, vos alegreis exultando” (1 Pedro 4:13).
- 38 E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. Mateus 10:38 24 Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me; Mateus 16:24 22 Jesus, porém, replicou: Não sabeis o que pedis; podeis beber o cálice que eu estou para beber? Responderam-lhe: Podemos. Mateus 20:22 5 Porque, como as aflições de Cristo transbordam para conosco, assim também por meio de Cristo transborda a nossa consolação. 2 Coríntios 1:5 24 Agora me regozijo no meio dos meus sofrimentos por vós, e cumpro na minha carne o que resta das aflições de Cristo, por amor do seu corpo, que é a igreja; Colossenses 1:24 3 para que ninguém seja abalado por estas tribulações; porque vós mesmo sabeis que para isto fomos destinados; 1 Tessalonicenses 3:3 13 mas regozijai-vos por serdes participantes das aflições de Cristo; para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e exulteis. 1 Pedro 4:13
Sofrer com Cristo pode significar também lutar contra os poderes da tentação, como Ele o fez, para que, assim como Ele foi aperfeiçoado “por causa do sofrimento” (Hebreus 2:9,10,18), também o sejamos nós.
O plano de salvação não oferece aos crentes uma vida imediata livre de sofrimento e provações. Pelo contrário, convida-os a seguir a Cristo no mesmo caminho de abnegação e opróbrio. Assim como Jesus sofreu a oposição de Satanás e a perseguição do mundo, assim também o é para todos os que são transformados à Sua semelhança. A diferença deles em relação ao mundo provoca hostilidade.
Mas é por essas provas e perseguições que o caráter de Cristo é reproduzido e revelado em Seu povo. “Muitos serão purificados, embranquecidos e provados” (Daniel 12:10). Ao compartilhar os sofrimentos de Cristo, somos educados, disciplinados e preparados para compartilhar as glórias futuras.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Não obedientes, mas transgressores, sob a escravidão
Romanos 8:15-21
Ver 1 Timóteo 1:9,10; Tiago 1:22-25; 2 Coríntios 3:6-9. Paulo, em sua epístola a Timóteo, descreve os próprios homens que estão sob a escravidão da lei. Eles são os transgressores da lei. Ele os nomeia sem lei, desobedientes, pecadores, ímpios, profanos, assassinos, adúlteros, mentirosos e todos os que se afastam da sã doutrina.
- 9 reconhecendo que a lei não é feita para o justo, mas para os transgressores e insubordinados, os irreverentes e pecadores, os ímpios e profanos, para os parricidas, matricidas e homicidas, 10 para os devassos, os sodomitas, os roubadores de homens, os mentirosos, os perjuros, e para tudo que for contrário à sã doutrina, 1 Timóteo 1:9,10 22 E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. 23 Pois se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante a um homem que contempla no espelho o seu rosto natural; 24 porque se contempla a si mesmo e vai-se, e logo se esquece de como era. 25 Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer. Tiago 1:22-25 6 o qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica. 7 Ora, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fixar os olhos no rosto de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual se estava desvanecendo, 8 como não será de maior glória o ministério do espírito? 9 Porque, se o ministério da condenação tinha glória, muito mais excede em glória o ministério da justiça. 2 Coríntios 3:6-9
A lei de Deus é o espelho para mostrar ao homem os defeitos de seu caráter. Mas não é agradável para aqueles que têm prazer na injustiça ver sua deformidade moral. Eles não valorizam este espelho fiel, porque lhes revela seus pecados. Portanto, em vez de instituir uma guerra contra suas mentes carnais, eles guerreiam contra o espelho verdadeiro e fiel, dado a eles por Jeová com o próprio propósito de que não sejam enganados, mas que lhes revelem os defeitos de seu caráter.
A descoberta desses defeitos deve levá-los a odiar o espelho ou a se odiar? Devem afastar o espelho que descobre esses defeitos? Não; os pecados que acalentam, que o espelho fiel lhes mostra como existindo em seu caráter, fecharão diante deles os portais do céu, a menos que sejam afastados e se tornem perfeitos diante de Deus ( The Review and Herald, 8 de março de 1870 ). .
Obediência, não escravidão
Romanos 8:15-21
Ver Gálatas 4:24-31; Gálatas 5:1. Ninguém que crê em Jesus Cristo está sujeito à lei de Deus; pois Sua lei é uma lei de vida, não de morte, para aqueles que obedecem a seus preceitos. Todos os que compreendem a espiritualidade da lei, todos os que reconhecem seu poder como um detector de pecado, estão em uma condição tão desamparada quanto o próprio Satanás, a menos que aceitem a expiação fornecida para eles no sacrifício corretivo de Jesus Cristo, que é nossa expiação - união com Deus.
- 24 O que se entende por alegoria: pois essas mulheres são dois pactos; um do monte Sinai, que dá à luz filhos para a servidão, e que é Agar. 25 Ora, esta Agar é o monte Sinai na Arábia e corresponde à Jerusalém atual, pois é escrava com seus filhos. 26 Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é nossa mãe. 27 Pois está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz; esforça-te e clama, tu que não estás de parto; porque mais são os filhos da desolada do que os da que tem marido. 28 Ora vós, irmãos, sois filhos da promessa, como Isaque. 29 Mas, como naquele tempo o que nasceu segundo a carne perseguia ao que nasceu segundo o Espírito, assim é também agora. 30 Que diz, porém, a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre. 31 Pelo que, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da livre. Gálatas 4:24-31 1 Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de escravidão. Gálatas 5:1
Por meio da fé em Cristo, a obediência a todos os princípios da lei é possível ( Manuscrito 122, 1901 ).
A escravidão da religião legal
Romanos 8:15-21
Ver Gálatas 3:6-9. O espírito da escravidão é gerado quando procuramos viver de acordo com a religião legal, esforçando-nos para cumprir as exigências da lei com nossas próprias forças. Só há esperança para nós quando entramos na aliança abraâmica, que é a aliança da graça pela fé em Cristo Jesus. O evangelho pregado a Abraão, pelo qual ele tinha esperança, era o mesmo evangelho que nos é pregado hoje, pelo qual temos esperança. Abraão olhou para Jesus, que também é o Autor e Consumador de nossa fé ( The Youth's Instructor, 22 de setembro de 1892 ).
Privilégios para os filhos obedientes de Deus
Romanos 8:17
Ver Gálatas 4:7. Deus ama Seus filhos obedientes. Ele tem um reino preparado, não para súditos desleais, mas para Seus filhos, a quem Ele provou e provou em um mundo arruinado e corrompido pelo pecado. Como filhos obedientes, temos o privilégio de nos relacionar com Deus. “Se filhos”, diz Ele, “então herdeiros” de uma herança imortal ... Cristo e Seu povo são um ( Carta 119, 1897 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 8:10-17
Se o Espírito Santo está em nós, Cristo também está em nós. Ele habita por fé no coração. A graça na alma é a sua nova natureza; a alma está viva para Deus e tem início a sua felicidade, que durará para sempre. A justiça imputada de Cristo assegura à alma a melhor parte da morte. Disto vemos quão grande é o nosso dever de andar, não após a carne, mas após o Espírito. Se alguém vive habitualmente conforme as luxúrias corruptas, certamente perecerá em seus pecados, professe ou não a fé. E pode uma vida mundana presente, que se torna digna por um momento, ser comparada com o nobre prêmio de nossa suprema chamada? Então, pelo Espírito esforcemo-nos mais para mortificar a carne.
A regeneração pelo Espírito Santo traz à alma uma vida nova e divina, ainda que o seu estado seja fraco. Os filhos de Deus têm o Espírito para que opere neles a disposição de filhos; não têm o espírito de servidão sob o qual estava a Igreja do Antigo Testamento, pela obscuridade dessa dispensação. O Espírito de adoção não fora plenamente derramado. E refere-se ao espírito de servidão, ao qual estavam sujeitos muitos santos em sua conversão.
Muitos se gloriam de terem paz em si mesmos, aqueles aos quais Deus não tem dado a sua paz; mas os santificados têm o Espírito de Deus, e este testemunha aos seus espíritos que lhes dá paz às suas almas. Ainda que agora podemos parecer perdedores por Cristo, ao final não seremos, nem podemos ser perdedores para Ele.
- Veja também

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 15

Olhando para o Alto, Pág. 26

Jesus Meu Modelo, Pág. 271

Cuidado de Deus, Pág. 280
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 3 Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado. 29 Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos; 30 e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou. Romanos 8:3,29,30 9 Logo muito mais, sendo agora justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. 10 Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. 17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. Romanos 5:9,10,17 32 Não temas, ó pequeno rebanho! porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino. Lucas 12:32 18 para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deus, para que recebam remissão de pecados e herança entre aqueles que são santificados pela fé em mim. Atos 26:18 29 E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa. Gálatas 3:29 7 Portanto já não és mais servo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro por Deus. Gálatas 4:7 6 a saber, que os gentios são co-herdeiros e membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho; Efésios 3:6 7 para que, sendo justificados pela sua graça, fôssemos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna. Tito 3:7 14 Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação? Hebreus 1:14 17 assim que, querendo Deus mostrar mais abundantemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu conselho, se interpôs com juramento; Hebreus 6:17 5 Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que são pobres quanto ao mundo para fazê-los ricos na fé e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam? Tiago 2:5 4 para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada nos céus para vós, 1 Pedro 1:4 21 Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Mateus 25:21 29 e assim como meu Pai me conferiu domínio, eu vo-lo confiro a vós; 30 para que comais e bebais à minha mesa no meu reino, e vos senteis sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel. Lucas 22:29,30 24 Pai, desejo que onde eu estou, estejam comigo também aqueles que me tens dado, para verem a minha glória, a qual me deste; pois que me amaste antes da fundação do mundo. João 17:24 9 Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. 1 Coríntios 2:9 22 seja Paulo, ou Apolo, ou Cefas; seja o mundo, ou a vida, ou a morte; sejam as coisas presentes, ou as vindouras, tudo é vosso, 23 e vós de Cristo, e Cristo de Deus. 1 Coríntios 3:22,23 21 Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono. Apocalipse 3:21 7 Aquele que vencer herdará estas coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. Apocalipse 21:7 24 Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me; Mateus 16:24 26 Porventura não importa que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória? Lucas 24:26 25 Quem ama a sua vida, perdê-la-á; e quem neste mundo odeia a a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna. 26 Se alguém me quiser servir, siga-me; e onde eu estiver, ali estará também o meu servo; se alguém me servir, o Pai o honrará. João 12:25,26 22 confirmando as almas dos discípulos, exortando-os a perseverarem na fé, dizendo que por muitas tribulações nos é necessário entrar no reino de Deus. Atos 14:22 8 Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desesperados; 9 perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; 10 trazendo sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossos corpos; 11 pois nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal. 12 De modo que em nós opera a morte, mas em vós a vida. 2 Coríntios 4:8-12 29 pois vos foi concedido, por amor de Cristo, não somente o crer nele, mas também o padecer por ele, Filipenses 1:29 10 Por isso, tudo suporto por amor dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que há em Cristo Jesus com glória eterna. 11 Fiel é esta palavra: Se, pois, já morremos com ele, também com ele viveremos; 12 se perseveramos, com ele também reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; 13 se somos infiéis, ele permanece fiel; porque não pode negar-se a si mesmo. 14 Lembra-lhes estas coisas, conjurando-os diante de Deus que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam, senão para subverter os ouvintes. 2 Timóteo 2:10-14 32 Agora pois, vos encomendo a Deus e à palavra da sua graça, àquele que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados. Atos 20:32 5 Porque, como as aflições de Cristo transbordam para conosco, assim também por meio de Cristo transborda a nossa consolação. 7 e a nossa esperança acerca de vós é firme, sabendo que, como sois participantes das aflições, assim o sereis também da consolação. 2 Coríntios 1:5,7 10 para conhecê-lo, e o poder da sua ressurreição e a e a participação dos seus sofrimentos, conformando-me a ele na sua morte, Filipenses 3:10 24 Agora me regozijo no meio dos meus sofrimentos por vós, e cumpro na minha carne o que resta das aflições de Cristo, por amor do seu corpo, que é a igreja; Colossenses 1:24 12 se perseveramos, com ele também reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; 2 Timóteo 2:12 13 mas regozijai-vos por serdes participantes das aflições de Cristo; para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e exulteis. 1 Pedro 4:13
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
