Comentário Bíblico
Adventista
Quanto a ter morrido - (cba)
Romanos 6:10
Literalmente, “aquilo que Ele morreu”, que pode ser traduzido como “a morte que Ele morreu” (comparar com “a vida que agora vivo”, literalmente, “o que eu vivo”, Gálatas 2:20).
De uma vez - (cba)
Romanos 6:10
Do gr. ephapax, “de uma vez por todas”. Não há necessidade de o sacrifício ser repetido (ver Hebreus 7:27; Hebreus 9:12,26,28; Hebreus 10:10).
- 27 que não necessita, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez por todas, quando se ofereceu a si mesmo. Hebreus 7:27 12 e não pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo obtido uma eterna redenção. 26 doutra forma, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo; mas agora, na consumação dos séculos, uma vez por todas se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. 28 assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação. Hebreus 9:12,26,28 10 É nessa vontade dele que temos sido santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez para sempre. Hebreus 10:10
Morreu para o pecado - (cba)
Romanos 6:10
Ele Se tornou “pecado por nós”, mesmo sendo “aquele que não conheceu pecado” (2 Coríntios 5:21). O pecado que Ele carregou não era dEle, mas nosso (ver 1 Pedro 2:22,24). Porém, quando Cristo Se humilhou e Se tornou obediente até a morte (Filipenses 2:8), a reivindicação sobre Ele como nosso portador de pecados estava satisfeita. A finalidade para a qual foi realizada Sua submissão voluntária tinha sido alcançada uma vez por todas (cf. Romanos 3:25,26).
- 21 Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. 2 Coríntios 5:21 22 Ele não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano; 24 levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. 1 Pedro 2:22,24 8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Filipenses 2:8 25 ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos; 26 para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus. Romanos 3:25,26
Quanto a viver - (cba)
Romanos 6:10
Literalmente, “aquilo que Ele vive”, que pode ser traduzido como “a vida que Ele vive”. Nas palavras “Ele vive”, temos o testemunho de alguém que tinha visto o Senhor. Na luz ofuscante que brilhou ao seu redor na estrada para Damasco, Paulo reconheceu a presença divina e perguntou: “Quem és Tu, Senhor?” Depois, veio a descoberta surpreendente de que Jesus, cujos seguidores ele perseguia, estava vivo (Atos 9:3-9).
Para Deus - (cba)
Romanos 6:10
Evidentemente, a vida de Cristo na Terra foi também “para Deus”. Mas Paulo parece fazer uma distinção entre a vida de Cristo na Terra, uma vida de conflito com o pecado e sujeição à morte, e Sua presente vida glorificada, exaltada à direita do Pai (João 17:5; Atos 7:55). Porque Ele “o fez pecado por nós” (2 Coríntios 5:21), Jesus sentiu “a ira divina sobre Ele, como substituto do homem” (DTN, 753). Mas, assim que triunfou sobre o pecado e a morte, Ele mais uma vez desfruta ininterrupta comunhão com o Pai e vive “para Deus”.
- 5 Agora, pois, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse. João 17:5 55 Mas ele, cheio do Espírito Santo, fitando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus em pé à direita de Deus, Atos 7:55 21 Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. 2 Coríntios 5:21
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 6:3-10
O batismo ensina a necessidade de morrer para o pecado, e viver em relação a toda a obra ímpia e iníqua como se tivesse sido sepultado, e ressuscitar para andar com Deus em uma nova vida. Os professos ímpios podem ter o sinal exterior de uma morte para o pecado e de um novo nascimento para a justiça, mas nunca saíram da família de Satanás para a família de Deus.
A natureza corrupta, chamada velho homem, porque derivou de Adão, o nosso primeiro pai, em todo crente verdadeiro está crucificada com Cristo, pela graça derivada da cruz. Está enfraquecida e em estado moribundo, mesmo que ainda lute pela vida, e até pela vitória. Porém, todo o corpo do pecado, seja o que for que não concorde com a santa lei de Deus, deve ser abandonado para que o crente não seja mais escravo do pecado, mas viva para Deus e encontre alegria em seu serviço.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 3 Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado. Romanos 8:3 21 Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. 2 Coríntios 5:21 26 doutra forma, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo; mas agora, na consumação dos séculos, uma vez por todas se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. 27 E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo, 28 assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação. Hebreus 9:26-28 18 Porque também Cristo morreu uma só vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; sendo, na verdade, morto na carne, mas vivificado no espírito; 1 Pedro 3:18 11 Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. Romanos 6:11 7 Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. 8 Pois, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, quer vivamos quer morramos, somos do Senhor. 9 Porque foi para isto mesmo que Cristo morreu e tornou a viver, para ser Senhor tanto de mortos como de vivos. Romanos 14:7-9 38 Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele todos vivem. Lucas 20:38 15 e ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 2 Coríntios 5:15 6 Pois é por isto que foi pregado o evangelho até aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito. 1 Pedro 4:6