Comentário Bíblico
Adventista
Para este fim - (cba)
1 Pedro 4:6
A primeira oração deste versículo pode ser traduzida como: "pois para este fim até os mortos foram evangelizados”. Cada um será julgado com base em sua resposta pessoal à medida da verdade que recebeu.
Foi o evangelho pregado - (cba)
1 Pedro 4:6
O texto grego indica que a pregação aqui mencionada ocorreu antes de Pedro escrever e continuava em andamento enquanto ele escrevia. Caso ele estivesse falando dos espiritualmente mortos, teria dito, em vez disso, “o evangelho está sendo pregado”.
A mortos - (cba)
1 Pedro 4:6
A referência deve ser a cristãos mortos, conforme sugere a última parte do versículo. O contexto torna improvável a sugestão de que Pedro esteja falando, em sentido figurado, daqueles que estão espiritualmente mortos, embora este sentido figurado seja comum em outras passagens (ver com. de Mateus 8:22; Efésios 2:1; Colossenses 2:13). Os "mortos” (de 1 Pedro 4:5) são mortos no sentido literal e, uma vez que 1 Pedro 4:5,6 falam dos "mortos” em relação ao juízo, o mais provável é que os mortos de 1 Pedro 4:6 também sejam literais. Contudo, as Escrituras ensinam o estado de inconsciência após a morte e que o tempo da graça se encerra com a morte (ver com. de 1 Pedro 3:19). Logo, a única conclusão coerente com os ensinos das Escrituras como um todo é que os "mortos", na época de Pedro, haviam ouvido o evangelho antes de morrerem. O evangelho fora pregado a eles, que estavam mortos quando o apóstolo escreveu.
- 22 Jesus, porém, respondeu-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus próprios mortos. Mateus 8:22 1 Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, Efésios 2:1 13 e a vós, quando estáveis mortos nos vossos delitos e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todos os delitos; Colossenses 2:13 5 os quais hão de dar conta ao que está preparado para julgar os vivos e os mortos. 1 Pedro 4:5 5 os quais hão de dar conta ao que está preparado para julgar os vivos e os mortos. 6 Pois é por isto que foi pregado o evangelho até aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito. 1 Pedro 4:5,6 6 Pois é por isto que foi pregado o evangelho até aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito. 1 Pedro 4:6 19 no qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão; 1 Pedro 3:19
Para que - (cba)
1 Pedro 4:6
O apóstolo indica aqui os dois resultados da pregação do evangelho aos vivos que morreram desde então.
Julgados - (cba)
1 Pedro 4:6
Ver com. de João 5:29; 2 Coríntios 5:10; Hebreus 9:27. Eles não podem prestar contas pelo evangelho se nunca ouviram falar dele (ver com. de Ezequiel 3:18-20; João 3:19; João 15:22; Atos 17:30; Tiago 4:17; Lucas 23:34; 1 Timóteo 1:13).
- 29 os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo. João 5:29 10 Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal. 2 Coríntios 5:10 27 E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo, Hebreus 9:27 18 Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; se não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, a fim de salvares a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniqüidade; mas o seu sangue, da tua mão o requererei: 19 Contudo se tu avisares o ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniqüidade; mas tu livraste a tua alma. 20 Semelhantemente, quando o justo se desviar da sua justiça, e praticar a iniqüidade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá; porque não o avisaste, no seu pecado morrerá e não serão lembradas as suas ações de justiça que tiver praticado; mas o seu sangue, da tua mão o requererei. Ezequiel 3:18-20 19 E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más. João 3:19 22 Se eu não viera e não lhes falara, não teriam pecado; agora, porém, não têm desculpa do seu pecado. João 15:22 30 Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam; Atos 17:30 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Tiago 4:17 34 Jesus, porém, dizia: Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem. Então repartiram as vestes dele, deitando sortes sobre elas. Lucas 23:34 13 ainda que outrora eu era blasfemador, perseguidor, e injuriador; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância, na incredulidade; 1 Timóteo 1:13
Na carne - (cba)
1 Pedro 4:6
Literalmente, "com respeito à carne”, isto é, aos seres humanos vivos (ver com. de 1 Pedro 3:18).
Segundo - (cba)
1 Pedro 4:6
Os que morreram serão julgados com base na maneira como viveram. A base do julgamento deles será a mesma que para os “vivos” (1 Pedro 4:5).
Vivam - (cba)
1 Pedro 4:6
Fica claro que Pedro se refere a cristãos que dormiram em Cristo, com quem os cristãos do NT muito se preocupavam (ver com. de 1 Coríntios 15:12-14; 1 Tessalonicenses 4:13-17). Esses “mortos” ouviram e aceitaram o evangelho enquanto estavam vivos e, no juízo, seriam considerados dignos de viver "no espírito segundo Deus”.
- 12 Ora, se se prega que Cristo foi ressucitado dentre os mortos, como dizem alguns entre vós que não há ressurreição de mortos? 13 Mas se não há ressurreição de mortos, também Cristo não foi ressuscitado. 14 E, se Cristo não foi ressuscitado, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé. 1 Coríntios 15:12-14 13 Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança. 14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele. 15 Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. 16 Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. 1 Tessalonicenses 4:13-17
No espírito - (cba)
1 Pedro 4:6
Isto é, com um corpo imortal e glorificado, assim como o de Cristo após a ressurreição (ver com. de 1 Pedro 3:18; comparar, porém, com João 3:6; Romanos 8:9).
- 18 Porque também Cristo morreu uma só vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; sendo, na verdade, morto na carne, mas vivificado no espírito; 1 Pedro 3:18 6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. João 3:6 9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Romanos 8:9
Segundo Deus - (cba)
1 Pedro 4:6
Isto pode significar “assim como Deus vive”, ou seja, eles se tornarão imortais (ver com. de 1 Coríntios 15:51-55; 1 Tessalonicenses 4:16,17), ou “conforme Deus quiser", isto é, de acordo com a vontade de Deus para a vida deles, segundo a decisão do julgamento.
- 51 Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, 52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53 Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. 54 Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória. 55 Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? 1 Coríntios 15:51-55 16 Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. 1 Tessalonicenses 4:16,17
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
mortos
1 Pedro 4:6
Cristãos convertidos que morteram depois de ouvir o evangelho.
julgados na carne
1 Pedro 4:6
Ou seja, julgados por pagãos segundo padrões humanos pecaminosos (ver nota sobre 1 Pedro 3:18).
vivam no espirito
1 Pedro 4:6
Ou seja, ressuscitem (ver nota sobre 1 Pedro 3:18).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Pedro 4:1-6
Os melhores e mais firmes argumentos contra o pecado são tomados dos sofrimentos de Cristo. Ele morreu para destruir o pecado; e ainda que tenha se submetido jubilosamente aos piores sofrimentos, nunca deu lugar ao menor pecado. As tentações não poderiam dominar o homem se não fosse por sua própria corrupção; os verdadeiros cristãos devem fazer a vontade de Deus, e não seus próprios desejos nem luxúrias, a regra de suas vidas e ações. A verdadeira conversão faz uma maravilhosa mudança no coração e na vida. Altera a mente, o juízo, os afetos e a conduta. Quando o homem converte-se realmente, para ele torna-se muito triste pensar como viveu o tempo passado de sua vida.
Um pecado traz outro. Aqui são mencionados seis pecados que dependem de outros. O dever do cristão não é somente guardar-se da maldade grosseira, mas também das coisas que conduzem ao pecado ou que têm a aparência do mal. O Evangelho fora pregado aos que desde então estavam mortos, que pelo juízo carnal e orgulhoso dos homens ímpios foram condenados como malfeitores, alguns sofrendo até a morte. Porém, sendo vivificados para a vida divina pelo Espírito Santo, viveram para Deus como seus servos devotos. Os crentes não devem temer ainda que o mundo zombe deles e lhes reprove.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 19 no qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão; 1 Pedro 3:19 25 Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. 26 Pois assim como o Pai tem vida em si mesmo, assim também deu ao Filho ter vida em si mesmos; João 5:25,26 1 Ora pois, já que Cristo padeceu na carne, armai-vos também vós deste mesmo pensamento; porque aquele que padeceu na carne já cessou do pecado; 2 para que, no tempo que ainda vos resta na carne não continueis a viver para as concupiscências dos homens, mas para a vontade de Deus. 1 Pedro 4:1,2 9 Então sereis entregues à tortura, e vos matarão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Mateus 24:9 9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. 10 Ora, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. 11 E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. Romanos 8:9-11 31 Mas, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados; 32 quando, porém, somos julgados pelo Senhor, somos corrigidos, para não sermos condenados com o mundo. 1 Coríntios 11:31,32 2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Romanos 8:2 19 Pois eu pela lei morri para a lei, a fim de viver para Deus. Gálatas 2:19 25 Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. Gálatas 5:25 3 entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. 4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, 5 estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), Efésios 2:3-5 3 Porque também nós éramos outrora insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias paixões e deleites, vivendo em malícia e inveja odiosos e odiando-nos uns aos outros. 4 Mas quando apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador e o seu amor para com os homens, 5 não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo, 6 que ele derramou abundantemente sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador; 7 para que, sendo justificados pela sua graça, fôssemos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna. Tito 3:3-7 18 E saiu do altar outro anjo, que tinha poder sobre o fogo, e clamou com grande voz ao que tinha a foice afiada, dizendo: Lança a tua foice afiada, e vindima os cachos da vinha da terra, porque já as suas uvas estão maduras. Apocalipse 14:18 18 Porque também Cristo morreu uma só vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; sendo, na verdade, morto na carne, mas vivificado no espírito; 1 Pedro 3:18
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
