Comentário Bíblico
Adventista
Segue-Me - (cba)
Mateus 8:22
Ver com. de Marcos 2:14.
Deixa aos mortos - (cba)
Mateus 8:22
Esta declaração parece um tanto dura, mas não é o caso, quando compreendida no contexto da época. Conforme observado (ver com. de Mateus 8:21), estas palavras são em parte figuradas, considerando que o pai com toda probabilidade ainda vivia, e o momento de sua morte estava em um futuro indefinido. É possível que Cristo tenha querido dizer que os mortos espirituais deviam enterrar os mortos literais.
No caso desse homem, havia o perigo de que o adiamento o despojasse de suas hoas intenções, então, seria melhor que ele rompesse com suas relações anteriores, enquanto os impulsos corretos predominavam. O cristão, em especial aquele que deseja servir na causa de Cristo, deve agir prontamente quando Deus impressionar seu coração (ver Atos 8:26,27). Discernindo o caráter desse homem, Cristo lhe apresentou para consideração um quadro da mudança fundamental que deveria ocorrer em sua vida se quisesse ter sucesso no discipulado. Ele teria que dar prioridade ao que era principal e relegar o que não era essencial a um lugar de importância secundária. A resposta de Cristo a seu pedido tinha o propósito de estimulá-lo à ação (ver Lucas 9:60).
- 26 Mas um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai em direção do sul pelo caminho que desce de Jerusalém a Gaza, o qual está deserto. 27 E levantou-se e foi; e eis que um etíope, eunuco, mordomo- mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros e tinha ido a Jerusalém para adorar, Atos 8:26,27 60 Replicou-lhe Jesus: Deixa os mortos sepultar os seus próprios mortos; tu, porém, vai e anuncia o reino de Deus. Lucas 9:60
Teria sido inadequado se Cristo tivesse invertido o conselho dado a cada um desses que queriam segui-Lo, pois teria encorajado o escriha a seguir sua inclinação natural de agir sem considerar devidamente o que estava envolvido, e o segundo homem, a adiar a ação em resposta à sua inclinação natural.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Mateus 8:19-22
Estes versículos destacam o preço do discipulado. Seguir a Jesus nem sempre é fácil e confortável. A vida itinerante de Cristo e dos discípulos contrastava com a comodidade dos líderes e poderosos da sociedade. A ordem de Jesus - Segue-me - é um claro chamado que assume precedência sobre todos os outros deveres e relacionamentos.
deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos
Mateus 8:22
É possível que o discípulo não estivesse pedindo permissão para ir ao funeral do pai, mas que desejava aguardar o pai idoso morrer antes de seguir a Jesus. No entanto, Cristo não queria condições que interferissem no compromisso pleno, na atenção e lealdade total à missão. Esse é o motivo para as fortes palavras: "deixa aos mortos espirituais o sepultar os mortos físicos." (ou, ironicamente, "deixa os que estão mortos há muito tempo sepultar os falecidos recentemente"). As exigências do discipulado são radicais. Jesus não tinha medo de subverter obrigações aceitas de ordem religiosa e social a chamar os discípulos a uma missão que envolvia compromisso total com ele.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 8:18-22
Um dos escribas se apressou a comprometer-se; declarou-se ser um fiel e próximo seguidor de Cristo. Parece muito decidido. Muitas decisões religiosas são produzidas por uma súbita convicção do pecado, e assumidas sem uma devida reflexão; estas não levam a nada. Quando este escriba se ofereceu a seguir a Cristo, alguém poderia pensar que Jesus deveria ter se sentido animado; um escriba poderia dar mais crédito e prestar um maior serviço do que doze pescadores; porém, Cristo viu seu coração, e respondeu a seus pensamentos, e ensina a todos como devem ir a Ele. Sua decisão parece surgir de um princípio mundano e cobiçoso. Cristo não tinha onde reclinar sua cabeça, e se o seguisse, não deveria esperar que com ele seria melhor.
Temos razões para pensar que este escriba tenha se afastado. outro era lento demais. A demora em agir é, por um lado, tão má quanto a pressa para resolver. Pediu permissão para ir enterrar seu pai, e logo se poria a serviço de Cristo. Isto parecia razoável, mesmo não sendo justo. Não tinha o zelo verdadeiro pela obra. Enterrar o morto, especialmente um pai morto, é uma boa obra, mas não é a sua obra neste momento. Se Cristo requer nosso serviço, devemos abrir mão até mesmo do afeto pelos parentes mais próximos e queridos, e pelas coisas que não são nosso dever. Para a mente sem disposição nunca faltam desculpas. Jesus lhe disse: "Segue-me", e sem dúvida, saiu poder desta palavra tanto para ele como para os demais; seguiu a Cristo e não se apartou dEle. O escriba disse, eu te seguirei; a este outro homem, Cristo disse: "Segueme". Comparando estes casos, podemos concluir que somos levados a Cristo pela força de seu chamado pessoal (Romanos 9:16).
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 18 E Jesus, andando ao longo do mar da Galiléia, viu dois irmãos - Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, os quais lançavam a rede ao mar, porque eram pescadores. 19 Disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. 20 Eles, pois, deixando imediatamente as redes, o seguiram. 21 E, passando mais adiante, viu outros dois irmãos - Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, no barco com seu pai Zebedeu, consertando as redes; e os chamou. 22 Estes, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram- no. Mateus 4:18-22 9 Partindo Jesus dali, viu sentado na coletoria um homem chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu. Mateus 9:9 43 No dia seguinte Jesus resolveu partir para a Galiléia, e achando a Felipe disse-lhe: Segue-me. João 1:43 32 era justo, porém, regozijarmo-nos e alegramo-nos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado. Lucas 15:32 1 Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 5 estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), Efésios 2:1,5 14 Pelo que diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará. Efésios 5:14 13 e a vós, quando estáveis mortos nos vossos delitos e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todos os delitos; Colossenses 2:13 6 mas a que vive em prazeres, embora viva, está morta. 1 Timóteo 5:6 14 Quando ia passando, viu a Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu. Marcos 2:14 59 E a outro disse: Segue-me. Ao que este respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai. 60 Replicou-lhe Jesus: Deixa os mortos sepultar os seus próprios mortos; tu, porém, vai e anuncia o reino de Deus. Lucas 9:59,60 19 Ora, isto ele disse, significando com que morte havia Pedro de glorificar a Deus. E, havendo dito isto, ordenou-lhe: Segue-me. João 21:19