Comentário Bíblico
Adventista
Eis - (cba)
Mateus 8:24
Ver com. de Malaquias 3:16.
Tempestade - (cba)
Mateus 8:24
Do gr. seismos, “tremor”, “comoção”, “tempestade” ou “terremoto”.
A palavra sismógrafo provém dessa raiz. Nesse caso, seismos denota a turbulência do mar e a força terrível das rajadas furiosas de vento que agitavam o barco. O mar da Galileia é conhecido por suas tempestades repentinas de grande intensidade. Nesta oeasião, os ventos sopravam sobre as águas do lago desde os vales montanhosos junto à margem oriental (DTN, 334). Porém, a tarde tinha sido calma e os discípulos provavelmente não previram o mau tempo.
Varrido - (cba)
Mateus 8:24
Literal mente, “sendo coberto” ou “sendo escondido”. O barco estava se enchendo com tanta rapidez que os discípulos perderam a esperança de tirar a água antes que o barco afundasse por completo. Muitos deles eram pescadores experientes que tinham passado a maior parte da vida no mar da Galileia e que sabiam como lidar com um barco numa tempestade. Mas, nessa ocasião, toda experiência e habilidade que tinham não foram suficientes.
Jesus dormia - (cba)
Mateus 8:24
Apenas nesta passagem se registra que Jesus dormiu. Vencido pelo cansaço e pela fome de um dia extenuante (ver DTN, 333, 334), sem dúvida, Ele adormeceu rapidamente (ver com. de Mateus 8:18; Marcos 4:38).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 8:23-27
O consolo para aqueles que se lançam ao mar em barcos, e costumam ali passar por perigos, é pensar que têm um Salvador em quem podem confiar e ao qual orar, e que sabe o que é estar no mar e em tormentas. os que estão passando com Cristo pelo oceano deste mundo devem esperar tormentas.
Sua natureza humana, semelhante a nós em tudo, mas sem pecado, estava fatigada e neste momento Ele dormiu para provar a fé de seus discípulos. E em seu temor, eles recorreram ao seu Mestre. E assim acontece com a alma; quando as luxúrias e as tentações se levantam e rugem, e Deus parece estar adormecido em relação ao que está acontecendo, isto nos leva quase ao desespero. Então clamamos por uma palavra de seus lábios: Senhor Jesus, não permaneça calado ou estarei perdido. Há muitos que mesmo tendo a fé verdadeira, são fracos nela. os discípulos de Cristo tinham a tendência a inquietarem-se com temores em um dia tempestuoso; atormentavam a si mesmos, como se a situação lhes estivesse desfavorável, e com pensamentos desalentadores de que aconteceria algo pior. As grandes tormentas da dúvida e o temor na alma sob o poder do espírito de escravidão, costumam terminar em uma calma maravilhosa, criada e dirigida pelo Espírito de adoção.
Eles ficaram estupefatos. Nunca tinham visto uma tormenta ser imediatamente acalmada e com tamanha perfeição. AquEle que fez isto pode fazer qualquer coisa, o que nos estimula a ter confiança e consolo nEle no dia mais tempestuoso, seja em nosso interior, seja nas condições exteriores à nossa vida (Isaías 26:4).
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 23 Os que descem ao mar em navios, os que fazem comércio nas grandes águas, 24 esses vêem as obras do Senhor, e as suas maravilhas no abismo. 25 Pois ele manda, e faz levantar o vento tempestuoso, que eleva as ondas do mar. 26 Eles sobem ao céu, descem ao abismo; esvaece-lhes a alma de aflição. 27 Balançam e cambaleiam como ébrios, e perdem todo o tino. Salmos 107:23-27 11 e aflita arrojada com a tormenta e desconsolada eis que eu assentarei as tuas pedras com antimônio, e lançarei os teus alicerces com safiras. Isaías 54:11 4 Mas o Senhor lançou sobre o mar um grande vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, de modo que o navio estava a ponto de se despedaçar. 5 Então os marinheiros tiveram medo, e clamavam cada um ao seu deus, e alijaram ao mar a carga que estava no navio, para o aliviarem; Jonas, porém, descera ao porão do navio; e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono. Jonas 1:4,5 37 E se levantou grande tempestade de vento, e as ondas batiam dentro do barco, de modo que já se enchia. 38 Ele, porém, estava na popa dormindo sobre a almofada; e despertaram-no, e lhe perguntaram: Mestre, não se te dá que pereçamos? Marcos 4:37,38 14 Mas não muito depois desencadeou-se do lado da ilha um tufão de vento chamado euro-aquilão; Atos 27:14 25 Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; 26 em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha raça, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; 2 Coríntios 11:25,26 23 Enquanto navegavam, ele adormeceu; e desceu uma tempestade de vento sobre o lago; e o barco se enchia de água, de sorte que perigavam. Lucas 8:23 17 e, entrando num barco, atravessavam o mar em direção a Cafarnaum; enquanto isso, escurecera e Jesus ainda não tinha vindo ter com eles; 18 ademais, o mar se empolava, porque soprava forte vento. João 6:17,18 5 Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro. 6 Quando, pois, ouviu que estava enfermo, ficou ainda dois dias no lugar onde se achava. 15 e, por vossa causa, folgo de que eu lá não estivesse, para para que creiais; mas vamos ter com ele. João 11:5,6,15