Comentário Bíblico
Adventista
Grandes multidões - (cba)
Mateus 8:1
[A cura de um leproso, Mateus 8:1-4 = Marcos 1:40-44 = Lucas 5:12-14]. Mateus 8:1 conclui a narrativa do Sermão do Monte. Mateus menciona as grandes multidões que acompanhavam Jesus tanto antes (Mateus 4:24,25) quanto depois do sermão (Mateus 8:1; sobre o contexto cronológico em que outro escritor sinótico menciona as grandes multidões neste período do ministério de Cristo, ver com. de Marcos 1:45).
- 1 Quando Jesus desceu do monte, grandes multidões o seguiam. 2 E eis que veio um leproso e o adorava, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. 3 Jesus, pois, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. No mesmo instante ficou purificado da sua lepra. 4 Disse-lhe então Jesus: Olha, não contes isto a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho. Mateus 8:1-4 40 E veio a ele um leproso que, de joelhos, lhe rogava, dizendo: Se quiseres, bem podes tornar-me limpo. 41 Jesus, pois, compadecido dele, estendendo a mão, tocou-o e disse-lhe: Quero; sê limpo. 42 Imediatamente desapareceu dele a lepra e ficou limpo. 43 E Jesus, advertindo-o secretamente, logo o despediu, 44 dizendo-lhe: Olha, não digas nada a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho. Marcos 1:40-44 12 Estando ele numa das cidades, apareceu um homem cheio de lepra que, vendo a Jesus, prostrou-se com o rosto em terra e suplicou-lhe: Senhor, se quiseres, bem podes tornar-me limpo. 13 Jesus, pois, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero; sê limpo. No mesmo instante desapareceu dele a lepra. 14 Ordenou-lhe, então, que a ninguém contasse isto. Mas vai, disse ele, mostra-te ao sacerdote e faze a oferta pela tua purificação, conforme Moisés determinou, para lhes servir de testemunho. Lucas 5:12-14 1 Quando Jesus desceu do monte, grandes multidões o seguiam. Mateus 8:1 24 Assim a sua fama correu por toda a Síria; e trouxeram-lhe todos os que padeciam, acometidos de várias doenças e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos, e os paralíticos; e ele os curou. 25 De sorte que o seguiam grandes multidões da Galiléia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judéia, e dalém do Jordão. Mateus 4:24,25 45 Ele, porém, saindo dali, começou a publicar o caso por toda parte e a divulgá-lo, de modo que Jesus já não podia entrar abertamente numa cidade, mas conservava-se fora em lugares desertos; e de todos os lados iam ter com ele. Marcos 1:45
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Mateus 8:1
A segunda grande seção de Mateus começa com uma série de ações de Jesus. Os evangelhos sinóticos retratam Cristo não só como pregador e mestre, mas também como alguém preocupado com o individuo por meio de suas, ações. Palavras e atos, proclamação e demonstração são igualmente importantes.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 8:1
Este versículo se refere ao final do sermão anterior. Aqueles a quem Cristo se tem dado a conhecer desejam saber mais sobre Ele.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 1 Jesus, pois, vendo as multidões, subiu ao monte; e, tendo se assentado, aproximaram-se os seus discípulos, Mateus 5:1 18 Vendo Jesus uma multidão ao redor de si, deu ordem de partir para o outro lado do mar. Mateus 8:18 25 De sorte que o seguiam grandes multidões da Galiléia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judéia, e dalém do Jordão. Mateus 4:25 15 Jesus, percebendo isso, retirou-se dali. Acompanharam-no muitos; e ele curou a todos, Mateus 12:15 30 E vieram a ele grandes multidões, trazendo consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e outros muitos, e lhos puseram aos pés; e ele os curou; Mateus 15:30 2 e seguiram-no grandes multidões, e curou-os ali. Mateus 19:2 29 Saindo eles de Jericó, seguiu-o uma grande multidão; Mateus 20:29 7 Jesus, porém, se retirou com os seus discípulos para a beira do mar; e uma grande multidão dos da Galiléia o seguiu; também da Judéia, Marcos 3:7 15 A sua fama, porém, se divulgava cada vez mais, e grandes multidões se ajuntavam para ouvi-lo e serem curadas das suas enfermidades. Lucas 5:15 25 Ora, iam com ele grandes multidões; e, voltando-se, disse-lhes: 26 Se alguém vier a mim, e não aborrecer a pai e mãe, a mulher e filhos, a irmãos e irmãs, e ainda também à própria vida, não pode ser meu discípulo. 27 Quem não leva a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo. Lucas 14:25-27