Comentário Bíblico
Adventista
Até os ventos - (cba)
Mateus 8:27
Isto é, além de poder para curar qualquer enfermidade, e até mesmo sobre a morte, Cristo tinha também poder sobre o vento e o mar. Parece que “maravilharam-se” de que as forças da natureza também se submetessem à vontade de Jesus. Eles foram testemunhas oculares do que aconteceu (ver Lucas 1:2; 1 João 1:1,2) e jamais pensaram, nem por um momento, em negar o que viram. Cristo ordenou e os elementos Lhe obedeceram. Hoje em dia, pessoas que se consideram sábias afirmam que isso foi mera coincidência, que a tempestade estava prestes a findar de qualquer íorma e que Jesus falou assim que a fúria do vento já tinha começado a parar. Quem sabe eles poderiam repetir essa “mera coincidência”, sem omitir nenhum detalhe registrado no relato bíblico!
- 2 segundo no-los transmitiram os que desde o princípio foram testemunhas oculares e ministros da palavra, Lucas 1:2 1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida 2 (pois a vida foi manifestada, e nós a temos visto, e dela testificamos, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e a nós foi manifestada); 1 João 1:1,2
Ioda vez que Cristo realizava um milagre Sua reputação estava em jogo. Supondo que tivesse falhado uma vez sequer, como os discípulos falharam pelo menos em uma ocasião (ver Mateus 17:16-20), o que as pessoas de Sua época e as de hoje pensariam?
Assim como Cristo acalmou os ventos e as ondas da Galileia, Ele é capaz de acalmar as tempestades da vida que com tanta frequência caem de forma inesperada e com violência sobre a vida humana. Muitas vezes, a razão de não experimentarmos Seu poder em nossa vida é que somos “tímidos” e temos “pequena fé”.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
lhe obedecem
Mateus 8:27
Mateus 8 concentra-se na autoridade completa de Jesus: ele a exerce sobre a lepra, paralisia, febre, possessão demoníaca e mesmo sobre a tempestade. O contraste é claro: este pregador humilde, itinerante e sem lar tem poder e autoridade sobre todas as forças do mal.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 8:23-27
O consolo para aqueles que se lançam ao mar em barcos, e costumam ali passar por perigos, é pensar que têm um Salvador em quem podem confiar e ao qual orar, e que sabe o que é estar no mar e em tormentas. os que estão passando com Cristo pelo oceano deste mundo devem esperar tormentas.
Sua natureza humana, semelhante a nós em tudo, mas sem pecado, estava fatigada e neste momento Ele dormiu para provar a fé de seus discípulos. E em seu temor, eles recorreram ao seu Mestre. E assim acontece com a alma; quando as luxúrias e as tentações se levantam e rugem, e Deus parece estar adormecido em relação ao que está acontecendo, isto nos leva quase ao desespero. Então clamamos por uma palavra de seus lábios: Senhor Jesus, não permaneça calado ou estarei perdido. Há muitos que mesmo tendo a fé verdadeira, são fracos nela. os discípulos de Cristo tinham a tendência a inquietarem-se com temores em um dia tempestuoso; atormentavam a si mesmos, como se a situação lhes estivesse desfavorável, e com pensamentos desalentadores de que aconteceria algo pior. As grandes tormentas da dúvida e o temor na alma sob o poder do espírito de escravidão, costumam terminar em uma calma maravilhosa, criada e dirigida pelo Espírito de adoção.
Eles ficaram estupefatos. Nunca tinham visto uma tormenta ser imediatamente acalmada e com tamanha perfeição. AquEle que fez isto pode fazer qualquer coisa, o que nos estimula a ter confiança e consolo nEle no dia mais tempestuoso, seja em nosso interior, seja nas condições exteriores à nossa vida (Isaías 26:4).
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 33 Então os que estavam no barco adoraram-no, dizendo: Verdadeiramente tu és Filho de Deus. Mateus 14:33 31 de modo que a multidão se admirou, vendo mudos a falar, aleijados a ficar sãos, coxos a andar, cegos a ver; e glorificaram ao Deus de Israel. Mateus 15:31 27 E todos se maravilharam a ponto de perguntarem entre si, dizendo: Que é isto? Uma nova doutrina com autoridade! Pois ele ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem! Marcos 1:27 51 E subiu para junto deles no barco, e o vento cessou; e ficaram, no seu íntimo, grandemente pasmados; Marcos 6:51 37 E se maravilhavam sobremaneira, dizendo: Tudo tem feito bem; faz até os surdos ouvir e os mudos falar. Marcos 7:37