Comentário Bíblico
Adventista
Outro - (cba)
Mateus 8:21
Talvez esse homem tivesse sido um discípulo casual e se propunha a ser aceito como discípulo permanente, em tempo integral. Em contraste com o discípulo em Mateus 8:19,20, que tinha a tendência de ser temperamental e agir precipitadamente por impulso, esse homem, a julgar pela resposta que Cristo lhe deu, parecia ser de natureza oposta: lento, letárgico e inclinado a adiar as coisas.
Sepultar meu pai - (cba)
Mateus 8:21
Com toda probabilidade, o pai ainda gozava de boa saúde e o tempo de sua morte estava num futuro indeterminado. Se o pai desse homem não estava morto, as palavras de Cristo devem ser compreendidas de forma figurada e não literal. É provável que o pedido desse pretenso seguidor fosse também uma desculpa para não seguir a Cristo ou uma tentativa de adiar o tempo quando seria necessário abandonar tudo para segui-Lo (cf. Lucas 5:11,28). Se o pai já estivesse morto, é pouco provável que Cristo tivesse ordenado que ele negligenciasse o que, nos países orientais, até hoje se considera um dos deveres mais sagrados de um filho dedicado. Além disso, em lugares de clima quente, o sepultamento se realizava sem demora e, se de fato, o pai desse homem estivesse morto, é pouco provável que o filho estivesse ouvindo a Jesus. É óbvio que tanto o homem quanto Jesus se referiam à morte do pai no futuro.
Esse homem tinha excesso de cautela, enquanto o primeiro tinha excesso de entusiasmo. Era como se dissesse a Cristo: “Eu gostaria de Te seguir, mas não posso fazer isso enquanto meu pai viver.” Em resposta, Cristo disse: “Reconheço teu dever para com teus pais, contudo, teu dever para com o reino dos Céus tem prioridade.” As demandas do evangelho transcendem as dos laços familiares, não que os últimos não sejam também importantes, mas sim que não devem se tornar uma desculpa para desconsiderar o chamado de Cristo ao serviço (ver com. de Marcos 7:11,12; Lucas 14:26).
- 11 Mas vós dizeis: Se um homem disser a seu pai ou a sua mãe: Aquilo que poderías aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor, 12 não mais lhe permitis fazer coisa alguma por seu pai ou por sua mãe, Marcos 7:11,12 26 Se alguém vier a mim, e não aborrecer a pai e mãe, a mulher e filhos, a irmãos e irmãs, e ainda também à própria vida, não pode ser meu discípulo. Lucas 14:26
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Mateus 8:19-22
Estes versículos destacam o preço do discipulado. Seguir a Jesus nem sempre é fácil e confortável. A vida itinerante de Cristo e dos discípulos contrastava com a comodidade dos líderes e poderosos da sociedade. A ordem de Jesus - Segue-me - é um claro chamado que assume precedência sobre todos os outros deveres e relacionamentos.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 8:18-22
Um dos escribas se apressou a comprometer-se; declarou-se ser um fiel e próximo seguidor de Cristo. Parece muito decidido. Muitas decisões religiosas são produzidas por uma súbita convicção do pecado, e assumidas sem uma devida reflexão; estas não levam a nada. Quando este escriba se ofereceu a seguir a Cristo, alguém poderia pensar que Jesus deveria ter se sentido animado; um escriba poderia dar mais crédito e prestar um maior serviço do que doze pescadores; porém, Cristo viu seu coração, e respondeu a seus pensamentos, e ensina a todos como devem ir a Ele. Sua decisão parece surgir de um princípio mundano e cobiçoso. Cristo não tinha onde reclinar sua cabeça, e se o seguisse, não deveria esperar que com ele seria melhor.
Temos razões para pensar que este escriba tenha se afastado. outro era lento demais. A demora em agir é, por um lado, tão má quanto a pressa para resolver. Pediu permissão para ir enterrar seu pai, e logo se poria a serviço de Cristo. Isto parecia razoável, mesmo não sendo justo. Não tinha o zelo verdadeiro pela obra. Enterrar o morto, especialmente um pai morto, é uma boa obra, mas não é a sua obra neste momento. Se Cristo requer nosso serviço, devemos abrir mão até mesmo do afeto pelos parentes mais próximos e queridos, e pelas coisas que não são nosso dever. Para a mente sem disposição nunca faltam desculpas. Jesus lhe disse: "Segue-me", e sem dúvida, saiu poder desta palavra tanto para ele como para os demais; seguiu a Cristo e não se apartou dEle. O escriba disse, eu te seguirei; a este outro homem, Cristo disse: "Segueme". Comparando estes casos, podemos concluir que somos levados a Cristo pela força de seu chamado pessoal (Romanos 9:16).
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 59 E a outro disse: Segue-me. Ao que este respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai. 60 Replicou-lhe Jesus: Deixa os mortos sepultar os seus próprios mortos; tu, porém, vai e anuncia o reino de Deus. 61 Disse também o outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me primeiro despedir dos que estão em minha casa. 62 Jesus, porém, lhe respondeu: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus. Lucas 9:59-62 29 E todo o que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna. Mateus 19:29 11 e não se chegará a cadáver algum; nem sequer por causa de seu pai ou de sua, mãe se contaminará; 12 não sairá do santuário, nem profanará o santuário do seu Deus; pois a coroa do óleo da unção do seu Deus está sobre ele. Eu sou o Senhor. Levítico 21:11,12 6 Por todos os dias da sua separação para o Senhor, não se aproximará de cadáver algum. 7 Não se contaminará nem por seu pai, nem por sua mãe, nem por seu irmão, nem por sua irmã, quando estes morrerem; porquanto o nazireado do seu Deus está sobre a sua cabeça: Números 6:6,7 9 aquele que disse de seu pai e de sua mãe: Nunca os vi, e não reconheceu a seus irmãos, e não conheceu a seus filhos; pois esses levitas guardaram a tua palavra e observaram o teu pacto. 10 Ensinarão os teus preceitos a Jacó, e a tua lei a Israel; chegarão incenso ao seu nariz, e porão holocausto sobre o teu altar. Deuteronômio 33:9,10 20 Então, deixando este os bois, correu após Elias, e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. Respondeu-lhe Elias: Vai, volta; pois, que te fiz eu? 21 Voltou, pois, de o seguir, tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu a carne, e a deu ao povo, e comeram. Então se levantou e seguiu a Elias, e o servia. 1 Reis 19:20,21 2 Assim fala o Senhor dos exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo de se edificar a casa do Senhor. Ageu 1:2 16 Por isso daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne; e, ainda que tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos desse modo. 2 Coríntios 5:16