Comentário Bíblico
Adventista
Viu - (cba)
Marcos 2:14
Ver com. de Lucas 5:27.
Levi - (cba)
Marcos 2:14
Lucas também usa este nome (Lucas 5:27), mas Mateus na mesma história prefere o nome Mateus (Mateus 9:9). Os dois nomes se referem ao mesmo homem, pois Mateus também é chamado “o publicano [coletor de impostos]” (Mateus 10:3) e porque em suas listas dos doze, os outros evangelhos citam Mateus e não Levi (Marcos 3:18; Lucas 6:15; Atos 1:13). Era comum para os judeus ter mais de um nome, como no caso de Simão Pedro e de João Marcos (ver Marcos 3:14).
- 27 Depois disso saiu e, vendo um publicano chamado Levi, sentado na coletoria, disse-lhe: Segue-me. Lucas 5:27 9 Partindo Jesus dali, viu sentado na coletoria um homem chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu. Mateus 9:9 3 Felipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Mateus 10:3 18 André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, Marcos 3:18 15 Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote; Lucas 6:15 13 E, entrando, subiram ao cenáculo, onde permaneciam Pedro e João, Tiago e André, Felipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago, filho de Alfeu, Simão o Zelote, e Judas, filho de Tiago. Atos 1:13 14 Então designou doze para que estivessem com ele, e os mandasse a pregar; Marcos 3:14
Filho de Alfeu - (cba)
Marcos 2:14
Alguns têm identificado “Levi o filho de Alfeu” com “Tiago, filho de Alfeu” (Marcos 3:18). Entretanto, em vista da evidência dada acima para identificar Levi com Mateus, fica claro que Levi e Tiago eram pessoas diferentes; se eram irmãos é impossível dizer (ver com. de Marcos 3:18).
Coletoria - (cba)
Marcos 2:14
Isto é, a repartição onde se pagavam os impostos. Este lugar aparentemente ficava “junto do mar” (Marcos 2:13) e era provavelmente uma repartição em que Herodes Antipas cobrava impostos de caravanas e viajantes que passavam ao longo da estrada principal que vinha de Damasco e do oriente rumo a Ptolemaida (Aco), junto ao Mediterrâneo (ver com. de Isaías 9:1), ou de um lado a outro do Mar da Galileia, procedentes do território de Herodes Filipe (quanto à localização estratégica e comercial de Cafarnaum, ver com. de Mateus 4:13; Lucas 4:31).
- 13 Outra vez saiu Jesus para a beira do mar; e toda a multidão ia ter com ele, e ele os ensinava. Marcos 2:13 1 Mas para a que estava aflita não haverá escuridão. Nos primeiros tempos, ele envileceu a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos fará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia dos gentios. Isaías 9:1 13 e, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zabulom e Naftali; Mateus 4:13 31 Então desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e os ensinava no sábado. Lucas 4:31
Na opinião popular, os publicanos eram considerados de má reputação. Com frequência eram não apenas instrumentos da opressão romana, mas extorquiam por sua própria conta, aproveitando-se de sua autoridade oficial para oprimir e defraudar as pessoas. Eram odiados e desprezados por todos, como proscritos sociais e religiosos (ver com. de Lucas 3:12).
Segue-Me! - (cba)
Marcos 2:14
Linguagem costumeira que Cristo usava ao estender Seu convite para o discipulado (ver Mateus 4:19; João 1:43). Convidado a tomar a grande decisão de sua vida em um instante, Mateus estava pronto. Tal decisão pressupõe que ele previamente tivera contato com Jesus. Em seu coração já devia existir um desejo de seguir o Mestre. Porém, como conhecia muito bem a atitude dos rabis para com os publicanos, sem dúvida não lhe ocorria que este grande Rabi Se dignaria a aceitá-lo como um de Seus discípulos. Lucas 5:28 acrescenta que Mateus “deixou tudo” (NTLH) para seguir a Jesus; ele abandonou uma ocupação lucrativa para servir sem nenhuma remuneração.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Marcos 2:13-17
Mateus não era um homem bom; pelo contrário, porque sendo judeu, jamais deveria ter sido um publicano, isto é, um cobrador de impostos para os romanos. Contudo, o Senhor Jesus Cristo chamou este publicano para que o seguisse. Com Deus, através de Cristo, há misericórdia para perdoar os maiores pecados, e graça para transformar os maiores pecadores tornando-os santos. Um publicano fiel, que tratasse as pessoas e os fatos com equidade, era algo raro. Pelo fato de os judeus terem um ódio particular contra o ofício que demonstrasse a sua sujeição aos romanos, deram um mal nome aos cobradores de impostos. Porém, o nosso bendito Senhor não vacilou em conversar com os tais, quando se manifestou. Não é novidade que aquilo que esteja bem feito e bem planejado seja caluniado, e transformado em algo reprovável para os homens supostamente mais sábios e melhores.
O Senhor Jesus Cristo não se retrataria, mesmo que os fariseus se sentissem ofendidos. Se o mundo tivesse sido justo, não teria havido ocasião para que Cristo viesse para pregar o arrependimento ou comprar o perdão. Não devemos andar na companhia dos ímpios por amor às suas conversas vãs; porém, temos de mostrar amor para com a alma de cada um deles, lembrando-nos de que o nosso bom Médico tinha em si o poder de curar, e diferente de nós, não corria nenhum risco de contaminar-se com a enfermidade. Ao procurarmos fazer o bem ao nosso próximo, tenhamos o cuidado para não causarmos danos a nós mesmos.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 18 André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, Marcos 3:18 9 Partindo Jesus dali, viu sentado na coletoria um homem chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu. Mateus 9:9 27 Depois disso saiu e, vendo um publicano chamado Levi, sentado na coletoria, disse-lhe: Segue-me. Lucas 5:27 18 André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, Marcos 3:18 15 Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote; Lucas 6:15 13 E, entrando, subiram ao cenáculo, onde permaneciam Pedro e João, Tiago e André, Felipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago, filho de Alfeu, Simão o Zelote, e Judas, filho de Tiago. Atos 1:13 17 Disse-lhes Jesus: Vinde após mim, e eu farei que vos torneis pescadores de homens. 18 Então eles, deixando imediatamente as suas redes, o seguiram. 19 E ele, passando um pouco adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco, consertando as redes, 20 e logo os chamou; eles, deixando seu pai Zebedeu no barco com os empregados, o seguiram. Marcos 1:17-20 19 Disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. 20 Eles, pois, deixando imediatamente as redes, o seguiram. 21 E, passando mais adiante, viu outros dois irmãos - Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, no barco com seu pai Zebedeu, consertando as redes; e os chamou. 22 Estes, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram- no. Mateus 4:19-22 22 Jesus, porém, respondeu-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus próprios mortos. Mateus 8:22