Comentário Bíblico
Adventista
Sentado (ARC) - (cba)
Marcos 2:15
[Jesus come com pecadores, Marcos 2:15-17; Mateus 9:10-13; Lucas 5:29-32]. Do gr. katakei-mai, “recostar-se”. Embora nos tempos do AT o costume judaico habitual era se assentar para comer, no tempo de Jesus, pelo menos nas casas mais luxuosas, as pessoas geralmente se reclinavam para comer numa plataforma baixa ou sofá, ficando inclinadas em relação à mesa. Eles se assentavam em almofadas e se apoiavam no braço esquerdo. A mesa habitual era equipada em três lados com essas plataformas inclinadas, sendo que o quarto lado era mantido aberto para que os criados servissem o alimento. O fato de a casa de Mateus ser equipada com esse tipo de mesa sugere que ele era um homem de posses e cultura.
- 15 Ora, estando Jesus à mesa em casa de Levi, estavam também ali reclinados com ele e seus discípulos muitos publicanos e pecadores; pois eram em grande número e o seguiam. 16 Vendo os escribas dos fariseus que comia com os publicanos e pecadores, perguntavam aos discípulos: Por que é que ele como com os publicanos e pecadores? 17 Jesus, porém, ouvindo isso, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos; eu não vim chamar justos, mas pecadores. Marcos 2:15-17 10 Ora, estando ele à mesa em casa, eis que chegaram muitos publicanos e pecadores, e se reclinaram à mesa juntamente com Jesus e seus discípulos. 11 E os fariseus, vendo isso, perguntavam aos discípulos: Por que come o vosso Mestre com publicanos e pecadores? 12 Jesus, porém, ouvindo isso, respondeu: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos. 13 Ide, pois, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifícios. Porque eu não vim chamar justos, mas pecadores. Mateus 9:10-13 29 Deu-lhe então Levi um lauto banquete em sua casa; havia ali grande número de publicanos e outros que estavam com eles à mesa. 30 Murmuravam, pois, os fariseus e seus escribas contra os discípulos, perguntando: Por que comeis e bebeis com publicanos e pecadores? 31 Respondeu-lhes Jesus: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos; 32 eu não vim chamar justos, mas pecadores, ao arrependimento. Lucas 5:29-32
O banquete na casa de Mateus teve lugar algumas semanas, talvez meses, após seu chamado (ver DTN, 342; ver com. de Marcos 5:21). Está registrado aqui provavelmente para completar, em um só contexto, o relato das experiências de Mateus.
A mesa - (cba)
Marcos 2:15
Esta expressão foi acrescentada pelos tradutores para completar a ideia implícita no contexto (Marcos 2:16).
Casa de Levi - (cba)
Marcos 2:15
O contexto deixa claro que esta era a casa de Mateus e que Jesus era o convidado de honra (ver também Lucas 5:29; cf. DTN, 274).
Publicanos - (cba)
Marcos 2:15
Do gr. telõnai, “cobradores de impostos”, “fiscais da receita” (ver com. de Marcos 2:14; Lucas 3:12).
- 14 Quando ia passando, viu a Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu. Marcos 2:14 12 Chegaram também uns publicanos para serem batizados, e perguntaram-lhe: Mestre, que havemos nós de fazer? Lucas 3:12
Pecadores - (cba)
Marcos 2:15
Ver com. de Marcos 2:17. Relacionamentos como este, que poderiam parecer infrutíferos, na ocasião, sem dúvida contribuíram para produzir a colheita daqueles que se colocaram ao lado dos seguidores de Jesus e se tornaram testemunhas da verdade, quando o Espírito Santo foi derramado sobre os crentes no Pentecostes (ver DTN, 274, 275).
Estes - (cba)
Marcos 2:15
Isto é, os que aceitaram os Seus ensinos. Alguns, além de Mateus, evidentemente se decidiram a favor de Jesus nesse momento; outros, sem dúvida, o fizeram mais tarde, especialmente após a ressurreição (ver DTN, 275).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Marcos 2:13-17
Mateus não era um homem bom; pelo contrário, porque sendo judeu, jamais deveria ter sido um publicano, isto é, um cobrador de impostos para os romanos. Contudo, o Senhor Jesus Cristo chamou este publicano para que o seguisse. Com Deus, através de Cristo, há misericórdia para perdoar os maiores pecados, e graça para transformar os maiores pecadores tornando-os santos. Um publicano fiel, que tratasse as pessoas e os fatos com equidade, era algo raro. Pelo fato de os judeus terem um ódio particular contra o ofício que demonstrasse a sua sujeição aos romanos, deram um mal nome aos cobradores de impostos. Porém, o nosso bendito Senhor não vacilou em conversar com os tais, quando se manifestou. Não é novidade que aquilo que esteja bem feito e bem planejado seja caluniado, e transformado em algo reprovável para os homens supostamente mais sábios e melhores.
O Senhor Jesus Cristo não se retrataria, mesmo que os fariseus se sentissem ofendidos. Se o mundo tivesse sido justo, não teria havido ocasião para que Cristo viesse para pregar o arrependimento ou comprar o perdão. Não devemos andar na companhia dos ímpios por amor às suas conversas vãs; porém, temos de mostrar amor para com a alma de cada um deles, lembrando-nos de que o nosso bom Médico tinha em si o poder de curar, e diferente de nós, não corria nenhum risco de contaminar-se com a enfermidade. Ao procurarmos fazer o bem ao nosso próximo, tenhamos o cuidado para não causarmos danos a nós mesmos.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 10 Ora, estando ele à mesa em casa, eis que chegaram muitos publicanos e pecadores, e se reclinaram à mesa juntamente com Jesus e seus discípulos. 11 E os fariseus, vendo isso, perguntavam aos discípulos: Por que come o vosso Mestre com publicanos e pecadores? Mateus 9:10,11 31 Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram eles: O segundo. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. 32 Pois João veio a vós no caminho da justiça, e não lhe deste crédito, mas os publicanos e as meretrizes lho deram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para crerdes nele. Mateus 21:31,32 29 Deu-lhe então Levi um lauto banquete em sua casa; havia ali grande número de publicanos e outros que estavam com eles à mesa. 30 Murmuravam, pois, os fariseus e seus escribas contra os discípulos, perguntando: Por que comeis e bebeis com publicanos e pecadores? Lucas 5:29,30 17 E Jesus, descendo com eles, parou num lugar plano, onde havia não só grande número de seus discípulos, mas também grande multidão do povo, de toda a Judéia e Jerusalém, e do litoral de Tiro e de Sidom, que tinham vindo para ouví-lo e serem curados das suas doenças; Lucas 6:17 1 Ora, chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir. Lucas 15:1