Comentário Bíblico
Adventista
Aflita - (cba)
Isaías 9:1
Literalmente, "mais pesarosa", isto é, à que se deve dar grande consideração e, portanto, ser honrada ou feita gloriosa. O paralelo de Isaías 9:2 entre "sombra" e "luz" parece requerer um contraste em Isaías 9:1, entre aflição e honra.
- 2 O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz. Isaías 9:2 1 Mas para a que estava aflita não haverá escuridão. Nos primeiros tempos, ele envileceu a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos fará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia dos gentios. Isaías 9:1
A obscuridade - (cba)
Isaías 9:1
Na Bíblia hebraica, Isaías 9:1 corresponde a Isaías 8:23. Isaías 9:1-7 estão intimamente relacionados aos versículos finais do cap. 8, que apresentam um quadro de extrema miséria e escuridão. Nos dias de Isaías, os exércitos da Assíria impuseram miséria e escuridão (Isaías 9:2) para Zebulom e Na ft a li, duas das tribos que estavam mais ao norte de Israel. Isaías se deu conta de que isso era resultado da escuridão espiritual e, com visão profética, contemplou a "grande lu z" (Isaías 9:2,6,7), que dissipa rá a escuridão dos seres humanos (João 1:4-9; João 8:12; João 9:5). As mesmas regiões que viram tanta angústia veriam uma revelação de glória e luz. A descrição é a da vinda do Messias ao mundo com a mensagem de vida e e sperança. O Sol da Justiça brilhará (Malaquias 4:2) sobre um mundo imerso em trevas e trará salvação em Suas asas (ver OTN, 34, 35).
- 1 Mas para a que estava aflita não haverá escuridão. Nos primeiros tempos, ele envileceu a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos fará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia dos gentios. Isaías 9:1 1 Mas para a que estava aflita não haverá escuridão. Nos primeiros tempos, ele envileceu a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos fará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia dos gentios. 2 O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz. 3 Tu multiplicaste este povo, a alegria lhe aumentaste; todos se alegrarão perante ti, como se alegram na ceifa e como exultam quando se repartem os despojos. 4 Porque tu quebraste o jugo da sua carga e o bordão do seu ombro, que é o cetro do seu opressor, como no dia de Midiã. 5 Porque todo calçado daqueles que andavam no tumulto, e toda capa revolvida em sangue serão queimados, servindo de pasto ao fogo. 6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. 7 Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos exércitos fará isso. Isaías 9:1-7 2 O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz. Isaías 9:2 2 O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz. 6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. 7 Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos exércitos fará isso. Isaías 9:2,6,7 4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; 5 a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. 6 Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. 7 Este veio como testemunha, a fim de dar testemunho da luz, para que todos cressem por meio dele. 8 Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. 9 Pois a verdadeira luz, que alumia a todo homem, estava chegando ao mundo. João 1:4-9 12 Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida. João 8:12 5 Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. João 9:5 2 Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo curas nas suas asas; e vós saireis e saltareis como bezerros da estrebaria. Malaquias 4:2
Zebulom - (cba)
Isaías 9:1
Na época em que Isaías escreveu estas palavras, a terra de Israel vivia em angústia, principalmente as regiões fronteiriças ao norte e ao leste, pois Tiglate-Pileser III invadira o país e tomado a "Quedes, a Hazor, a Gileade e à Galileia, a toda a terra de Naftali, e levou os seus habitantes para a Assíria" (2 Reis 15:29).
O caminho do mar - (cba)
Isaías 9:1
Na Antiguidade, davam-se nomes descritivos às estradas (ver Números 21:22; Deuteronômio 1:2; ver com. de Números 20:17; Deuteronômio 2:27). Alguns identificam "o caminho do mar" com a famosa rota das caravanas que ia desde Damasco e das regiões além do Jordão, passava pela Galileia, até o mar Mediterrâneo (ver com. de Marcos 2:14). Outros identificam "o caminho do mar" com a rota costeira que ia em direção ao norte para Tiro e Sidom.
- 22 Deixa-me passar pela tua terra; não nos desviaremos para os campos nem para as vinhas; as águas dos poços não beberemos; iremos pela estrada real até que tenhamos passado os teus termos. Números 21:22 2 São onze dias de viagem desde Horebe, pelo caminho da montanha de Seir, até Cades-Barnéia. Deuteronômio 1:2 17 Deixa-nos, pois, passar pela tua terra; não passaremos pelos campos, nem pelas vinhas, nem beberemos a água dos poços; iremos pela estrada real, não nos desviando para a direita nem para a esquerda, até que tenhamos passado os teus termos. Números 20:17 27 Deixa-me passar pela tua terra; somente pela estrada irei, não me desviando nem para a direita nem para a esquerda. Deuteronômio 2:27 14 Quando ia passando, viu a Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu. Marcos 2:14
Galileia dos gentios - (cba)
Isaías 9:1
A Quedes mencionada em 2 Reis 15:29 ficava na Galileia, e era uma cidade de refúgio (Josué 20:7; Josué 21:32). Nos dias de Salomão, o distrito da Galileia se estendia até a região de Tiro (1 Reis 9:11). O nome "Galileia" significa "círculo" ou "circuito". A Galileia dos tempos do NT tinha uma área um pouco maior que a antiga. Ela era chamada de "Galileia das nações" porque era habitada por população mista, da qual apenas uma pequena porção era judaica. Contudo, essa região estava ligada ao mundo por meio de estradas que levavam a Damasco, ao Eufrates, à Mesopotâmia, Tiro, Ásia Menor, Europa ao norte e a Samaria, Judeia e Egito ao sul. Foi nessa região, acessível ao mundo, que Jesus passou a maior parte de Seu ministério.
- 29 Nos dias de Peca, rei de Israel, veio Tiglate-Pileser rei da Assíria e tomou Ijom, Abel-Bete-Maacá, Janoa, Quedes, Hazor, Gileade e Galiléia, toda a terra de Naftali; e levou cativos os habitantes para a Assiria. 2 Reis 15:29 7 Então designaram a Quedes na Galiléia, na região montanhosa de Naftali, a Siquém na região montanhosa de Efraim, e a Quiriate-Arba (esta é Hebrom) na região montanhosa de Judá. Josué 20:7 32 E da tribo de Naftali, Quedes, cidade de refúgio do homicida, na Galiléia, e seus arrabaldes, Hamote-Dor e seus arrabaldes, Cartã e seus arrabaldes; três cidades. Josué 21:32 11 como Hirão, rei de Tiro, trouxera a Salomão madeira de cedro e de cipreste, e ouro segundo todo o seu desejo, deu o rei Salomão a Hirão vinte cidades na terra da Galiléia. 1 Reis 9:11
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Isaías 9:1-7
Os sírios e os assírios primeiro assolaram os paises aqui mencionados, e essa região foi primeiramente favorecida com a pregação de Cristo. Aqueles a quem falta o Evangelho andam em trevas e em perigo supremo. Porém, quando o Evangelho chega a algum lugar ou a uma alma, chega a luz. oremos com fervor para que o Evangelho possa brilhar em nosso coração e nos fazer sábios para a salvação. o Evangelho traz gozo consigo. os que desejam ter gozo devem ter a expectativa de trabalhar arduamente, como o agricultor antes de ter o gozo da colheita; e devem estar prontos a suportar duro conflito, como o soldado antes de repartir o despojo.
Os judeus foram libertos do jugo de muitos opressores; este é o sinal da libertação do crente do jugo de Satanás. A limpeza das almas dos crentes do poder e da contaminação do pecado será efetuada pela obra do Espírito santo, como fogo purificador. Estas grandes coisas serão realizadas para a Igreja pelo Messias Emanuel. o filho havia nascido: era certo; e a Igreja, antes que Cristo viesse a este mundo em forma humana, se beneficiou por sua obra. Esta é uma profecia que se refere a Ele e ao seu Reino, a qual aqueles que esperam a consolação de Israel lêem com prazer. Este filho nasceu para proveito dos homens pecadores, e todos os crentes, desde o começo até o fim do mundo.
Com justiça se chama Maravilhoso, porque é Deus e homem. seu amor é admirado pelos anjos e pelos santos glorificados. Ele é o Conselheiro porque conhece os conselhos de Deus desde a eternidade; e Ele dá conselhos aos homens, conselhos que resultam em nosso bem estar. Ele é Maravilhoso e Conselheiro; ninguém ensina como Ele. É Deus, o Todo-Poderoso. Tal é a obra do Mediador, que nenhum poder menor que o do Deus Todo-Poderoso poderia fazer com que acontecesse. É Deus, um com o Pai. Como Príncipe da Paz nos reconcilia com Deus; é o Doador da paz no coração e na consciência; quando o seu reino estiver plenamente estabelecido, os homens não aprenderão mais a guerrear.
O principado está sobre Ele, que levará esta carga. Coisas gloriosas são ditas a respeito do reino de Cristo. Não há fim para o aumento da paz, porque a felicidade dos súditos durará para sempre.
A plena harmonia desta profecia com a doutrina do Novo Testamento, demonstra que os profetas judeus e os mestres cristãos tinham o mesmo ponto de vista sobre a pessoa e a salvação do Messias. A qual rei ou reino terreno estas palavras podem ser aplicadas? Então, oh Senhor, dá-te a conhecer ao teu povo por todo nome de amor e em todo caráter glorioso. Aumenta a graça no coração de todos os teus redimidos na terra.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 245

Profetas e Reis, Pág. 373
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 22 e para a terra em baixo, e eis aí angústia e escuridão, tristeza da aflição; e para as trevas serão empurrados. Isaías 8:22 19 Haja aliança entre mim e ti, como houve entre meu pai e teu pai. Eis que aqui te mando um presente de prata e de ouro; vai, e anula a tua aliança com Baasa, rei de Israel, para que ele se retire de mim. 20 Bene-Hadade, pois, deu ouvidos ao rei Asa, e enviou os capitães dos seus exércitos contra as cidades de Israel; e feriu a Ijom, a Dã, a Abel-Bete-Maacá, e a todo o distrito de Quinerote, com toda a terra de Naftali. 1 Reis 15:19,20 29 Nos dias de Peca, rei de Israel, veio Tiglate-Pileser rei da Assíria e tomou Ijom, Abel-Bete-Maacá, Janoa, Quedes, Hazor, Gileade e Galiléia, toda a terra de Naftali; e levou cativos os habitantes para a Assiria. 2 Reis 15:29 4 E Bene-Hadade deu ouvidos ao rei Asa, e enviou os comandantes dos seus exércitos contra as cidades de Israel, os quais feriram Ijom, Dã, Abel-Maim e todas as cidades-armazéns de Naftali. 2 Crônicas 16:4 24 eu também andarei contrariamente para convosco; e eu, eu mesmo, vos ferirei sete vezes mais, por causa dos vossos pecados. 28 também eu andarei contrariamente para convosco com furor; e vos castigarei sete vezes mais, por causa dos vossos pecados. Levítico 26:24,28 5 E o rei da Assíria subiu por toda a terra, e chegando a Samária sitiou-a por três anos. 6 No ano nono de Oséias, o rei da Assíria tomou Samária, e levou Israel cativo para a Assíria; e fê-los habitar em Hala, e junto a Habor, o rio de Gozã, e nas cidades dos medos. 2 Reis 17:5,6 26 Pelo que o Deus de Israel excitou o espírito de Pul, rei da Assíria, e o espírito de Tilgate-Pilneser, rei da Assíria, que os levaram cativos, a saber: os rubenitas, os gaditas, e a meia tribo de Manassés; e os transportaram para Hala, Habor, Hara, e para o rio de Gozã, onde estão até o dia de hoje. 1 Crônicas 5:26 15 A terra de Zabulom e a terra de Naftali, o caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia dos gentios, Mateus 4:15 15 A terra de Zabulom e a terra de Naftali, o caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia dos gentios, 16 o povo que estava sentado em trevas viu uma grande luz; sim, aos que estavam sentados na região da sombra da morte, a estes a luz raiou. Mateus 4:15,16