Comentário Bíblico
Adventista
Eu sou - (cba)
João 8:12
[Jesus, a luz do mundo, João 8:12-20]. Ver com. de João 1:4-9; João 6:20.
- 12 Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida. 13 Disseram-lhe, pois, os fariseus: Tu dás testemunho de ti mesmo; o teu testemunho não é verdadeiro. 14 Respondeu-lhes Jesus: Ainda que eu dou testemunho de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro; porque sei donde vim, e para onde vou; mas vós não sabeis donde venho, nem para onde vou. 15 Vós julgais segundo a carne; eu a ninguém julgo. 16 E, mesmo que eu julgue, o meu juízo é verdadeiro; porque não sou eu só, mas eu e o Pai que me enviou. 17 Ora, na vossa lei está escrito que o testemunho de dois homens é verdadeiro. 18 Sou eu que dou testemunho de mim mesmo, e o Pai que me enviou, também dá testemunho de mim. 19 Perguntavam-lhe, pois: Onde está teu pai? Jesus respondeu: Não me conheceis a mim, nem a meu Pai; se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai. 20 Essas palavras proferiu Jesus no lugar do tesouro, quando ensinava no templo; e ninguém o prendeu, porque ainda não era chegada a sua hora. João 8:12-20 4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; 5 a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. 6 Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. 7 Este veio como testemunha, a fim de dar testemunho da luz, para que todos cressem por meio dele. 8 Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. 9 Pois a verdadeira luz, que alumia a todo homem, estava chegando ao mundo. João 1:4-9 20 Mas ele lhes disse: Sou eu; não temais. João 6:20
Luz do mundo - (cba)
João 8:12
Assim como a declaração de Jesus quanto à água viva (João 7:37,38) fazia referência à cerimônia de libação de água da Festa dos Tabernáculos, a declaração em que Ele afirma ser a luz do mundo estava, sem dúvida, ligada à cerimônia das luzes. Essa cerimônia é descrita na Mishnah da seguinte forma: “No encerramento do primeiro dia da Festa dos Tabernáculos, eles desciam para o Pátio das Mulheres [uma galeria especialI, onde havia sido feita uma grande proclamação. Havia ali candeeiros de ouro com quatro receptáculos de ouro em cima de cada um deles e quatro escadas [segundo o Talmude os candeeiros tinham 50 côvados de altura] para se subir a eada um deles, e quatro jovens de linhagem sacerdotal, que tinham nas mãos jarras com 120 logues de azeite, despejavam o azeite nos receptáculos.
“Dos calções e cintos gastos dos sacerdotes se faziam pavios e com estes se acendiam as lâmpadas; e não havia um só pátio em Jerusalém que não fosse iluminado pela luz do lugar de onde se extraía a água.
“Homens piedosos e de boas obras costumavam dançar diante deles com tochas acesas em suas mãos e cantar canções e louvores. E levitas sem número, com harpas, liras, címbalos, trombetas e outros instrumentos musicais, estavam lá nos quinze degraus que levavam do Pátio dos Israelitas para o Pátio das Mulheres, correspondendo aos Quinze Cânticos dos Degraus dos Salmos (Salmos 120-134). Era sobre esses degraus que os levitas ficavam com seus instrumentos musicais e cantavam seus cânticos’’ (Sukkah, 5.2-4, ed. Soncino, Talmude, p. 242, 243; cl. DTN, 463; sobre o significado de Jesus como “a verdadeira Luz”, ver com. de João 1:4; cf. DTN, 464, 465).
Nas trevas - (cba)
João 8:12
Em um de seus comentários sobre o livro de Êxodo, os judeus descrevem as palavras da Torah (Lei) como se elas iluminassem a pessoa que se dedica a seu estudo. Quanto àquele que desconhece as palavras da Torah ou não se dedica a seu estudo, o comentário diz: “Ele tropeça numa pedra; depois dá de encontro com um canal, cai nele e bate o rosto no chão - e tudo porque não tem uma lâmpada na mão. (9 mesmo ocorre com o indivíduo que não tem a Torah em si; ele se depara com o pecado, tropeça e morre” (Midrash Rabbah, sobre Êxodo 27:20, cd. Soncino, p. 439).
Os judeus tinham com eles Alguém que era maior do que a Torah, porque Ele próprio a havia dado. Ele era a fonte da luz da Torah (ver PP, 366). Mas os rabis haviam obscurecido por tal forma essa luz com suas tradições que aquele que tentasse andar na luz da Torah conforme interpretada pelos rabis estaria, em realidade, andando em trevas.
Luz da vida - (cba)
João 8:12
Esta frase pode ser interpretada como a luz que é vida, ou que dá vida, ou que tem sua fonte na vida. Jesus não é somente a luz; Ele também é a vida (João 11:25; João 14:6; ver com. de João 1:4). Aquele que O recebe, recebe a vida: “Quem tem o Filho tem a vida” (1 João 5:12, ARC). Em Jesus, “há vida original, não emprestada, não derivada” (DTN, 530). Ele veio à Terra para que os homens “tenham vida, e a tenham com abundância” (João 10:10); “Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no Seu Filho” (1 João 5:11).
- 25 Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá; João 11:25 6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; João 1:4 12 Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. 1 João 5:12 10 O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. João 10:10 11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. 1 João 5:11
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 8:12-16
Cristo é a Luz do mundo. Deus é luz, e Cristo é a imagem do Deus invisível. Um sol ilumina todo o mundo; da mesma maneira, um só Cristo o faz, e não é necessário mais de um. Que masmorra escura o mundo seria se não tivesse o sol! Assim seria sem Jesus, por quem a luz veio ao mundo.
Aqueles que seguem a Cristo não andarão em trevas. Não serão deixados sem o conhecimento das verdades necessárias para impedir o erro destruidor, mas terão as instruções necessárias no caminho do dever, para guardá-los do pecado que condena a todos.
- Veja também

Nossa Alta Vocação, Pág. 11

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 138

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 144

Este Dia com Deus, Pág. 154

Olhando para o Alto, Pág. 157

Refletindo a Cristo, Pág. 159

Nossa Alta Vocação, Pág. 16

Olhando para o Alto, Pág. 171

Exaltai-O, Pág. 238

Nossa Alta Vocação, Pág. 242

Nossa Alta Vocação, Pág. 244

Olhando para o Alto, Pág. 254

Cuidado de Deus, Pág. 276

Jesus Meu Modelo, Pág. 280

Cuidado de Deus, Pág. 302

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 303

O Grande Conflito, Pág. 312

Vida e Ensinos, Pág. 31

Nos Lugares Celestiais, Pág. 328

E Recebereis Poder, Pág. 349

Este Dia com Deus, Pág. 374

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 463

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 464

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 465

O Grande Conflito, Pág. 476

Cristo Triunfante, Pág. 52

Para Conhece-lo, Pág. 79

Para Conhece-lo, Pág. 92

Para Conhece-lo, Pág. 93

Filhas de Deus, Pág. 99
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; 5 a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. 6 Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. 7 Este veio como testemunha, a fim de dar testemunho da luz, para que todos cressem por meio dele. 8 Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. 9 Pois a verdadeira luz, que alumia a todo homem, estava chegando ao mundo. João 1:4-9 19 E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más. João 3:19 5 Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. João 9:5 35 Disse-lhes então Jesus: Ainda por um pouco de tempo a luz está entre vós. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai. João 12:35 2 O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz. Isaías 9:2 6 Eu o Senhor te chamei em justiça; tomei-te pela mão, e te guardei; e te dei por pacto ao povo, e para luz das nações; 7 para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos, e do cárcere os que jazem em trevas. Isaías 42:6,7 6 Sim, diz ele: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te porei para luz das nações, para seres a minha salvação até a extremidade da terra. Isaías 49:6 1 Levanta-te, resplandece, porque é chegada a tua luz, e é nascida sobre ti a glória do Senhor. 2 Pois eis que as trevas cobrirão a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti. 3 E nações caminharão para a tua luz, e reis para o resplendor da tua aurora. Isaías 60:1-3 3 Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra. Oséias 6:3 2 Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo curas nas suas asas; e vós saireis e saltareis como bezerros da estrebaria. Malaquias 4:2 14 para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías: 15 A terra de Zabulom e a terra de Naftali, o caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia dos gentios, 16 o povo que estava sentado em trevas viu uma grande luz; sim, aos que estavam sentados na região da sombra da morte, a estes a luz raiou. Mateus 4:14-16 78 graças à entrenhável misericórdia do nosso Deus, pela qual nos há de visitar a aurora lá do alto, 79 para alumiar aos que jazem nas trevas e na sombra da morte, a fim de dirigir os nossos pés no caminho da paz. Lucas 1:78,79 32 luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo Israel. Lucas 2:32 47 porque assim nos ordenou o Senhor: Eu te pus para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvação até os confins da terra. Atos 13:47 23 isto é, como o Cristo devia padecer, e como seria ele o primeiro que, pela ressurreiçao dos mortos, devia anunciar a luz a este povo e também aos gentios. Atos 26:23 35 Disse-lhes então Jesus: Ainda por um pouco de tempo a luz está entre vós. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai. 46 Eu, que sou a luz, vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. João 12:35,46 28 Sim, tu acendes a minha candeia; o Senhor meu Deus alumia as minhas trevas. Salmos 18:28 11 A luz é semeada para o justo, e a alegria para os retos de coração. Salmos 97:11 10 Quem há entre vós que tema ao Senhor? ouça ele a voz do seu servo. Aquele que anda em trevas, e não tem luz, confie no nome do Senhor, e firme-se sobre o seu Deus. Isaías 50:10 4 Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo; 17 Estes são fontes sem água, névoas levadas por uma tempestade, para os quais está reservado o negrume das trevas. 2 Pedro 2:4,17 6 aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, ele os tem reservado em prisões eternas na escuridão para o juízo do grande dia, 13 ondas furiosas do mar, espumando as suas próprias torpezas, estrelas errantes, para as quais tem sido reservado para sempre o negrume das trevas. Judas 1:6,13 17 Se alguém quiser fazer a vontade de Deus, há de saber se a doutrina é dele, ou se eu falo por mim mesmo. João 7:17 6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 28 Mas Deus livrou a minha alma de ir para a cova, e a minha vida verá a luz. Jó 33:28 19 ele irá ter com a geração de seus pais; eles nunca mais verão a luz Salmos 49:19 24 As nações andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória. Apocalipse 21:24 14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; Mateus 5:14
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Nossa Alta Vocação, Pág. 11

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 138

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 144

Este Dia com Deus, Pág. 154

Olhando para o Alto, Pág. 157

Refletindo a Cristo, Pág. 159

Nossa Alta Vocação, Pág. 16

Olhando para o Alto, Pág. 171

Exaltai-O, Pág. 238

Nossa Alta Vocação, Pág. 242

Nossa Alta Vocação, Pág. 244

Olhando para o Alto, Pág. 254

Cuidado de Deus, Pág. 276

Jesus Meu Modelo, Pág. 280

Cuidado de Deus, Pág. 302

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 303

O Grande Conflito, Pág. 312

Vida e Ensinos, Pág. 31

Nos Lugares Celestiais, Pág. 328

E Recebereis Poder, Pág. 349

Este Dia com Deus, Pág. 374

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 463

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 464

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 465

O Grande Conflito, Pág. 476

Cristo Triunfante, Pág. 52

Para Conhece-lo, Pág. 79

Para Conhece-lo, Pág. 92

Para Conhece-lo, Pág. 93

Filhas de Deus, Pág. 99