Comentário Bíblico
Adventista
Terá [...] intenção de suicidar-Se? - (cba)
João 8:22
A forma da pergunta no grego mostra que se espera resposta negativa. A sugestão é diferente da de João 7:35. Alguns conjecturam que os judeus faziam referência ao “mais escuro lugar do Hades”, o qual, declara Josefo {Guerra dos judeus, iii.8.5), está reservado para os suicidas. O lugar seria inacessível aos vivos.
A pergunta deles não era completamente sem lógica. Jesus morreria, e Sua morte O colocaria além do alcance deles. Mas, Ele iria para o Céu, um lugar que, em sua impenitência, nunca alcançariam, e não para o Hades, como talvez estivessem insinuando. Da mesma forma, a pergunta de João 7:35 era vagamente profética. Após a morte de Jesus, Seus emissários deviam ir aos judeus dispersos entre os gentios, e também ensinar os gentios (Atos 1:8).
- 35 Disseram, pois, os judeus uns aos outros: Para onde irá ele, que não o acharemos? Irá, porventura, à Dispersão entre os gregos, e ensinará os gregos? João 7:35 8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra. Atos 1:8
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 8:21-29
Aqueles que vivem uma vida de incredulidade estarão perdidos para sempre se morrerem na incredulidade. os judeus pertenciam a este mundo mau atual, mas a natureza de Jesus é divina e celestial, de modo que a sua doutrina, o seu reino e as suas bênçãos jamais se adaptariam ao gosto deles. A maldição da lei é retirada, para todos aqueles que se submetem à graça do Evangelho.
Nada, exceto a doutrina da graça de Cristo, será um argumento suficientemente poderoso para fazer com que nos voltemos do pecado a Deus; este Espírito e esta doutrina são dados para que trabalhe somente naqueles que crêem em Cristo. Alguns dizem: Quem é este Jesus? Eles o reconhecem como um profeta, um Mestre excelente, e até mesmo como alguém maior do que uma criatura, mas são incapazes de reconhecê-lo, acima de tudo, como o Deus bendito pelos séculos dos séculos. Isto não será o bastante? Jesus aqui responde à pergunta: Isto tem a finalidade de honrá-lo como Pai? Reconhece que Jesus é a Luz do mundo e a Vida dos homens, e que Ele é um com Deus Pai? Todos saberão, por sua conversão ou em sua condenação, que Ele sempre falou e realizou aquilo que era do agrado do Pai, mesmo quando reivindicava para si mesmo as honras mais excelsas.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 48 Responderam-lhe os judeus: Não dizemos com razão que és samaritano, e que tens demônio? 52 Disseram-lhe os judeus: Agora sabemos que tens demônios. Abraão morreu, e também os profetas; e tu dizes: Se alguém guardar a minha palavra, nunca provará a morte! João 8:48,52 20 Respondeu a multidão: Tens demônio; quem procura matar-te? João 7:20 20 E muitos deles diziam: Tem demônio, e perdeu o juízo; por que o escutais? João 10:20 6 Mas eu sou verme, e não homem; opróbrio dos homens e desprezado do povo. Salmos 22:6 18 Emudeçam os lábios mentirosos, que falam insolentemente contra o justo, com arrogância e com desprezo. Salmos 31:18 4 A nossa alma está sobremodo farta da zomabaria dos arrogantes, e do desprezo dos soberbos. Salmos 123:4 3 Considerai, pois aquele que suportou tal contradição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos canseis, desfalecendo em vossas almas. Hebreus 12:3 13 Saiamos pois a ele fora do arraial, levando o seu opróbrio. Hebreus 13:13 19 E este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: Quem és tu? João 1:19 35 Disseram, pois, os judeus uns aos outros: Para onde irá ele, que não o acharemos? Irá, porventura, à Dispersão entre os gregos, e ensinará os gregos? João 7:35