Comentário Bíblico
Adventista
Verdadeiramente sereis livres - (cba)
João 8:36
Os judeus se consideravam os filhos livres de Abraão e se vangloriavam de sua liberdade (ver com. de João 8:33). Não estavam dispostos a reconhecer a escravidão literal nem a espiritual. Mas a liberdade da qual se gabavam era falsa. Jesus viera para lhes oferecer a verdadeira liberdade (Romanos 8:2; 2 Coríntios 3:17; Gálatas 5:1). Somente é livre quem é livre do pecado. Os que desejam essa liberdade precisam recorrer a Cristo e satisfazer as condições. É a missão e o privilégio especial de Cristo emancipar a todos os que O aceitam. Somente através da liberdade espiritual é que a nação podia alcançar a liberdade política tão almejada.
- 33 Responderam-lhe: Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém; como dizes tu: Sereis livres? João 8:33 2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Romanos 8:2 17 Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade. 2 Coríntios 3:17 1 Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de escravidão. Gálatas 5:1
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Alguns sob o treinamento de Satanás
João 8:31-38
Que dura verdade é dita aqui. Quantos há que se gabam de não estar escravizados a ninguém, quando estão presos ao mais cruel de todos os tiranos. Eles se colocaram sob o treinamento de Satanás e tratam o povo de Deus como ele os instrui. Quantos há que ouvem a palavra da verdade, mas odeiam a mensagem e o mensageiro, porque a verdade os perturba em suas práticas enganosas!
“Falo o que vi com meu Pai”, continuou Cristo, “e fazeis o que viste com vosso pai”. Duas classes são claramente apresentadas nessas palavras - os filhos da luz, que obedecem à verdade, e os filhos das trevas, que rejeitam a verdade ( Manuscrito 136, 1899 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 8:30-36
Um poder tão grande acompanhava as palavras que eram proferidas por nosso Senhor, que muitos se convenceram e professaram que criam nEle. Ele os estimulou para que escutassem os seus ensinos, para que confiassem em suas promessas, e obedecessem os seus mandamentos, apesar de todas as tentações que sofriam para que praticassem o mal. Agindo desta maneira seriam verdadeiramente seus discípulos, e aprenderiam por meio dos ensinos de sua Palavra e de seu Espírito Santo, aonde estão a esperança e a força deles.
Cristo falou de liberdade espiritual; porém, os corações carnais não sentem outros pesares além daqueles que prejudicam o corpo, e que perturbam os seus assuntos mundanos. Se lhes for falado sobre a sua liberdade e daquilo que lhes é próprio, do desperdício ocorrido em suas terras, ou do dano infligido às suas casas, entenderão muito bem. Porém, se lhes for falado sobre a escravidão do pecado, do cativeiro de Satanás, e da liberdade que é concedida por Cristo, do mal que é feito às suas próprias almas, e o risco que existe contra o seu bem-estar eterno, então comportam-se como se alguém estivesse levando coisas estranhas aos seus ouvidos. Jesus recordou-lhes claramente que o homem que pratica qualquer pecado é efetivamente um escravo do pecado, como era o caso da maioria deles. o Senhor Jesus Cristo nos oferece liberdade no Evangelho. Somente Ele tem poder para conceder esta liberdade, e aqueles a quem Cristo liberta, verdadeiramente são livres. Contudo, muitas vezes vemos pessoas que debatem a respeito de muitos tipos de liberdade, enquanto elas mesmas são escravas de alguma luxúria pecaminosa.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 31 Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; 32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:31,32 13 Também de pecados de presunção guarda o teu servo, para que não se assenhoreiem de mim; então serei perfeito, e ficarei limpo de grande transgressão. Salmos 19:13 32 Percorrerei o caminho dos teus mandamentos, quando dilatares o meu coração. 133 Firma os meus passos na tua palavra; e não se apodere de mim iniqüidade alguma. Salmos 119:32,133 24 Acaso tirar-se-ia a presa ao valente? ou serão libertados os cativos de um tirano? 25 Mas assim diz o Senhor: Certamente os cativos serão tirados ao valente, e a presa do tirano será libertada; porque eu contenderei com os que contendem contigo, e os teus filhos eu salvarei. Isaías 49:24,25 1 O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; Isaías 61:1 11 Ainda quanto a ti, por causa do sangue do teu pacto, libertei os teus presos da cova em que não havia água. 12 Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também hoje anuncio que te recompensarei em dobro. Zacarias 9:11,12 18 O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, Lucas 4:18 2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Romanos 8:2 17 Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade. 2 Coríntios 3:17 1 Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de escravidão. Gálatas 5:1