Comentário Bíblico
Adventista
Seu governo - (cba)
Isaías 9:7
Daniel prediz que o reino de Cristo esmiuçará todos os reinos da Terra e "consumirá todos estes reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre" (Daniel 2:44; Apocalipse 11:15). O anjo Gabriel declarou que "o seu reinado não terá fim" (Lucas 1:33).
- 44 Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; nem passará a soberania deste reino a outro povo; mas esmiuçará e consumirá todos esses reinos, e subsistirá para sempre. Daniel 2:44 15 E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos. Apocalipse 11:15 33 e reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. Lucas 1:33
O trono de Davi - (cba)
Isaías 9:7
Ele foi um símbolo de Cristo, e é por meio de Cristo que o trono de Davi será estabelecido para sempre (Gênesis 49:10; 2 Samuel 7:11-13; Salmos 89:3,4,29,36; Salmos 132:11,12; Jeremias 23:5; Jeremias 33:17; Lucas 1:32; ver com. de Deuteronômio 18:15; 1 Crônicas 28:7; Mateus 1:1).
- 10 O cetro não se arredará de Judà, nem o bastão de autoridade dentre seus pés, até que venha aquele a quem pertence; e a ele obedecerão os povos. Gênesis 49:10 11 e como desde o dia em que ordenei que houvesse juízes sobre o meu povo Israel. A ti, porém, darei descanso de todos os teus inimigos. Também o Senhor te declara que ele te fará casa. 12 Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, que sair das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino. 13 Este edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino. 2 Samuel 7:11-13 3 Fiz um pacto com o meu escolhido; jurei ao meu servo Davi: 4 Estabelecerei para sempre a tua descendência, e firmarei o teu trono por todas as gerações. 29 Farei que subsista para sempre a sua descendência, e o seu trono como os dias dos céus. 36 A sua descendência subsistirá para sempre, e o seu trono será como o sol diante de mim; Salmos 89:3,4,29,36 11 O Senhor jurou a Davi com verdade, e não se desviará dela: Do fruto das tuas entranhas porei sobre o teu trono. 12 Se os teus filhos guardarem o meu pacto, e os meus testemunhos, que eu lhes hei de ensinar, também os seus filhos se assentarão perpetuamente no teu trono. Salmos 132:11,12 5 Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e procederá sabiamente, executando o juízo e a justiça na terra. Jeremias 23:5 17 Pois assim diz o Senhor: Nunca faltará a Davi varão que se assente sobre o trono da casa de Israel; Jeremias 33:17 32 Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai; Lucas 1:32 15 O Senhor teu Deus te suscitará do meio de ti, dentre teus irmãos, um profeta semelhante a mim; a ele ouvirás; Deuteronômio 18:15 7 Estabelecerei o seu reino para sempre, se ele perseverar em cumprir os meus mandamentos e os meus juízos, como o faz no dia de hoje. 1 Crônicas 28:7 1 Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Mateus 1:1
O juízo e a justiça - (cba)
Isaías 9:7
Literalmente, "com justiça e com retidão" (ver Isaías 11:4,5; Isaías 16:5).
- 4 mas julgará com justiça os pobres, e decidirá com eqüidade em defesa dos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará o ímpio. 5 A justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins. Isaías 11:4,5 5 então um trono será estabelecido em benignidade, e sobre ele no tabernáculo de Davi se assentará em verdade um que julgue, e que procure a justiça e se apresse a praticar a retidão. Isaías 16:5
O zelo - (cba)
Isaías 9:7
Por que o Senhor fará tudo isso? Ele é movido por zelo santo e ardente, por um espírito de amor. O seu amor não pode permanecer inativo. Quando Ele pensa no ser humano perdido em pecado, isso o impulsiona a realizar obras de graça e perdão. Não há poder maior que o amor, nada que possa mover alguém a fazer maior sacrifício ou mais vigoroso serviço. O amor todoabrangente de Cristo O move a governar com espírito de serviço abnegado, com "juízo e justiça".
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Isaías 9:1-7
Os sírios e os assírios primeiro assolaram os paises aqui mencionados, e essa região foi primeiramente favorecida com a pregação de Cristo. Aqueles a quem falta o Evangelho andam em trevas e em perigo supremo. Porém, quando o Evangelho chega a algum lugar ou a uma alma, chega a luz. oremos com fervor para que o Evangelho possa brilhar em nosso coração e nos fazer sábios para a salvação. o Evangelho traz gozo consigo. os que desejam ter gozo devem ter a expectativa de trabalhar arduamente, como o agricultor antes de ter o gozo da colheita; e devem estar prontos a suportar duro conflito, como o soldado antes de repartir o despojo.
Os judeus foram libertos do jugo de muitos opressores; este é o sinal da libertação do crente do jugo de Satanás. A limpeza das almas dos crentes do poder e da contaminação do pecado será efetuada pela obra do Espírito santo, como fogo purificador. Estas grandes coisas serão realizadas para a Igreja pelo Messias Emanuel. o filho havia nascido: era certo; e a Igreja, antes que Cristo viesse a este mundo em forma humana, se beneficiou por sua obra. Esta é uma profecia que se refere a Ele e ao seu Reino, a qual aqueles que esperam a consolação de Israel lêem com prazer. Este filho nasceu para proveito dos homens pecadores, e todos os crentes, desde o começo até o fim do mundo.
Com justiça se chama Maravilhoso, porque é Deus e homem. seu amor é admirado pelos anjos e pelos santos glorificados. Ele é o Conselheiro porque conhece os conselhos de Deus desde a eternidade; e Ele dá conselhos aos homens, conselhos que resultam em nosso bem estar. Ele é Maravilhoso e Conselheiro; ninguém ensina como Ele. É Deus, o Todo-Poderoso. Tal é a obra do Mediador, que nenhum poder menor que o do Deus Todo-Poderoso poderia fazer com que acontecesse. É Deus, um com o Pai. Como Príncipe da Paz nos reconcilia com Deus; é o Doador da paz no coração e na consciência; quando o seu reino estiver plenamente estabelecido, os homens não aprenderão mais a guerrear.
O principado está sobre Ele, que levará esta carga. Coisas gloriosas são ditas a respeito do reino de Cristo. Não há fim para o aumento da paz, porque a felicidade dos súditos durará para sempre.
A plena harmonia desta profecia com a doutrina do Novo Testamento, demonstra que os profetas judeus e os mestres cristãos tinham o mesmo ponto de vista sobre a pessoa e a salvação do Messias. A qual rei ou reino terreno estas palavras podem ser aplicadas? Então, oh Senhor, dá-te a conhecer ao teu povo por todo nome de amor e em todo caráter glorioso. Aumenta a graça no coração de todos os teus redimidos na terra.
- Veja também

Profetas e Reis, Pág. 688

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 93
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 16 A tua casa, porém, e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para sempre. 2 Samuel 7:16 8 Pede-me, e eu te darei as nações por herança, e as extremidades da terra por possessão. Salmos 2:8 8 Domine de mar a mar, e desde o Rio até as extremidades da terra. 9 Inclinem-se diante dele os seus adversários, e os seus inimigos lambam o pó. 10 Paguem-lhe tributo os reis de Társis e das ilhas; os reis de Sabá e de Seba ofereçam-lhe dons. 11 Todos os reis se prostrem perante ele; todas as nações o sirvam. Salmos 72:8-11 35 Uma vez para sempre jurei por minha santidade; não mentirei a Davi. 36 A sua descendência subsistirá para sempre, e o seu trono será como o sol diante de mim; 37 será estabelecido para sempre como a lua, e ficará firme enquanto o céu durar. Salmos 89:35-37 15 Naqueles dias e naquele tempo farei que brote a Davi um Renovo de justiça; ele executará juízo e justiça na terra. 16 Naqueles dias Judá será salvo e Jerusalém habitará em segurança; e este é o nome que lhe chamarão: O SENHOR É NOSSA JUSTIÇA. 17 Pois assim diz o Senhor: Nunca faltará a Davi varão que se assente sobre o trono da casa de Israel; 18 nem aos sacerdotes levíticos faltará varão diante de mim para oferecer holocaustos, e queimar ofertas de cereais e oferecer sacrifícios continuamente. 19 E veio a palavra do Senhor a Jeremias, dizendo: 20 Assim diz o Senhor: se puderdes invalidar o meu pacto com o dia, e o meu pacto com a noite, de tal modo que não haja dia e noite a seu tempo, 21 também se poderá invalidar o meu pacto com Davi, meu servo, para que não tenha filho que reine no seu trono; como também o pacto com os sacerdotes levíticos, meus ministros. Jeremias 33:15-21 35 Então foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como a pragana das eiras no estio, e o vento os levou, e não se podia achar nenhum vestígio deles; a pedra, porém, que feriu a estátua se tornou uma grande montanha, e encheu toda a terra. 44 Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; nem passará a soberania deste reino a outro povo; mas esmiuçará e consumirá todos esses reinos, e subsistirá para sempre. Daniel 2:35,44 14 E foi-lhe dado domínio, e glória, e um reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. 27 O reino, e o domínio, e a grandeza dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo. O seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão. Daniel 7:14,27 32 Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai; 33 e reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. Lucas 1:32,33 24 Então virá o fim quando ele entregar o reino a Deus o Pai, quando houver destruído todo domínio, e toda autoridade e todo poder. 25 Pois é necessário que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo de seus pés. 26 Ora, o último inimigo a ser destruído é a morte. 27 Pois se lê: Todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz: Todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas. 28 E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o próprio Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos. 1 Coríntios 15:24-28 3 E deleitar-se-á no temor do Senhor; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem decidirá segundo o ouvir dos seus ouvidos; 4 mas julgará com justiça os pobres, e decidirá com eqüidade em defesa dos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará o ímpio. 5 A justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins. Isaías 11:3-5 1 Eis que reinará um rei com justiça, e com retidão governarão príncipes. 2 um varão servirá de abrigo contra o vento, e um refúgio contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra duma grande penha em terra sedenta. Isaías 32:1,2 4 E em tua majestade cavalga vitoriosamente pela causa da verdade, da mansidão e da justiça, e a tua destra te ensina coisas terríveis. 5 As tuas flechas são agudas no coração dos inimigos do rei; os povos caem debaixo de ti. 6 O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos; cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. Salmos 45:4-6 1 Ó Deus, dá ao rei os teus juízes, e a tua justiça ao filho do rei. 2 Julgue ele o teu povo com justiça, e os teus pobres com eqüidade. 3 Que os montes tragam paz ao povo, como também os outeiros, com justiça. 7 Nos seus dias floreça a justiça, e haja abundância de paz enquanto durar a lua. Salmos 72:1-3,7 8 Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. Hebreus 1:8 11 E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava montado nele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga a peleja com justiça. Apocalipse 19:11 32 Porque de Jerusalém sairá o restante, e do monte Sião os que escaparam; o zelo do Senhor dos exércitos fará isso. Isaías 37:32 16 E viu que ninguém havia, e maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; pelo que o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve; 17 vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pôs na cabeça o capacete da salvação; e por vestidura pôs sobre si vestes de vingança, e cobriu-se de zelo, como de um manto. Isaías 59:16,17 4 Porque o dia da vingança estava no meu coração, e o ano dos meus remidos é chegado. 5 Olhei, mas não havia quem me ajudasse; e admirei-me de não haver quem me sustivesse; pelo que o meu próprio braço me trouxe a vitória; e o meu furor é que me susteve. 6 Pisei os povos na minha ira, e os embriaguei no meu furor; e derramei sobre a terra o seu sangue. Isaías 63:4-6 31 Porque de Jerusalém sairá o restante, e do monte Sião os que escaparem; o zelo do Senhor fará isto. 2 Reis 19:31 21 Mas eu os poupei por amor do meu santo nome, que a casa de Israel profanou entre as nações para onde foi. 22 Dize portanto à casa de Israel: Assim diz o Senhor Deus: Não é por amor de vós que eu faço isto, o casa de Israel; mas em atenção ao meu santo nome, que tendes profanado entre as nações para onde fostes; 23 e eu santificarei o meu grande nome, que foi profanado entre as nações, o qual profanastes no meio delas; e as nações saberão que eu sou o Senhor, diz o Senhor Deus, quando eu for santificado aos seus olhos. Ezequiel 36:21-23 5 então um trono será estabelecido em benignidade, e sobre ele no tabernáculo de Davi se assentará em verdade um que julgue, e que procure a justiça e se apresse a praticar a retidão. Isaías 16:5 4 mas julgará com justiça os pobres, e decidirá com eqüidade em defesa dos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará o ímpio. 5 A justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins. Isaías 11:4,5 3 A cana trilhada, não a quebrará, nem apagará o pavio que fumega; em verdade trará a justiça; 4 não faltará nem será quebrantado, até que ponha na terra a justiça; e as ilhas aguardarão a sua lei. Isaías 42:3,4