Comentário Bíblico
Adventista
Visto como - (cba)
2 Pedro 1:3
Ou, “visto que”. As palavras que se seguem são uma expansão do pensamento de que a graça e a paz vêm do conhecimento pessoal de Deus e de Cristo (2 Pedro 1:2).
Seu divino poder - (cba)
2 Pedro 1:3
Ou seja, o poder divino de Cristo, pois Ele é a última pessoa a que se refere em 2 Pedro 1:2, e considerando que Ele é chamado de “Deus", em 2 Pedro 1:1. A palavra para “divino” (theios) é usada no NT somente aqui, em 2 Pedro 1:4 e em Atos 17:29, em que é traduzida como “Deus”. A palavra para “poder”, dynamis (ver com. de Atos 1:8), é encontrada em combinação com theios em inscrições gregas do primeiro século d.C. Portanto, Pedro emprega um termo com o qual seus leitores, sem dúvida, estavam acostumados. Aqui, ele está enfatizando o poder e a majestade do Senhor, como o faz em outros versículos (2 Pedro 1:11,16,17), e mostra o que o poder de seu Senhor é capaz de fazer por nós.
- 2 Graça e paz vos sejam multiplicadas no pleno conhecimento de Deus e de Jesus nosso Senhor; 2 Pedro 1:2 1 Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo: 2 Pedro 1:1 4 pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. 2 Pedro 1:4 29 Sendo nós, pois, geração de Deus, não devemos pensar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida pela arte e imaginação do homem. Atos 17:29 8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra. Atos 1:8 11 Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. 16 Porque não seguimos fábulas engenhosas quando vos fizemos conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, pois nós fôramos testemunhas oculares da sua majestade. 17 Porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando pela Glória Magnífica lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; 2 Pedro 1:11,16,17
Doadas - (cba)
2 Pedro 1:3
Do gr. dõreõ, “apresentar um presente”, "doar", palavra mais forte do que a habitual didõtni, "dar”.
Todas as coisas - (cba)
2 Pedro 1:3
Um lembrete de que o Senhor não reteve nenhuma ajuda necessária à salvação.
Vida - (cba)
2 Pedro 1:3
Ou seja, a vida espiritual, como se exige do cristão, e também a vida física (Atos 17:25,28).
Piedade - (cba)
2 Pedro 1:3
Do gr. eusebeia, "religião”, a conduta cristã (ver com. de 1 Timóteo 2:2). Os dons são concedidos por Cristo a fim de que Seus seguidores atinjam os padrões estabelecidos para eles. A vida vitoriosa não pode ser vivida sem os dons, por isso, cabe a nós aceitá-los e usá-los.
Conhecimento - (cba)
2 Pedro 1:3
Do gr. epignõsis (ver com. de 2 Pedro 1:2).
Aquele que vos chamou - (cba)
2 Pedro 1:3
Isto pode se referir tanto ao Pai, que, em geral, no NT é Aquele que chama os cristãos (Romanos 8:30), quanto ao Filho, que chamou os discípulos (Marcos 3:13) e os pecadores (Mateus 9:13). Qualquer distinção não teria efeito prático, uma vez que tanto o Pai quanto o Filho Se unem no chamado. O chamado de qualquer um dEles é igualmente eficaz.
- 30 e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou. Romanos 8:30 13 Depois subiu ao monte, e chamou a si os que ele mesmo queria; e vieram a ele. Marcos 3:13 13 Ide, pois, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifícios. Porque eu não vim chamar justos, mas pecadores. Mateus 9:13
Glória e virtude - (cba)
2 Pedro 1:3
Literalmente, "por meio de Sua glória e virtude". A palavra traduzida como “virtude" {arete) pode ser “bondade” ou “excelência" (ver com. de Filipenses 4:8; 1 Pedro 2:9). A frase em questão apoia a aplicação a Cristo das palavras "Aquele que vos chamou", visto que é essencialmente a própria glória e virtude de Cristo que o cristão se esforça por alcançar. A visão do Cristo “exaltado” estimula as pessoas a abandonar o pecado e buscar as gloriosas qualidades oferecidas pelo Salvador.
- 8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4:8 9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 1 Pedro 2:9
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
nos têm sido doadas todas as coisas
2 Pedro 1:3
Deus fez provisão plena para nossa vida spiritual. Ela é recebida por meio de Jesus.
Sem Paradas na Vida Cristã
2 Pedro 1:1-3
Que grande tema este é para contemplação - a justiça de Deus e nosso Salvador Jesus Cristo. Contemplar a Cristo e Sua justiça não deixa espaço para a justiça própria, para a glorificação do eu. Neste capítulo, não há paralisação. Há um avanço contínuo em cada etapa do conhecimento de Cristo ( Carta 43, 1895 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Pedro 1:1-11
A fé une verdadeiramente Cristo ao crente fraco e ao forte, e purifica totalmente o coração de um e do outro; todo crente sincero é justificado aos olhos de Deus por sua fé. A fé trabalha a favor da santidade, e produz efeitos na alma que nenhuma outra graça pode produzir. Em Cristo habita toda a plenitude e o perdão, a paz, a graça e o conhecimento, e os novos princípios nos são assim dados por meio do Espírito Santo.
As promessas para aqueles que são participantes da natureza divina nos farão inquirir se são realmente renovadas no espírito de nossa mente; transformemos todas estas promessas em orações pela graça transformadora e purificadora do Espírito Santo. O crente deve acrescentar conhecimento à sua virtude, incrementar a familiaridade com toda a verdade e a vontade de Deus. Devemos acrescentar temperança ao conhecimento, moderação pelas coisas mundanas, e à temperança devemos acrescentar paciência, ou a alegra sujeição à vontade de Deus.
A tribulação produz a paciência pela qual suportamos todas as calamidades e as cruzes, em silêncio e submissão. À paciência devemos acrescentar piedade: isto inclui os santos afetos e disposições encontrados no verdadeiro adorador de Deus, com terno afeto por todos os seus semelhantes cristãos que são filhos do mesmo Pai, servos do mesmo Senhor, membros da mesma família, viajantes para o mesmo país, herdeiros do mesmo legado. Portanto, os cristãos devem trabalhar para alcançar a garantia de sua vocação e eleição, crendo e fazendo o bem; esforçar-se nisto cuidadosamente é um argumento firme da graça e da misericórdia de Deus, que os sustenta para que não caiam completamente.
Aqueles que são diligentes na obra da fé terão uma entrada triunfal no reino eterno onde Cristo reina, e reinarão com Ele para sempre e eternamente; e é praticando toda a boa obra que devemos esperar entrar no céu.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 530

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 116

Olhando para o Alto, Pág. 133

Para Conhece-lo, Pág. 156

Exaltai-O, Pág. 168

Cristo Triunfante, Pág. 215

Cristo Triunfante, Pág. 225

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 235

Olhando para o Alto, Pág. 279

Este Dia com Deus, Pág. 303

Refletindo a Cristo, Pág. 306

A Ciência do Bom Viver, Pág. 409

Atos dos Apóstolos, Pág. 531

Minha Consagração Hoje, Pág. 88
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 3 O teu povo apresentar-se-á voluntariamente no dia do teu poder, em trajes santos; como vindo do próprio seio da alva, será o orvalho da tua mocidade. Salmos 110:3 18 E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Mateus 28:18 2 assim como lhe deste autoridade sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos aqueles que lhe tens dado. João 17:2 9 e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo. 2 Coríntios 12:9 19 e qual a suprema grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, 20 que operou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita nos céus, 21 muito acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; Efésios 1:19-21 16 porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. Colossenses 1:16 3 sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas, Hebreus 1:3 11 Porquanto o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão. Salmos 84:11 32 Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas? Romanos 8:32 21 Portanto ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso; 22 seja Paulo, ou Apolo, ou Cefas; seja o mundo, ou a vida, ou a morte; sejam as coisas presentes, ou as vindouras, tudo é vosso, 23 e vós de Cristo, e Cristo de Deus. 1 Coríntios 3:21-23 8 Pois o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, visto que tem a promessa da vida presente e da que há de vir. 1 Timóteo 4:8 2 Graça e paz vos sejam multiplicadas no pleno conhecimento de Deus e de Jesus nosso Senhor; 2 Pedro 1:2 3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste. João 17:3 28 E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 29 Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos; 30 e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou. Romanos 8:28-30 24 os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios? Romanos 9:24 9 Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor. 1 Coríntios 1:9 1 Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, 4 Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Efésios 4:1,4 12 exortando-vos e consolando-vos, e instando que andásseis de um modo digno de Deus, o qual vos chama ao seu reino e glória. 1 Tessalonicenses 2:12 7 Porque Deus não nos chamou para a imundícia, mas para a santificação. 1 Tessalonicenses 4:7 14 e para isso vos chamou pelo nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo. 2 Tessalonicenses 2:14 9 que nos salvou, e chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e a graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos, 2 Timóteo 1:9 15 mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento; 1 Pedro 1:15 9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 21 Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas. 1 Pedro 2:9,21 9 não retribuindo mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; porque para isso fostes chamados, para herdardes uma bênção. 1 Pedro 3:9 10 E o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, confirmar e fortalecer. 1 Pedro 5:10 5 E por isso mesmo vós, empregando toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, 2 Pedro 1:5 11 Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseres te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa. Rute 3:11 4 A mulher virtuosa é a coroa do seu marido; porém a que procede vergonhosamente é como apodrecimento nos seus ossos. Provérbios 12:4 10 Álefe. Mulher virtuosa, quem a pode achar? Pois o seu valor muito excede ao de jóias preciosas. 29 Reche. Muitas mulheres têm procedido virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas. Provérbios 31:10,29 8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4:8 5 que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a fé, para a salvação que está preparada para se revelar no último tempo; 1 Pedro 1:5 8 sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo, Filipenses 3:8 2 Graça e paz vos sejam multiplicadas no pleno conhecimento de Deus e de Jesus nosso Senhor; 8 Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, elas não vos deixarão ociosos nem infrutíferos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. 2 Pedro 1:2,8 20 Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo pelo pleno conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, ficam de novo envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior que o primeiro. 2 Pedro 2:20
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 530

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 116

Olhando para o Alto, Pág. 133

Para Conhece-lo, Pág. 156

Exaltai-O, Pág. 168

Cristo Triunfante, Pág. 215

Cristo Triunfante, Pág. 225

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 235

Olhando para o Alto, Pág. 279

Este Dia com Deus, Pág. 303

Refletindo a Cristo, Pág. 306

A Ciência do Bom Viver, Pág. 409

Atos dos Apóstolos, Pág. 531

Minha Consagração Hoje, Pág. 88