Comentário Bíblico
Adventista
Graça e paz - (cba)
2 Pedro 1:2
Ver com. de Romanos 1:7; 2 Coríntios 1:2.
- 7 a todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados para serdes santos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Romanos 1:7 2 Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 2 Coríntios 1:2
Sejam multiplicadas - (cba)
2 Pedro 1:2
Os leitores já possuíam graça e paz. Então, o apóstolo deseja que eles obtenham ainda mais provisoes desses dons celestiais (ver 2 Pedro 3:18).
No pleno conhecimento - (cba)
2 Pedro 1:2
Ou, “no conhecimento”. A palavra aqui usada para “conhecimento” (epignõsis) é mais enfática do que a forma substantiva simples (gnõsis), e sugere um conhecimento mais amplo e mais perfeito, resultado da contemplação do objeto estudado. Esse conhecimento influencia a vida de quem o obtém. Quando se centra no Pai e no Filho, traz graça abundante e paz ao coração. O apóstolo está ciente da eficácia desse epignõsis, e se refere a ele quatro vezes nesta epístola (2 Pedro 1:2,3,8; 2 Pedro 2:20).
- 2 Graça e paz vos sejam multiplicadas no pleno conhecimento de Deus e de Jesus nosso Senhor; 3 visto como o seu divino poder nos tem dado tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou por sua própria glória e virtude; 8 Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, elas não vos deixarão ociosos nem infrutíferos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. 2 Pedro 1:2,3,8 20 Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo pelo pleno conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, ficam de novo envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior que o primeiro. 2 Pedro 2:20
De Deus e de Jesus - (cba)
2 Pedro 1:2
Em contraste com a frase similar em 2 Pedro 1:1, a construção grega aqui indica que o apóstolo se refere tanto ao Pai quanto ao Filho.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Sem Paradas na Vida Cristã
2 Pedro 1:1-3
Que grande tema este é para contemplação - a justiça de Deus e nosso Salvador Jesus Cristo. Contemplar a Cristo e Sua justiça não deixa espaço para a justiça própria, para a glorificação do eu. Neste capítulo, não há paralisação. Há um avanço contínuo em cada etapa do conhecimento de Cristo ( Carta 43, 1895 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Pedro 1:1-11
A fé une verdadeiramente Cristo ao crente fraco e ao forte, e purifica totalmente o coração de um e do outro; todo crente sincero é justificado aos olhos de Deus por sua fé. A fé trabalha a favor da santidade, e produz efeitos na alma que nenhuma outra graça pode produzir. Em Cristo habita toda a plenitude e o perdão, a paz, a graça e o conhecimento, e os novos princípios nos são assim dados por meio do Espírito Santo.
As promessas para aqueles que são participantes da natureza divina nos farão inquirir se são realmente renovadas no espírito de nossa mente; transformemos todas estas promessas em orações pela graça transformadora e purificadora do Espírito Santo. O crente deve acrescentar conhecimento à sua virtude, incrementar a familiaridade com toda a verdade e a vontade de Deus. Devemos acrescentar temperança ao conhecimento, moderação pelas coisas mundanas, e à temperança devemos acrescentar paciência, ou a alegra sujeição à vontade de Deus.
A tribulação produz a paciência pela qual suportamos todas as calamidades e as cruzes, em silêncio e submissão. À paciência devemos acrescentar piedade: isto inclui os santos afetos e disposições encontrados no verdadeiro adorador de Deus, com terno afeto por todos os seus semelhantes cristãos que são filhos do mesmo Pai, servos do mesmo Senhor, membros da mesma família, viajantes para o mesmo país, herdeiros do mesmo legado. Portanto, os cristãos devem trabalhar para alcançar a garantia de sua vocação e eleição, crendo e fazendo o bem; esforçar-se nisto cuidadosamente é um argumento firme da graça e da misericórdia de Deus, que os sustenta para que não caiam completamente.
Aqueles que são diligentes na obra da fé terão uma entrada triunfal no reino eterno onde Cristo reina, e reinarão com Ele para sempre e eternamente; e é praticando toda a boa obra que devemos esperar entrar no céu.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 530

Conselhos sobre a Educação, Pág. 134

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 142

Olhando para o Alto, Pág. 166

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 182

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 269

Refletindo a Cristo, Pág. 287

Exaltai-O, Pág. 320

Olhando para o Alto, Pág. 36

E Recebereis Poder, Pág. 42

Nossa Alta Vocação, Pág. 62

Refletindo a Cristo, Pág. 92
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 24 O Senhor te abençoe e te guarde; 25 o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; 26 o Senhor levante sobre ti o seu rosto, e te dê a paz. Números 6:24-26 1 Nabucodonozor rei, a todos os povos, nações, e línguas, que moram em toda a terra: Paz vos seja multiplicada. Daniel 4:1 25 Então o rei Dario escreveu a todos os povos, nações e línguas que moram em toda a terra: Paz vos seja multiplicada. Daniel 6:25 7 a todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados para serdes santos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Romanos 1:7 2 eleitos segundo a presciência de Deus Pai, na santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. 1 Pedro 1:2 2 Misericórdia, paz e amor vos sejam multiplicados. Judas 1:2 4 João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça a vós e paz da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; Apocalipse 1:4 18 antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade. 2 Pedro 3:18 11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo justo justificará a muitos, e as iniqüidades deles levará sobre si. Isaías 53:11 22 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Lucas 10:22 3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste. João 17:3 6 Porque Deus, que disse: Das trevas brilhará a luz, é quem brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo. 2 Coríntios 4:6 20 Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro; e nós estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. 21 Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. 1 João 5:20,21 8 sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo, Filipenses 3:8 3 visto como o seu divino poder nos tem dado tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou por sua própria glória e virtude; 8 Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, elas não vos deixarão ociosos nem infrutíferos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. 2 Pedro 1:3,8 20 Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo pelo pleno conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, ficam de novo envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior que o primeiro. 2 Pedro 2:20
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 530

Conselhos sobre a Educação, Pág. 134

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 142

Olhando para o Alto, Pág. 166

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 182

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 269

Refletindo a Cristo, Pág. 287

Exaltai-O, Pág. 320

Olhando para o Alto, Pág. 36

E Recebereis Poder, Pág. 42

Nossa Alta Vocação, Pág. 62

Refletindo a Cristo, Pág. 92