Comentário Bíblico
Adventista
Que disse: Das trevas resplandecerá a luz - (cba)
2 Coríntios 4:6
Deus trouxe a luz à existência com uma simples ordem (ver com. de Gênesis 1:3; Salmos 33:6,9). As primeiras palavras registradas de Deus trouxeram luz onde havia apenas trevas (Gênesis 1:2). Deus não criou apenas a luz natural, Ele enviou Seu Filho para ser “a luz do mundo” (João 8:12). Toda luz física, intelectual, moral e espiritual se originam no Pai da luz (Tiago 1:17). Ele Se cobre “de luz como de um manto” (Salmos 104:2). Apropria natureza de Deus é luminosa (Tiago 1:17; João 1:4,5; ver com. de João 1:4,5,9,14).
- 3 Disse Deus: haja luz. E houve luz. Gênesis 1:3 6 Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo sopro da sua boca. 9 Pois ele falou, e tudo se fez; ele mandou, e logo tudo apareceu. Salmos 33:6,9 2 A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas. Gênesis 1:2 12 Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida. João 8:12 17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Tiago 1:17 2 tu que te cobres de luz como de um manto, que estendes os céus como uma cortina. Salmos 104:2 4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; 5 a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. João 1:4,5 4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; 5 a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. 9 Pois a verdadeira luz, que alumia a todo homem, estava chegando ao mundo. 14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. João 1:4,5,9,14
Resplandeceu - (cba)
2 Coríntios 4:6
Do gr. lampõ, “brilhar”. Aquele que criou o sol para iluminar as trevas primitivas deste mundo também fornece a luz da verdade para iluminar as mentes entenebrecidas (Salmos 119:105). Assim como a Palavra de Deus trouxe luz a um mundo escuro, a Palavra viva, como anunciada na Palavra escrita, ordena que a luz celestial brilhe nas mentes obscurecidas. Está além do poder, habilidade e sabedoria humanas produzir tal luz.
A forma do verbo no grego sugere que Paulo pode se referir aqui à experiência pessoal no passado, sua própria conversão. Paulo, então, contemplou Cristo em Sua forma glorificada, e a luz do rosto de Cristo brilhou sobre ele. Mais tarde, as escamas caíram de seus olhos e de sua mente (Atos 9:3-18). Pela primeira vez, Cristo lhe apareceu como realmente era, Salvador e Senhor, e Paulo se tornou um novo homem. A escuridão de seu ser foi dissipada (Atos 9:17,18; Atos 26:16-18).
- 3 Mas, seguindo ele viagem e aproximando-se de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu; 4 e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? 5 Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; 6 mas levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te cumpre fazer. 7 Os homens que viajavam com ele quedaram-se emudecidos, ouvindo, na verdade, a voz, mas não vendo ninguém. 8 Saulo levantou-se da terra e, abrindo os olhos, não via coisa alguma; e, guiando-o pela mão, conduziram-no a Damasco. 9 E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu. 10 Ora, havia em Damasco certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! Respondeu ele: Eis-me aqui, Senhor. 11 Ordenou-lhe o Senhor: Levanta-te, vai à rua chamada Direita e procura em casa de Judas um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando; 12 e viu um homem chamado Ananias entrar e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista. 13 Respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; 14 e aqui tem poder dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome. 15 Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome perante os gentios, e os reis, e os filhos de Israel; 16 pois eu lhe mostrarei quanto lhe cumpre padecer pelo meu nome. 17 Partiu Ananias e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, enviou-me para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. 18 Logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista: então, levantando-se, foi batizado. Atos 9:3-18 17 Partiu Ananias e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, enviou-me para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. 18 Logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista: então, levantando-se, foi batizado. Atos 9:17,18 16 mas levanta-te e põe-te em pé; pois para isto te apareci, para te fazer ministro e testemunha tanto das coisas em que me tens visto como daquelas em que te hei de aparecer; 17 livrando-te deste povo e dos gentios, aos quais te envio, 18 para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deus, para que recebam remissão de pecados e herança entre aqueles que são santificados pela fé em mim. Atos 26:16-18
Para iluminação. De acordo com a construção grega desta passagem, o propósito de Deus em brilhar no coração humano é comunicar luz, o propósito da luz é familiarizá-lo com o conhecimento da glória divina, e o propósito do conhecimento da glória divina é salvá-lo.
Na face - (cba)
2 Coríntios 4:6
A mesma glória refletida no rosto de Moisés havia sido então vista no rosto de Cristo (ver com. de Mateus 17:2; Lucas 2:48; João 1:14; 2 Pedro 1:17,18). Cristo é a completa revelação da glória de Seu Pai, a encarnação de toda a excelência divina. Todas as outras revelações foram parciais e imperfeitas.
- 2 e foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. Mateus 17:2 48 Quando o viram, ficaram maravilhados, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que procedeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos. Lucas 2:48 14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. João 1:14 17 Porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando pela Glória Magnífica lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; 18 e essa voz, dirigida do céu, ouvimo-la nós mesmos, estando com ele no monte santo. 2 Pedro 1:17,18
No rosto de Jesus Cristo, as pessoas podiam ver a luz de Deus pura, perfeita e plena.
Paulo reconhecia a glória de Deus na criação e na lei, mas então ele percebia a perfeita exibição da divina glória no rosto e na pessoa de Jesus Cristo. Foi isso que conquistou seu coração e sua devoção permanentes. Apenas em Jesus Cristo e por meio dEle é que a pessoa se torna colaboradora da natureza divina e, assim, da glória divina.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
O poder enfeitiçante de Satanás
2 Coríntios 4:3-6
Ver 2 Coríntios 2:11; João 15:3. A justiça exige que o pecado não seja meramente perdoado, mas que a pena de morte seja executada. Deus, na dádiva de Seu Filho unigênito, atendeu a esses dois requisitos. Morrendo em lugar do homem, Cristo esgotou a penalidade e providenciou o perdão.
- 11 porque não ignoramos as suas maquinações. 2 Coríntios 2:11 3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. João 15:3
O homem, por meio do pecado, foi separado da vida de Deus. Sua alma é paralisada pelas maquinações de Satanás, o autor do pecado. Por si mesmo, ele é incapaz de sentir o pecado, incapaz de apreciar e se apropriar da natureza divina. Se estivesse ao seu alcance, nada haveria que seu coração natural o desejasse. O poder encantador de Satanás está sobre ele. Todos os subterfúgios engenhosos que o diabo pode sugerir são apresentados à sua mente para impedir todo bom impulso. Todas as faculdades e poderes dados a ele por Deus foram usados como uma arma contra o Benfeitor divino. Portanto, embora o ame, Deus não pode conceder com segurança os dons e as bênçãos que deseja conceder.
Mas Deus não será derrotado por Satanás. Ele enviou Seu Filho ao mundo, para que, tomando a forma e a natureza humanas, a humanidade e a divindade combinadas Nele elevassem o homem na escala do valor moral para com Deus.
Não há outro caminho para a salvação do homem. “Sem mim”, disse Cristo, “nada podeis fazer”. Por meio de Cristo, e somente de Cristo, as fontes da vida podem vitalizar a natureza do homem, transformar seus gostos e fazer fluir suas afeições para o céu. Por meio da união do divino com a natureza humana, Cristo poderia iluminar o entendimento e infundir Suas propriedades vivificantes por meio da alma morta em ofensas e pecados ( Manuscrito 50, 1900 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Coríntios 4:1-7
Os maiores e melhores homens desmaiarão se não receberem a misericórdia de Deus. Podemos confiar nessa misericórdia que nos tem socorrido, levantado e levado adiante até agora, para que nos ajude até o fim. Os apóstolos não tinham intenções más e baixas, disfarçadas sob pretextos superficiais de justiça e bondade. Não agiram de modo a fazer com que o seu ministério fosse útil apenas para algumas pessoas. A sinceridade ou a retidão guardará a opinião favorável dos homens sábios e bons. Cristo, por seu Evangelho, faz uma revelação gloriosa à mente dos homens, mas o desígnio do Diabo é manter os homens na ignorância; quando não pode manter a luz do Evangelho de Cristo fora do mundo, não poupa esforços para manter os homens fora do Evangelho ou colocá-los contra ele.
A rejeição do Evangelho aqui é atribuída à cegueira voluntária e à maldade do coração humano. O eu não era o tema nem a finalidade da pregação dos apóstolos; eles pregavam a Cristo como Jesus, o Salvador e Libertador, que salva completamente a todos os que vão a Deus por seu intermédio. Os ministros são servos das almas dos homens; devem evitar tornarem-se servos dos humores ou luxúrias dos homens.
É agradável contemplar o sol no firmamento; porém, é mais agradável e proveitoso que o Evangelho brilhe no coração. Como foi a luz no princípio da criação, assim também na nova criação, a luz do Espírito é a sua primeira obra na alma. O tesouro de luz e graça do Evangelho está posto em vasos de barro. Os ministros do Evangelho estão submetidos às mesmas paixões e fraquezas que os demais homens. Deus poderia ter enviado os anjos para dar a conhecer a gloriosa doutrina do Evangelho, ou poderia ter enviado os filhos dos homens mais admirados para ensinar as nações, mas escolheu vasos mais humildes e mais fracos para que o seu poder seja altamente glorificado ao sustentálos, e na bendita mudança realizada pelo ministério deles.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 329

Atos dos Apóstolos, Pág. 209

Atos dos Apóstolos, Pág. 510

Para Conhece-lo, Pág. 184

E Recebereis Poder, Pág. 193

Refletindo a Cristo, Pág. 203

Olhando para o Alto, Pág. 208

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 282

Cuidado de Deus, Pág. 287

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 325

E Recebereis Poder, Pág. 348

Exaltai-O, Pág. 366

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 464

Este Dia com Deus, Pág. 62

Nos Lugares Celestiais, Pág. 68

Profetas e Reis, Pág. 717

Vida e Ensinos, Pág. 78

Refletindo a Cristo, Pág. 97

Refletindo a Cristo, Pág. 98

Olhando para o Alto, Pág. 99
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 3 Disse Deus: haja luz. E houve luz. 14 E disse Deus: haja luminares no firmamento do céu, para fazerem separação entre o dia e a noite; sejam eles para sinais e para estações, e para dias e anos; 15 e sirvam de luminares no firmamento do céu, para alumiar a terra. E assim foi. Gênesis 1:3,14,15 16 Teu é o dia e tua é a noite: tu preparaste a luz e o sol. Salmos 74:16 7 àquele que fez os grandes luminares, porque a sua benignidade dura para sempre; 8 o sol para governar de dia, porque a sua benignidade dura para sempre; 9 a lua e as estrelas para presidirem a noite, porque a sua benignidade dura para sempre; Salmos 136:7-9 7 Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas. Isaías 45:7 17 para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele; Efésios 1:17 8 pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz Efésios 5:8 19 E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vossos corações; 2 Pedro 1:19 4 nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. 2 Coríntios 4:4 18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. 2 Coríntios 3:18 18 Moisés disse ainda: Rogo-te que me mostres a tua glória. 19 Respondeu-lhe o Senhor: Eu farei passar toda a minha bondade diante de ti, e te proclamarei o meu nome Jeová; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem me compadecer. 20 E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum pode ver a minha face e viver. 21 Disse mais o Senhor: Eis aqui um lugar junto a mim; aqui, sobre a penha, te poras. 22 E quando a minha glória passar, eu te porei numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado. 23 Depois, quando eu tirar a mão, me verás pelas costas; porém a minha face não se verá. Êxodo 33:18-23 5 O Senhor desceu numa nuvem e, pondo-se ali junto a ele, proclamou o nome Jeová. 6 Tendo o Senhor passado perante Moisés, proclamou: Jeovã, Jeová, Deus misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade; 7 que usa de beneficência com milhares; que perdoa a iniqüidade, a transgressão e o pecado; que de maneira alguma terá por inocente o culpado; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração. Êxodo 34:5-7 2 Assim no santuário te contemplo, para ver o teu poder e a tua glória. Salmos 63:2 16 Apareça a tua obra aos teus servos, e a tua glória sobre seus filhos. Salmos 90:16 1 No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as orlas do seu manto enchiam o templo. 2 Ao seu redor havia serafins; cada um tinha seis asas; com duas cobria o rosto, e com duas cobria os pés e com duas voava. 3 E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; a terra toda está cheia da sua glória. Isaías 6:1-3 2 como o narciso florescerá abundantemente, e também exultará de júbilo e romperá em cânticos; dar-se-lhe-á a glória do Líbano, a excelência do Carmelo e Sarom; eles verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus. Isaías 35:2 5 A glória do Senhor se revelará; e toda a carne juntamente a verá; pois a boca do Senhor o disse. Isaías 40:5 2 Pois eis que as trevas cobrirão a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti. Isaías 60:2 40 Respondeu-lhe Jesus: Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus? João 11:40 55 Mas ele, cheio do Espírito Santo, fitando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus em pé à direita de Deus, 56 e disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem em pé à direita de Deus. Atos 7:55,56 9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 1 Pedro 2:9 22 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Lucas 10:22 14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. João 1:14 41 Estas coisas disse Isaías, porque viu a sua glória, e dele falou. João 12:41 9 Respondeu-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Felipe? Quem me viu a mim, viu o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? 10 Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é quem faz as suas obras. João 14:9,10 6 o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, Filipenses 2:6 15 o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Colossenses 1:15 3 sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas, Hebreus 1:3 12 Aos quais foi revelado que não para si mesmos, mas para vós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos bem desejam atentar. 1 Pedro 1:12 18 para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deus, para que recebam remissão de pecados e herança entre aqueles que são santificados pela fé em mim. Atos 26:18
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 329

Atos dos Apóstolos, Pág. 209

Atos dos Apóstolos, Pág. 510

Para Conhece-lo, Pág. 184

E Recebereis Poder, Pág. 193

Refletindo a Cristo, Pág. 203

Olhando para o Alto, Pág. 208

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 282

Cuidado de Deus, Pág. 287

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 325

E Recebereis Poder, Pág. 348

Exaltai-O, Pág. 366

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 464

Este Dia com Deus, Pág. 62

Nos Lugares Celestiais, Pág. 68

Profetas e Reis, Pág. 717

Vida e Ensinos, Pág. 78

Refletindo a Cristo, Pág. 97

Refletindo a Cristo, Pág. 98

Olhando para o Alto, Pág. 99