Comentário Bíblico
Adventista
Perseguidos - (cba)
2 Coríntios 4:9
Ver com. de Mateus 5:10-12; Mateus 10:17-23; João 15:20. A cada contraste subsequente se revela com mais amplidão a intensidade do sofrimento e do risco pessoal. Paulo fala de ser cercado, perseguido, capturado e derrubado por forças hostis. Não parecia haver modo de escape, e a morte era inevitável.
- 10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. 11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. 12 Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós. Mateus 5:10-12 17 Acautelai-vos dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas; 18 e por minha causa sereis levados à presença dos governadores e dos reis, para lhes servir de testemunho, a eles e aos gentios. 19 Mas, quando vos entregarem, não cuideis de como, ou o que haveis de falar; porque naquela hora vos será dado o que haveis de dizer. 20 Porque não sois vós que falais, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós. 21 Um irmão entregará à morte a seu irmão, e um pai a seu filho; e filhos se levantarão contra os pais e os matarão. 22 E sereis odiados de todos por causa do meu nome, mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo. 23 Quando, porém, vos perseguirem numa cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel antes que venha o Filho do homem. Mateus 10:17-23 20 Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa. João 15:20
Não desamparados - (cba)
2 Coríntios 4:9
Por todas as provações, Paulo e seus coobreiros experimentaram o cumprimento da promessa de Cristo de estar com eles, mesmo diante da morte, e de prover um modo de escapar (ver 1 Coríntios 10:13; 2 Tessalonicenses 1:4; Hebreus 2:18; Hebreus 13:5). Para os cristãos em tempo de provações e perseguição, algumas verdades divinas são claras. Por maiores que sejam as provações enfrentadas, elas não são insuportáveis (Deuteronômio 33:25; Salmos 46:1). Nenhum cristão necessita ficar desencorajado. Mesmo quando despojado de tudo que possui valor terreno, seu maior tesouro permanece seguro, além do alcance de seres humanos e demônios (2 Coríntios 4:16; Salmos 23:3). Devidamente tolerados, todos os sofrimentos e provações que assediam a vida do cristão servem apenas para conduzi-lo em íntimo relacionamento com Cristo em Seus sofrimentos (Filipenses 3:10). Paulo, talvez, sofreu mais por amor a Cristo que qualquer outro cristão. Portanto, ele compreendia mais do que qualquer um o que significava sofrer com Jesus. De todos os escritores do NT, nenhum outro escreve tanto sobre a cruz e o morrer com Cristo. Com Paulo, até mesmo perseguição, provação, sacrifício e a própria vida tornam-se experiências pelas quais se gloriar, devido à comunhão íntima que o ligava a Cristo em Seus sofrimentos.
- 13 Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar. 1 Coríntios 10:13 4 De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa constância e fé em todas as perseguições e aflições que suportais; 2 Tessalonicenses 1:4 18 Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados. Hebreus 2:18 5 Seja a vossa vida isenta de ganância, contentando-vos com o que tendes; porque ele mesmo disse: Não te deixarei, nem te desampararei. Hebreus 13:5 25 de ferro e de bronze sejam os teus ferrolhos; e como os teus dias, assim seja a tua força. Deuteronômio 33:25 1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Salmos 46:1 16 Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia. 2 Coríntios 4:16 3 Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome. Salmos 23:3 10 para conhecê-lo, e o poder da sua ressurreição e a e a participação dos seus sofrimentos, conformando-me a ele na sua morte, Filipenses 3:10
Os seguidores de Cristo devem atingir a maturidade por meio do sofrimento. Os sofrimentos de Cristo fornecem um contexto sombrio, por assim dizer, no qual Sua perfeição de caráter resplandeceu (Hebreus 2:10). Toda a Sua vida foi uma experiência de morte para o eu. Nada tendia a revelar mais claramente Seu amor e o de Seu Pai pelos pecadores. De modo semelhante, para os cristãos, as provações, os sofrimentos e desapontamentos da vida cristã fornecem o contexto para a beleza da paciência divina, a fragrância de um caráter semelhante ao de Cristo, submissão à vontade de Deus e firme confiança em Sua orientação. Assim, a luz de Deus é refletida no semblante do cristão. O viver cristão sempre será recebido com hostilidade e ódio por parte dos seguidores do príncipe das trevas. No entanto, não é plano de Deus que o cristão se glorie no sofrimento para benefício próprio, para atrair hostilidade e oposição, de modo a chamar a atenção para a coragem e o sacrifício pessoal.
Abatidos - (cba)
2 Coríntios 4:9
Do gr. kataballõ, “derrubar” [ao chão], “prostrar-se”, como um homem derrotado em combate pessoal.
Não destruídos - (cba)
2 Coríntios 4:9
Repetidas vezes pode ter parecido que Paulo estava não apenas “abatido”, mas também “destruído”. Ele admite ter estado “abatido” várias vezes, no entanto, declara que nunca foi “destruído”.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Coríntios 4:8-12
Os apóstolos sofreram enormemente, mas encontraram um maravilhoso sustento. Os crentes podem até ser abandonados por seus amigos, e serem perseguidos pelos inimigos, mas seu Deus nunca os deixará nem desamparará. Mesmo que haja temores internos e lutas externas, não somos destruídos. O apóstolo fala de seus sofrimentos como a contrapartida dos sofrimentos de Cristo, para que as pessoas possam ver o poder da ressurreição de Cristo e da graça no Jesus vivo, e por meio dEle. Comparados com eles, os demais cristãos estiveram em circunstâncias prósperas naquele tempo.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 510

Atos dos Apóstolos, Pág. 331
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 10 Em ti confiam os que conhecem o teu nome; porque tu, Senhor, não abandonas aqueles que te buscam. Salmos 9:10 1 Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? por que estás afastado de me auxiliar, e das palavras do meu bramido? Salmos 22:1 25 Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão. 28 Pois o Senhor ama a justiça e não desampara os seus santos. Eles serão preservados para sempre, mas a descendência dos ímpios será exterminada. Salmos 37:25,28 4 Nunca mais te chamarão: Desamparada, nem a tua terra se denominará Desolada; mas chamar-te-ão Hefzibá, e à tua terra Beulá; porque o Senhor se agrada de ti; e a tua terra se casará. Isaías 62:4 5 Seja a vossa vida isenta de ganância, contentando-vos com o que tendes; porque ele mesmo disse: Não te deixarei, nem te desampararei. Hebreus 13:5 6 Mas Deus, que consola os abatidos, nos consolou com a vinda de Tito; 2 Coríntios 7:6 17 Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus corrige; não desprezes, pois, a correção do Todo-Poderoso. 18 Pois ele faz a ferida, e ele mesmo a liga; ele fere, e as suas mãos curam. 19 Em seis angústias te livrará, e em sete o mal não te tocará. Jó 5:17-19 29 Quando te abaterem, dirás: haja exaltação! E Deus salvará ao humilde. Jó 22:29 24 ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor lhe segura a mão. Salmos 37:24 5 Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença. 11 Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele que é o meu socorro, e o meu Deus. Salmos 42:5,11 2 Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Isaías 43:2 20 Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa. João 15:20 35 quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Romanos 8:35 2 gravemente me angustiaram desde a minha mocidade, todavia não prevaleceram contra mim. Salmos 129:2 16 Porque sete vezes cai o justo, e se levanta; mas os ímpios são derribados pela calamidade. Provérbios 24:16 8 Não te alegres, inimiga minha, a meu respeito; quando eu cair, levantar-me-ei; quando me sentar nas trevas, o Senhor será a minha luz. Miquéias 7:8