Comentário Bíblico
Adventista
Está encoberto - (cba)
2 Coríntios 4:3
Ou, “está velado”, ou “permanece velado”. Paulo alude ao “véu” de 2 Coríntios 3:13-16. Nos dias de Paulo, a situação era a mesma do tempo de Moisés, pois a verdade ainda permanecia encoberta para muitos. Essa situação não se devia à falta de clareza, mas à disposição das mentes e dos corações.
Os que se perdem - (cba)
2 Coríntios 4:3
Literalmente, “estão sendo perdidos”. Paulo tem em mente a minoria em Corinto que persiste em seguir os falsos apóstolos. Eles ainda podem se arrepender, mas, se o evangelho lhes permanecesse oculto, eles continuariam numa condição perdida. Para eles, a salvação só será possível quando o “véu” for removido (ver Mateus 18:11; Lucas 15:4,6,24,31,32; Lucas 19:10).
- 11 [Porque o Filho do homem veio salvar o que se havia perdido.] Mateus 18:11 4 Qual de vós é o homem que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto, e não vai após a perdida até que a encontre? 6 e chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos e lhes diz: Alegrai-vos comigo, porque achei a minha ovelha que se havia perdido. 24 porque este meu filho estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a regozijar-se. 31 Replicou-lhe o pai: Filho, tu sempre estás comigo, e tudo o que é meu é teu; 32 era justo, porém, regozijarmo-nos e alegramo-nos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado. Lucas 15:4,6,24,31,32 10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. Lucas 19:10
O ser humano não consegue se prover com luz, mas pode se colocar na escuridão, quando fecha os olhos para a luz. A luz do sol está velada para o cego. Paulo fala daqueles que recusaram a luz do evangelho por causa da escuridão interior pela qual eram responsáveis (ver com. de Oséias 4:6). Algumas condições podem ocultar o poder salvífico do evangelho. Na igreja de Corinto, por exemplo, espírito partidário, rivalidade, disputa, imoralidade, orgulho e egoísmo na vida de alguns, acabaram por ocultar o evangelho deles próprios. O evangelho aberto deve ser recebido por mentes e corações abertos (João 8:47; 1 João 4:6).
- 6 O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. Oséias 4:6 47 Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso vós não as ouvis, porque não sois de Deus. João 8:47 6 Nós somos de Deus; quem conhece a Deus nos ouve; quem não é de Deus não nos ouve. assim é que conhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro. 1 João 4:6
A indiferença às coisas espirituais e a preocupação com as coisas não espirituais também fecham o véu (ver Lucas 21:34; ver com. de Mateus 6:24-34). As ocupações terrenas legítimas podem absorver uma pessoa até que não tenha tempo nem deseje a luz celestial. As pessoas não rejeitam a verdade por causa da falta de evidência. Na verdade, elas creem em mil coisas com pouca evidência.
- 34 Olhai por vós mesmos; não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e aquele dia vos sobrevenha de improviso como um laço. Lucas 21:34 24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. 25 Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? 26 Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas? 27 Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura? 28 E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam; 29 contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles. 30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? 31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? 32 (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. 33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. Mateus 6:24-34
As pessoas rejeitam a verdade porque esta os condena; a verdade reprova os pecados delas e lhes perturba a consciência.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
O poder enfeitiçante de Satanás
2 Coríntios 4:3-6
Ver 2 Coríntios 2:11; João 15:3. A justiça exige que o pecado não seja meramente perdoado, mas que a pena de morte seja executada. Deus, na dádiva de Seu Filho unigênito, atendeu a esses dois requisitos. Morrendo em lugar do homem, Cristo esgotou a penalidade e providenciou o perdão.
- 11 porque não ignoramos as suas maquinações. 2 Coríntios 2:11 3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. João 15:3
O homem, por meio do pecado, foi separado da vida de Deus. Sua alma é paralisada pelas maquinações de Satanás, o autor do pecado. Por si mesmo, ele é incapaz de sentir o pecado, incapaz de apreciar e se apropriar da natureza divina. Se estivesse ao seu alcance, nada haveria que seu coração natural o desejasse. O poder encantador de Satanás está sobre ele. Todos os subterfúgios engenhosos que o diabo pode sugerir são apresentados à sua mente para impedir todo bom impulso. Todas as faculdades e poderes dados a ele por Deus foram usados como uma arma contra o Benfeitor divino. Portanto, embora o ame, Deus não pode conceder com segurança os dons e as bênçãos que deseja conceder.
Mas Deus não será derrotado por Satanás. Ele enviou Seu Filho ao mundo, para que, tomando a forma e a natureza humanas, a humanidade e a divindade combinadas Nele elevassem o homem na escala do valor moral para com Deus.
Não há outro caminho para a salvação do homem. “Sem mim”, disse Cristo, “nada podeis fazer”. Por meio de Cristo, e somente de Cristo, as fontes da vida podem vitalizar a natureza do homem, transformar seus gostos e fazer fluir suas afeições para o céu. Por meio da união do divino com a natureza humana, Cristo poderia iluminar o entendimento e infundir Suas propriedades vivificantes por meio da alma morta em ofensas e pecados ( Manuscrito 50, 1900 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Coríntios 4:1-7
Os maiores e melhores homens desmaiarão se não receberem a misericórdia de Deus. Podemos confiar nessa misericórdia que nos tem socorrido, levantado e levado adiante até agora, para que nos ajude até o fim. Os apóstolos não tinham intenções más e baixas, disfarçadas sob pretextos superficiais de justiça e bondade. Não agiram de modo a fazer com que o seu ministério fosse útil apenas para algumas pessoas. A sinceridade ou a retidão guardará a opinião favorável dos homens sábios e bons. Cristo, por seu Evangelho, faz uma revelação gloriosa à mente dos homens, mas o desígnio do Diabo é manter os homens na ignorância; quando não pode manter a luz do Evangelho de Cristo fora do mundo, não poupa esforços para manter os homens fora do Evangelho ou colocá-los contra ele.
A rejeição do Evangelho aqui é atribuída à cegueira voluntária e à maldade do coração humano. O eu não era o tema nem a finalidade da pregação dos apóstolos; eles pregavam a Cristo como Jesus, o Salvador e Libertador, que salva completamente a todos os que vão a Deus por seu intermédio. Os ministros são servos das almas dos homens; devem evitar tornarem-se servos dos humores ou luxúrias dos homens.
É agradável contemplar o sol no firmamento; porém, é mais agradável e proveitoso que o Evangelho brilhe no coração. Como foi a luz no princípio da criação, assim também na nova criação, a luz do Espírito é a sua primeira obra na alma. O tesouro de luz e graça do Evangelho está posto em vasos de barro. Os ministros do Evangelho estão submetidos às mesmas paixões e fraquezas que os demais homens. Deus poderia ter enviado os anjos para dar a conhecer a gloriosa doutrina do Evangelho, ou poderia ter enviado os filhos dos homens mais admirados para ensinar as nações, mas escolheu vasos mais humildes e mais fracos para que o seu poder seja altamente glorificado ao sustentálos, e na bendita mudança realizada pelo ministério deles.
- Veja também A Mensagem Atendida 4:1-6
Atos dos Apóstolos, Pág. 329
Falsas idéias de santificação 4:3Testemunhos Seletos 1, Pág. 113
|
- Análise em Cadeia 16 no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Cristo Jesus, segundo o meu evangelho. Romanos 2:16 5 porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo e em plena convicção, como bem sabeis quais fomos entre vós por amor de vós. 1 Tessalonicenses 1:5 11 segundo o evangelho da glória do Deus bendito, que me foi confiado. 1 Timóteo 1:11 4 nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. 2 Coríntios 4:4 15 porque para Deus somos um aroma de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. 16 Para uns, na verdade, cheiro de morte para morte; mas para outros cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo? 2 Coríntios 2:15,16 14 mas o entendimento lhes ficou endurecido. Pois até o dia de hoje, à leitura do velho pacto, permanece o mesmo véu, não lhes sendo revelado que em Cristo é ele abolido; 2 Coríntios 3:14 25 Naquele tempo falou Jesus, dizendo: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Mateus 11:25 18 Porque a palavra da cruz é deveras loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. 1 Coríntios 1:18 9 a esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira, 10 e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos. 11 E por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira; 2 Tessalonicenses 2:9-11 12 Ora, quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo, e quando se me abriu uma porta no Senhor, 2 Coríntios 2:12 6 Na verdade, entre os perfeitos falamos sabedoria, não porém a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que estão sendo reduzidos a nada; 1 Coríntios 2:6