Comentário Bíblico
Adventista
Vós já estais limpos - (cba)
João 15:3
Ver com. de João 13:10. Do gr. êdê, “já”, “agora”.
Pela palavra - (cba)
João 15:3
Em vez disso, “por conta da palavra”. Os discípulos responderam à palavra de salvação apresentada a eles por Jesus (cf. com. de João 12:48).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
É necessária a identidade com Cristo
João 15:1-5
Os ramos da videira verdadeira são os crentes que são trazidos à unidade pela conexão com a videira.
A ligação dos ramos entre si e com a Videira constitui uma unidade, mas isso não significa uniformidade em tudo. Unidade na diversidade é um princípio que permeia toda a criação. Embora haja individualidade e variedade na natureza, há unidade em sua diversidade; pois todas as coisas recebem sua utilidade e beleza da mesma Fonte. O grande Artista-Mestre escreve Seu nome em todas as obras que criou, desde o mais nobre cedro do Líbano até o hissopo na parede. Todos eles declaram Sua obra, desde a alta montanha e o grande oceano até a mais ínfima concha na praia.
Os ramos da videira não podem se fundir; eles são separados individualmente; ainda assim, cada ramo deve estar em comunhão com todos os outros se estiverem unidos na mesma linhagem principal. Todos eles obtêm nutrição da mesma fonte; eles bebem nas mesmas propriedades vitais. Portanto, cada ramo da Videira Verdadeira é separado e distinto, embora todos estejam ligados no tronco-pai. Não pode haver divisão. Eles estão todos ligados por Sua vontade de dar frutos onde quer que encontrem lugar e oportunidade. Mas, para fazer isso, o trabalhador deve se esconder. Ele não deve expressar sua própria mente e vontade. Ele deve expressar a mente e a vontade de Cristo. A família humana depende de Deus para viver, respirar e se sustentar. Deus projetou a teia e todos são fios individuais para compor o padrão. O Criador é um.
A unidade cristã consiste nos ramos estarem na mesma linhagem, o poder vitalizador do centro sustentando os enxertos que se uniram à videira. Em pensamentos e desejos, em palavras e ações, deve haver uma identidade com Cristo, uma participação constante de Sua vida espiritual. A fé deve aumentar pelo exercício. Todos os que vivem perto de Deus terão uma compreensão do que Jesus é para eles e eles para Jesus. À medida que a comunhão com Deus impressiona a alma e resplandece no semblante como luz iluminadora, os firmes princípios do santo caráter de Cristo se refletirão na humanidade ( The Review and Herald, 9 de novembro de 1897 ).
Nota
João 15:1-8
Veja João 13:2.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 15:1-8
Jesus Cristo é a Videira Verdadeira. A união da natureza divina com a humana, e a plenitude do Espírito que existe nEle, recordam a raiz da vida que frutifica pela umidade da boa terra. Os crentes são os sarmentos desta Vide. A raiz não é vista, e a nossa vida está escondida em Cristo; a raiz sustenta a árvore, e é responsável por difundir a seiva nesta; e em Cristo está todo o sustento e provisão. os sarmentos da vide são muitos, mas ao unificar-se na raiz, não são nada mais do que uma única vide. Deste modo, todos os cristãos verdadeiros, ainda que estejam distantes entre si quanto a lugares e opiniões, unem-se em Cristo. Os crentes, como os sarmentos da vide, são frágeis e incapazes de permanecer por si mesmos, exceto como nasceram, o Pai é o dono da vide. Jamais houve um dono tão sábio, tão cuidadoso com a sua vinha como Deus é com a sua Igreja que, por esta razão, deve prosperar. Devemos ser frutíferos. Esperamos uvas de uma vide, e do cristão esperamos um temperamento, uma disposição e uma vida cristã. Devemos honrar a Deus e fazer o bem, isto é, dar frutos, os estéreis são cortados. Até os galhos frutíferos necessitam ser podados, porque, no melhor dos casos, temos idéias, paixões e humores que precisam ser retirados, coisa que Cristo prometeu fazer por meio de sua Palavra, por seu Espírito e por sua providência. Se forem utilizados meios drásticos para que os crentes alcancem a santificação, estarão por esta razão agradecidos. A Palavra de Cristo é dada a todos os crentes; e existe nesta Palavra uma virtude que limpa ao trabalhar pela graça e desfazer a corrupção. Quanto mais frutos dermos, mais abundaremos naquilo que é bom, e mais glorificado será o nosso Senhor.
Para frutificar, devemos permanecer em Cristo, devemos estar unidos a Ele por meio da fé, o grande interesse de todos os discípulos de Cristo é manterem de modo constante a dependência dEle e a comunhão com Ele, os verdadeiros cristãos descobrem, por experiência, que toda a interrupção do exercício de sua fé faz com que os santos afetos sejam reduzidos, as corrupções sejam reavivadas, e as consolações definhem. Aqueles que não permanecem em Cristo, ainda que floresçam por determinado tempo em sua profissão exterior de fé, não chegam, contudo, a nada, o fogo é o lugar mais adequado para os ramos que murcham; não são bons para outra coisa. Procuremos viver de modo mais simples a plenitude de Cristo, e crescermos mais frutíferos em todo bom falar e fazer, para que o nosso gozo nEle e em sua salvação seja pleno.
- Veja também

Testemunhos Seletos 1, Pág. 113

Refletindo a Cristo, Pág. 347
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 10 Respondeu-lhe Jesus: Aquele que se banhou não necessita de lavar senão os pés, pois no mais está todo limpo; e vós estais limpos, mas não todos. João 13:10 17 Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade. João 17:17 26 a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, Efésios 5:26 22 Já que tendes purificado as vossas almas na obediência à verdade, que leva ao amor fraternal não fingido, de coração amai-vos ardentemente uns aos outros, 1 Pedro 1:22