Comentário Bíblico
Adventista
Acabada a ceia (ARC) - (cba)
João 13:2
As evidências textuais se dividem entre esta variante e “durante a ceia” (ARA). Diante das informações providas pelos evangelhos, chega-se à conclusão de que a versão que consta na ARA está correta. Contudo, o lavar os pés provavelmente ocorreu no início da refeição, em conexão com a Ceia pascal (cf. DTN, 645, 646; ver com. de Lucas 22:24). Nem todos os detalhes ocorridos durante a última Ceia são dados pelos evangelhos; portanto, não se pode saber ao certo em que ponto, durante o ritual da Páscoa (ver com. de Mateus 26:21), foi introduzida a Ceia do Senhor - isto, se o ritual costumeiro foi minuciosamente seguido por jesus na ocasião (cf. DTN, 653).
- 24 Levantou-se também entre eles contenda, sobre qual deles parecia ser o maior. Lucas 22:24 21 e, enquanto comiam, disse: Em verdade vos digo que um de vós me trairá. Mateus 26:21
Que traísse a Jesus - (cba)
João 13:2
Ver com. de Mateus 26:14; Lucas 22:3.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Judas, uma muda seca
João 13:2
Ver João 15:1-8; Lucas 22:3-5. Judas ... não se transformou e se converteu em um ramo vivo por meio da conexão com a videira verdadeira. Esta muda seca não aderiu à videira até que crescesse e se tornasse um galho frutífero e vivo. Ele revelou que era o enxerto que não dava frutos - o enxerto que, fibra por fibra e veia por veia, não se ligava à Videira e participava de sua vida.
- 1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o viticultor. 2 Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto. 3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. 4 Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. 5 Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6 Quem não permanece em mim é lançado fora, como a vara, e seca; tais varas são recolhidas, lançadas no fogo e queimadas. 7 Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito. 8 Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. João 15:1-8 3 Entrou então Satanás em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, que era um dos doze; 4 e foi ele tratar com os principais sacerdotes e com os capitães de como lho entregaria. 5 Eles se alegraram com isso, e convieram em lhe dar dinheiro. Lucas 22:3-5
A muda seca e desconectada pode se tornar uma com o tronco da videira-mãe somente por ser tornada participante da vida e nutrição da videira viva, por ser enxertada na videira, por ser trazida para o relacionamento mais próximo possível. Fibra por fibra, veia por veia, o galho se apega à videira que dá vida, até que a vida da videira se torne a vida do galho e produza frutos como os da videira ( The Review and Herald, 16 de novembro 1897 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 13:1-17
O Senhor Jesus tem um povo no mundo, exclusivamente seu; comprou-o e pagou caro por este povo, e separou-os para si; eles se rendem a Ele como um povo peculiar. Àqueles a quem Cristo ama, amaos ao máximo. Nada é capaz de separar o crente verdadeiro do amor de Cristo. Não sabemos quando chegará a nossa hora. Por esta razão, nunca devemos deixar de fazer aquilo que temos de fazer como constante preparativo para ela.
Não sabemos que caminho de acesso o Diabo tem aos corações dos homens, porém, alguns pecados são tão graves e é tão pequena a tentação para que sejam cometidos por parte do mundo e da carne, que é evidente que vêm diretamente da parte de Satanás.
Jesus lavou os pés dos discípulos, para ensiná-los a pensar que nada é capaz de nos rebaixar, contanto que possamos fomentar a glória de Deus e o bem de nossos irmãos. Façamos o que temos de fazer para o Senhor, Cristo lavou os pés dos discípulos para representar-lhes o valor de serem lavados na vida espiritual, e o valor da limpeza da alma em relação às contaminações do pecado.
O Senhor Jesus faz muitas coisas, cujo significado é desconhecido por seus discípulos no presente, mas o saberão mais tarde. Ao final vemos que os melhores atos pareciam ser os piores. Quando alguns rejeitam a oferta do Evangelho como se fossem indignos demais, ou como se esta fosse uma notícia excessivamente boa para que seja verdadeira, não são tidos por humildes, mas incrédulos.
Todos aqueles que são espiritualmente lavados por Cristo, e somente estes, têm parte nEle. Cristo justifica e santifica a todos que reconhece e salva. Pedro submete-se mais do que aquilo que é solicitado; pede que seja lavado por Cristo. Quão fervoroso se mostra pela graça purificadora do Senhor Jesus, e pelo completo efeito dela, até mesmo em suas mãos e em sua cabeça! Aqueles que realmente desejam ser santificados, desejam ser santificados e purificados completamente, o crente verdadeiro é lavado deste modo quando recebe a Cristo para a sua salvação. Então, vejamos qual deve ser a expectativa diária daqueles que, por graça, estão em um estado justificado; lavar os seus pés. Limpar a culpa diária, e estarem alertas contra tudo o que possa contaminá-los. Isto deve fazer com que sejamos extremamente cautelosos. A partir do momento em que fomos perdoados no dia de ontem, devemos ser fortalecidos contra a tentação do dia de hoje. A descoberta de hipócritas não deve ser motivo de surpresa e nem causa de tropeço para nós.
Observemo-los na lição que é ensinada por Cristo. Os deveres são mútuos; devemos aceitar ajuda de nossos irmãos e devemos ajudá-los. Quando vemos que o nosso Mestre serve, não podemos ver outra coisa senão o quão inconveniente é que dominemos. E o Senhor Jesus Cristo ainda tem o mesmo amor que o levou a resgatar e reconciliar os seus discípulos, quando eram inimigos.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 4 levantou-se da ceia, tirou o manto e, tomando uma toalha, cingiu-se. 26 Respondeu Jesus: É aquele a quem eu der o pedaço de pão molhado. Tendo, pois, molhado um bocado de pão, deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. João 13:4,26 27 E, logo após o bocado, entrou nele Satanás. Disse-lhe, pois, Jesus: O que fazes, faze-o depressa. João 13:27 70 Respondeu-lhes Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? Contudo um de vós é o diabo. João 6:70 3 Entrou então Satanás em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, que era um dos doze; 31 Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Lucas 22:3,31 3 Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? Atos 5:3 3 entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. Efésios 2:3 27 Bendito seja o Senhor Deus de nossos pais, que pôs no coração do rei este desejo de ornar a casa do Senhor, que está em Jerusalém; Esdras 7:27 12 Então de noite me levantei, eu e uns poucos homens comigo; e não declarei a ninguém o que o meu deus pusera no coração para fazer por Jerusalém. Não havia comigo animal algum, senão aquele que eu montava. Neemias 2:12 16 Mas, graças a Deus, que pôs no coração de Tito a mesma solicitude por vós; 2 Coríntios 8:16 13 Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta. 14 Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; 15 então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. 16 Não vos enganeis, meus amados irmãos. 17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Tiago 1:13-17 17 Porque Deus lhes pôs nos corações o executarem o intento dele, chegarem a um acordo, e entregarem à besta o seu reino, até que se cumpram as palavras de Deus. Apocalipse 17:17 71 Referia-se a Judas, filho de Simão Iscariotes; porque era ele o que o havia de entregar, sendo um dos doze. João 6:71