Comentário Bíblico
Adventista
Bolsa - (cba)
João 13:29
Do gr. glõssokomon, “cofre” (ver com. de João 12:6). Judas era o tesoureiro do grupo.
Para a festa - (cba)
João 13:29
Os discípulos já haviam feito as provisões para a Ceia pascal, mas a Páscoa e a Festa dos Pães Asmos ainda estavam à frente. Os que procuram estabelecer o dia regular da Páscoa argumentam que teria sido impossível que Judas comprasse provisões num dia festivo. Este argumento é inválido. Os judeus permitiam compras de alimento nesse dia, contanto que as transações não tossem feitas da maneira usual. Isso fica claro na Mishnah: “Não se pode amolar uma laca em dia de festa, mas pode-se passá-la sobre outra faca [para afiá-la]. Não se pode dizer a um açougueiro: Pese-me o valor de um denário de carne’, mas ele abate [o animal] e o reparte entre eles. Um homem pode dizer [durante uma festa] para seu vizinho: ‘Encha-me esta vasilha, mas não pode dizer a medida. Rabbi Judah ben Bathira diz: Se fosse uma vasilha de medir, ele não poderia enchê-la. Diz-se a respeito de Ahha Saul ben Batnith que ele costuma encher suas medidas na véspera de uma festa e dá-las a seus fregueses durante a festa. Abba Saul diz: Ele costumava fazer isso durante os dias intermediários da festa também, por causa da clareza da medida; mas os Sábios dizem: Ele costumava fazer isso num dia comum para favorecer o esvaziamento gradual das medidas. Um homem pode ir ao dono de uma loja de onde é cliente regular e dizer a ele: ‘Dê-me [tantos] ovos e castanhas, e declarar o número; pois esta é a maneira de alguém contar esses artigos em sua própria casa’” (Bezah, 3.7, 8, ed. Soncino, Talmude, p. 144, 148, 152).
Aos pobres - (cba)
João 13:29
A ocasião era apropriada para doações aos pobres, que, de outra forma, não conseguiriam providenciar os cordeiros pascais usados na festa.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 13:18-30
O nosso Senhor havia falado, em outras ocasiões a respeito de seus sofrimentos e de sua morte, sem esta turbação de espírito que agora expressa quando se refere a Judas. Os pecados dos cristãos são motivo de tristeza para Cristo.
Não temos que limitar a nossa atenção a Judas. A profecia que fala de sua traição pode ser aplicada a todos aqueles que participam das misericórdias de Deus, e recebem-nas com ingratidão. observemos o infiel que somente olha para as Escrituras com o desejo de retirar a autoridade destas e destruir a influência que possuem; o hipócrita professa crer nas Escrituras, mas não governa a sua vida pelo que elas dizem. Observemos ainda o apóstata que afasta-se de Cristo por ninharias. Assim, pois, a humanidade que é sustentada pela providência de Deus, ao invés de comer pão juntamente com Ele, levanta contra Ele o seu calcanhar! Judas saiu como alguém que estava cansado de Jesus e de seus apóstolos. Aqueles cujas obras são más amam mais as trevas do que a luz.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 5 Por que não se vendeu este bálsamo por trezentos denários e não se deu aos pobres? João 12:5 34 Vós mesmos sabeis que estas mãos proveram as minhas necessidades e as dos que estavam comigo. 35 Em tudo vos dei o exemplo de que assim trabalhando, é necessário socorrer os enfermos, recordando as palavras do Senhor Jesus, porquanto ele mesmo disse: Coisa mais bem-aventurada é dar do que receber. Atos 20:34,35 10 recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres; o que também procurei fazer com diligência. Gálatas 2:10 28 Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tem necessidade. Efésios 4:28 6 Ora, ele disse isto, não porque tivesse cuidado dos pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, subtraía o que nela se lançava. João 12:6 1 Antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, e havendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. João 13:1