Comentário Bíblico
Adventista
Pois Ele sabia - (cba)
João 13:11
Jesus sabia disso “desde o princípio” (João 6:64).
Quem era o traidor - (cba)
João 13:11
Literalmente, “quem era o que O estava traindo”. O texto grego representa a ação como já estando em andamento, o que realmente era o caso (ver com. de Mateus 26:14; cf. DTN, 645).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Um teste para purificar o coração
João 13:10-11
Cristo deu aos seus discípulos a compreensão de que lavar os pés não purifica seus pecados, mas que a purificação do coração foi testada neste humilde serviço. Se o coração estava purificado, esse ato era tudo o que era essencial para revelar o fato. Ele lavou os pés de Judas; mas Ele disse: “Nem todos estais limpos”. Judas trouxe o coração de um traidor a esta cena, e Cristo revelado a tudo o que Ele sabia que ele era o traidor de seu Senhor, e que a lavagem dos pés não era um estatuto para purificar a alma de sua contaminação moral ....
Jesus daria uma prova convincente de que Ele entendia perfeitamente o caráter de Judas, e que não havia negado Seu ministério mesmo àquele que sabia estar trabalhando para entregá-lo nas mãos de Seus inimigos. E nós temos, em Seu exemplo, a lição de que a ordenança do lava-pés não deve ser adiada porque há alguns crentes professos que não são purificados de seus pecados. Cristo conhecia o coração de Judas, mas lavou seus pés. O amor infinito nada mais poderia fazer para trazer Judas ao arrependimento e salvá-lo de dar esse passo fatal. Se este serviço de seu Mestre, ao humilhar-se para lavar os pés do pior pecador, não partiu seu coração, o que mais poderia ser feito? Foi o último ato de amor que Jesus pôde evidenciar em favor de Judas. O amor infinito não poderia obrigar Judas a se arrepender, confessar seu pecado e ser salvo. Cada oportunidade foi concedida a ele. Nada foi deixado por fazer que pudesse ser feito para salvá-lo da armadilha de Satanás (The Review and Herald, 14 de junho de 1898 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 13:1-17
O Senhor Jesus tem um povo no mundo, exclusivamente seu; comprou-o e pagou caro por este povo, e separou-os para si; eles se rendem a Ele como um povo peculiar. Àqueles a quem Cristo ama, amaos ao máximo. Nada é capaz de separar o crente verdadeiro do amor de Cristo. Não sabemos quando chegará a nossa hora. Por esta razão, nunca devemos deixar de fazer aquilo que temos de fazer como constante preparativo para ela.
Não sabemos que caminho de acesso o Diabo tem aos corações dos homens, porém, alguns pecados são tão graves e é tão pequena a tentação para que sejam cometidos por parte do mundo e da carne, que é evidente que vêm diretamente da parte de Satanás.
Jesus lavou os pés dos discípulos, para ensiná-los a pensar que nada é capaz de nos rebaixar, contanto que possamos fomentar a glória de Deus e o bem de nossos irmãos. Façamos o que temos de fazer para o Senhor, Cristo lavou os pés dos discípulos para representar-lhes o valor de serem lavados na vida espiritual, e o valor da limpeza da alma em relação às contaminações do pecado.
O Senhor Jesus faz muitas coisas, cujo significado é desconhecido por seus discípulos no presente, mas o saberão mais tarde. Ao final vemos que os melhores atos pareciam ser os piores. Quando alguns rejeitam a oferta do Evangelho como se fossem indignos demais, ou como se esta fosse uma notícia excessivamente boa para que seja verdadeira, não são tidos por humildes, mas incrédulos.
Todos aqueles que são espiritualmente lavados por Cristo, e somente estes, têm parte nEle. Cristo justifica e santifica a todos que reconhece e salva. Pedro submete-se mais do que aquilo que é solicitado; pede que seja lavado por Cristo. Quão fervoroso se mostra pela graça purificadora do Senhor Jesus, e pelo completo efeito dela, até mesmo em suas mãos e em sua cabeça! Aqueles que realmente desejam ser santificados, desejam ser santificados e purificados completamente, o crente verdadeiro é lavado deste modo quando recebe a Cristo para a sua salvação. Então, vejamos qual deve ser a expectativa diária daqueles que, por graça, estão em um estado justificado; lavar os seus pés. Limpar a culpa diária, e estarem alertas contra tudo o que possa contaminá-los. Isto deve fazer com que sejamos extremamente cautelosos. A partir do momento em que fomos perdoados no dia de ontem, devemos ser fortalecidos contra a tentação do dia de hoje. A descoberta de hipócritas não deve ser motivo de surpresa e nem causa de tropeço para nós.
Observemo-los na lição que é ensinada por Cristo. Os deveres são mútuos; devemos aceitar ajuda de nossos irmãos e devemos ajudá-los. Quando vemos que o nosso Mestre serve, não podemos ver outra coisa senão o quão inconveniente é que dominemos. E o Senhor Jesus Cristo ainda tem o mesmo amor que o levou a resgatar e reconciliar os seus discípulos, quando eram inimigos.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 655

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 158

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 653

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 656
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 18 Não falo de todos vós; eu conheço aqueles que escolhi; mas para que se cumprisse a escritura: O que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar. 21 Tendo Jesus dito isto, turbou-se em espírito, e declarou: Em verdade, em verdade vos digo que um de vós me há de trair. 26 Respondeu Jesus: É aquele a quem eu der o pedaço de pão molhado. Tendo, pois, molhado um bocado de pão, deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. João 13:18,21,26 25 e não necessitava de que alguém lhe desse testemunho do homem, pois bem sabia o que havia no homem. João 2:25 64 Mas há alguns de vós que não crêem. Pois Jesus sabia, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar. 65 E continuou: Por isso vos disse que ninguém pode vir a mim, se pelo Pai lhe não for concedido. 66 Por causa disso muitos dos seus discípulos voltaram para trás e não andaram mais com ele. 67 Perguntou então Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? 68 Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. 69 E nós já temos crido e bem sabemos que tu és o Santo de Deus. 70 Respondeu-lhes Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? Contudo um de vós é o diabo. 71 Referia-se a Judas, filho de Simão Iscariotes; porque era ele o que o havia de entregar, sendo um dos doze. João 6:64-71 12 Enquanto eu estava com eles, eu os guardava no teu nome que me deste; e os conservei, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura. João 17:12 24 Em verdade o Filho do homem vai, conforme está escrito a seu respeito; mas ai daquele por quem o Filho do homem é traido! bom seria para esse homem se não houvera nascido. 25 Também Judas, que o traía, perguntou: Porventura sou eu, Rabí? Respondeu-lhe Jesus: Tu o disseste. Mateus 26:24,25 2 Enquanto ceavam, tendo já o Diabo posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, que o traísse, João 13:2