Comentário Bíblico
Adventista
Saiu logo - (cba)
João 13:30
Judas entendeu o significado da declaração de Jesus (ver DTN, 654). Ele sabia que o Mestre lia seus propósitos. A decisão de não se entregar fez com que ele transpusesse o limite da oportunidade pessoal de salvação (ver com. de João 13:27). A traição resultou de sua própria decisão (ver com. de João 3:18,19).
- 27 E, logo após o bocado, entrou nele Satanás. Disse-lhe, pois, Jesus: O que fazes, faze-o depressa. João 13:27 18 Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. 19 E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más. João 3:18,19
Era noite - (cba)
João 13:30
Literalmente era noite (ver 1 Coríntios 11:23), pois a Ceia pascal era comida após o pôr do sol. Segundo a Mishnah, a oferta da Páscoa precisava ser comida apenas durante aquela noite e antes da meia-noite (Zebahim, 5.8, ed. Soncino, Talmude, p. 283). No entanto, João devia pretender expressar mais do que isso. Era noite espiritual para Judas, que saiu da presença da “Luz do mundo” (João 8:12) para ser possuído e guiado pelo príncipe das trevas (cf. Lucas 22:53; ver Nota Adicional a Marcos 1).
- 23 Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou pão; 1 Coríntios 11:23 12 Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida. João 8:12 53 Todos os dias estava eu convosco no templo, e não estendestes as mãos contra mim; mas esta é a vossa hora e o poder das trevas. Lucas 22:53
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 13:18-30
O nosso Senhor havia falado, em outras ocasiões a respeito de seus sofrimentos e de sua morte, sem esta turbação de espírito que agora expressa quando se refere a Judas. Os pecados dos cristãos são motivo de tristeza para Cristo.
Não temos que limitar a nossa atenção a Judas. A profecia que fala de sua traição pode ser aplicada a todos aqueles que participam das misericórdias de Deus, e recebem-nas com ingratidão. observemos o infiel que somente olha para as Escrituras com o desejo de retirar a autoridade destas e destruir a influência que possuem; o hipócrita professa crer nas Escrituras, mas não governa a sua vida pelo que elas dizem. Observemos ainda o apóstata que afasta-se de Cristo por ninharias. Assim, pois, a humanidade que é sustentada pela providência de Deus, ao invés de comer pão juntamente com Ele, levanta contra Ele o seu calcanhar! Judas saiu como alguém que estava cansado de Jesus e de seus apóstolos. Aqueles cujas obras são más amam mais as trevas do que a luz.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 16 Pois não dormem, se não fizerem o mal, e foge deles o sono se não fizerem tropeçar alguém. Provérbios 4:16 7 Os seus pés correm para o mal, e se apressam para derramarem o sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de iniqüidade; a desolação e a destruiçao acham-se nas suas estradas. Isaías 59:7 15 Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Romanos 3:15 13 Há os que se revoltam contra a luz; não conhecem os caminhos dela, e não permanecem nas suas veredas. 14 O homicida se levanta de madrugada, mata o pobre e o necessitado, e de noite torna-se ladrão. 15 Também os olhos do adúltero aguardam o crepúsculo, dizendo: Ninguém me verá; e disfarça o rosto. Jó 24:13-15 53 Todos os dias estava eu convosco no templo, e não estendestes as mãos contra mim; mas esta é a vossa hora e o poder das trevas. Lucas 22:53