Comentário Bíblico
Adventista
Deveis - (cba)
João 13:14
Do gr. opheilõ, “ser obrigado”. Opheilõ tem o sentido de “dever dinheiro” (Mateus 18:28), “ter a obrigação” (Lucas 17:10) e “ser devedor” (Romanos 15:27). O exemplo de serviço humilde de Cristo devia ser copiado por Seus seguidores. O serviço exigido deles era um ministério abnegado de amor que colocasse os interesses e as conveniências próprias abaixo das dos outros.
- 28 Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem denários; e, segurando-o, o sufocava, dizendo: Paga o que me deves. Mateus 18:28 10 Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis; fizemos somente o que devíamos fazer. Lucas 17:10 27 Isto pois lhes pareceu bem, como devedores que são para com eles. Porque, se os gentios foram participantes das bênçãos espirituais dos judeus, devem também servir a estes com as materiais. Romanos 15:27
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Dedicação ao serviço
João 13:13-17
A ordenança do lava-pés é uma ordenança de serviço. Esta é a lição que o Senhor deseja que todos aprendam e pratiquem. Quando essa ordenança é corretamente celebrada, os filhos de Deus são colocados em um relacionamento santo uns com os outros, para ajudar e abençoar uns aos outros.
Para que Seu povo não seja enganado pelo egoísmo que habita no coração natural, e que fortalece pelo serviço próprio, o próprio Cristo deu-nos um exemplo de humildade. Ele não deixaria este grande assunto a cargo do homem. Ele considerou isso de tanta importância que Ele mesmo, Um igual a Deus, lavou os pés de Seus discípulos.
Esta cerimônia significa muito para nós. Deus deseja que tomemos toda a cena, não apenas o único ato de limpeza externa. Esta lição não se refere apenas a um ato. É para revelar a grande verdade de que Cristo é um exemplo do que nós, por meio de Sua graça, devemos ser em nossas relações uns com os outros. Mostra que toda a vida deve ser de ministério humilde e fiel. ... A ordenança do lava-pés ilustra com mais força a necessidade da verdadeira humildade. Enquanto os discípulos lutavam pelo lugar mais alto, no reino prometido, Cristo se cingiu e executou o ofício de servo lavando os pés daqueles que O chamavam de Senhor. Ele, o Cordeiro de Deus puro e imaculado, estava se apresentando como uma oferta pelo pecado; e como Ele agora comia a Páscoa com Seus discípulos, Ele pôs fim aos sacrifícios que por quatro mil anos haviam sido oferecidos. No lugar da festa nacional que o povo judeu havia celebrado, Ele instituiu um serviço memorial, na cerimônia do lava-pés e a ceia sacramental, a ser observada por Seus seguidores em todos os tempos e em todos os países. Estes devem sempre repetir o ato de Cristo, para que todos possam ver que o verdadeiro serviço requer um ministério altruísta (Manuscrito 43, 1897 ).
Humildade, um princípio ativo
João 13:14-15
Ver Mateus 23:8; 1 Coríntios 11:28. A humildade é um princípio ativo que surge de uma consciência completa do grande amor de Deus e sempre se manifestará pela maneira como funciona. Ao participar da ordenança do lava-pés, mostramos que estamos dispostos a realizar esse ato de humildade. Estamos fazendo exatamente o que Cristo fez, mas isso não deve ser considerado um ato de humilhação. É um ato que simboliza a condição da mente e do coração.
- 8 Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi; porque um só é o vosso Mestre, e todos vós sois irmãos. Mateus 23:8 28 Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice. 1 Coríntios 11:28
"Todos vocês são irmãos." Como irmãos, somos identificados com Cristo e uns com os outros. Como irmãos, somos idênticos a Cristo e, por meio de Sua graça, idênticos uns aos outros. E ao lavarmos os pés dos seguidores de Cristo, é como se estivéssemos realmente tocando o Filho de Deus. Fazemos esse ato porque Cristo nos disse para fazê-lo, e o próprio Cristo está entre nós. Seu Espírito Santo faz a obra de unir nossos corações. Para se tornar um com Cristo requer abnegação e sacrifício próprio a cada passo.
A execução da ordenança da humildade exige um autoexame. Os nobres princípios da alma são fortalecidos em todas essas ocasiões. Cristo vive em nós, e isso atrai coração a coração. Somos levados a amar como irmãos, a ser bondosos, ternos e corteses no serviço diário, tendo um coração que pode sentir a dor dos outros ( Carta 210, 1899 ).
Para sentir o pulso da consciência
João 13:14-15
Ver 1 Coríntios 11:23-25. Nesta ordenança, Cristo liberou Seus discípulos dos cuidados e fardos das antigas obrigações judaicas em ritos e cerimônias. Estes não possuíam mais nenhuma virtude; pois o tipo estava encontrando o antítipo em Si mesmo, a autoridade e fundamento de todas as ordenanças judaicas que apontavam para Ele como a grande e única oferta eficaz pelos pecados do mundo. Ele deu esta ordenança simples para que pudesse ser uma época especial quando Ele mesmo estaria sempre presente, para levar todos os participantes a sentir o pulso de sua própria consciência, para despertá-los para a compreensão das lições simbolizadas, para reavivar sua memória , para convencer do pecado e receber seu arrependimento penitencial. Ele lhes ensinaria que o irmão não deve se exaltar acima do irmão, que os perigos da desunião e contenda serão vistos e avaliados;
Esta ordenança não fala tão amplamente à capacidade intelectual do homem quanto ao seu coração. Sua natureza moral e espiritual precisa disso. Se Seus discípulos não precisassem disso, não teria sido deixado para eles como a última ordenança estabelecida por Cristo em conexão com, e incluindo, a última ceia. O desejo de Cristo era deixar aos Seus discípulos uma ordenança que faria por eles exatamente o que eles precisavam - que serviria para separá-los dos ritos e cerimônias que até então haviam se envolvido como essenciais, e quea recepção do evangelho não tem mais qualquer força. Continuar esses ritos seria um insulto a Jeová. Comer do corpo e beber o sangue de Cristo, não apenas no serviço sacramental, mas participar diariamente do pão da vida para satisfazer a fome da alma, seria receber Sua Palavra e fazer Sua vontade ( The Review and Herald , 14 de junho de 1898 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 13:1-17
O Senhor Jesus tem um povo no mundo, exclusivamente seu; comprou-o e pagou caro por este povo, e separou-os para si; eles se rendem a Ele como um povo peculiar. Àqueles a quem Cristo ama, amaos ao máximo. Nada é capaz de separar o crente verdadeiro do amor de Cristo. Não sabemos quando chegará a nossa hora. Por esta razão, nunca devemos deixar de fazer aquilo que temos de fazer como constante preparativo para ela.
Não sabemos que caminho de acesso o Diabo tem aos corações dos homens, porém, alguns pecados são tão graves e é tão pequena a tentação para que sejam cometidos por parte do mundo e da carne, que é evidente que vêm diretamente da parte de Satanás.
Jesus lavou os pés dos discípulos, para ensiná-los a pensar que nada é capaz de nos rebaixar, contanto que possamos fomentar a glória de Deus e o bem de nossos irmãos. Façamos o que temos de fazer para o Senhor, Cristo lavou os pés dos discípulos para representar-lhes o valor de serem lavados na vida espiritual, e o valor da limpeza da alma em relação às contaminações do pecado.
O Senhor Jesus faz muitas coisas, cujo significado é desconhecido por seus discípulos no presente, mas o saberão mais tarde. Ao final vemos que os melhores atos pareciam ser os piores. Quando alguns rejeitam a oferta do Evangelho como se fossem indignos demais, ou como se esta fosse uma notícia excessivamente boa para que seja verdadeira, não são tidos por humildes, mas incrédulos.
Todos aqueles que são espiritualmente lavados por Cristo, e somente estes, têm parte nEle. Cristo justifica e santifica a todos que reconhece e salva. Pedro submete-se mais do que aquilo que é solicitado; pede que seja lavado por Cristo. Quão fervoroso se mostra pela graça purificadora do Senhor Jesus, e pelo completo efeito dela, até mesmo em suas mãos e em sua cabeça! Aqueles que realmente desejam ser santificados, desejam ser santificados e purificados completamente, o crente verdadeiro é lavado deste modo quando recebe a Cristo para a sua salvação. Então, vejamos qual deve ser a expectativa diária daqueles que, por graça, estão em um estado justificado; lavar os seus pés. Limpar a culpa diária, e estarem alertas contra tudo o que possa contaminá-los. Isto deve fazer com que sejamos extremamente cautelosos. A partir do momento em que fomos perdoados no dia de ontem, devemos ser fortalecidos contra a tentação do dia de hoje. A descoberta de hipócritas não deve ser motivo de surpresa e nem causa de tropeço para nós.
Observemo-los na lição que é ensinada por Cristo. Os deveres são mútuos; devemos aceitar ajuda de nossos irmãos e devemos ajudá-los. Quando vemos que o nosso Mestre serve, não podemos ver outra coisa senão o quão inconveniente é que dominemos. E o Senhor Jesus Cristo ainda tem o mesmo amor que o levou a resgatar e reconciliar os seus discípulos, quando eram inimigos.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 649

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 157

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 296

Cuidado de Deus, Pág. 82
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 26 Não será assim entre vós; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva; 27 e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será vosso servo; 28 assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. Mateus 20:26-28 43 Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva; 44 e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. 45 Pois também o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. Marcos 10:43-45 26 Mas vós não sereis assim; antes o maior entre vós seja como o mais novo; e quem governa como quem serve. 27 Pois qual é maior, quem está à mesa, ou quem serve? porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, estou entre vós como quem serve. Lucas 22:26,27 9 pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que pela sua pobreza fôsseis enriquecidos. 2 Coríntios 8:9 5 Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, 7 mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; 8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Filipenses 2:5-8 8 ainda que era Filho, aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu; 9 e, tendo sido aperfeiçoado, veio a ser autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem, Hebreus 5:8,9 2 fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus. Hebreus 12:2 35 Em tudo vos dei o exemplo de que assim trabalhando, é necessário socorrer os enfermos, recordando as palavras do Senhor Jesus, porquanto ele mesmo disse: Coisa mais bem-aventurada é dar do que receber. Atos 20:35 10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros; 16 sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altivas mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios aos vossos olhos; Romanos 12:10,16 1 Ora nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e nào agradar a nós mesmos. 2 Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo, visando o que é bom para edificação. 3 Porque também Cristo não se agradou a si mesmo, mas como está escrito: Sobre mim caíram as injúrias dos que te injuriavam. Romanos 15:1-3 13 Pelo que, se a comida fizer tropeçar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para não servir de tropeço a meu irmão. 1 Coríntios 8:13 19 Pois, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos para ganhar o maior número possível: 20 Fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse eu debaixo da lei (embora debaixo da lei não esteja), para ganhar os que estão debaixo da lei; 21 para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. 22 Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. 1 Coríntios 9:19-22 1 Ora eu mesmo, Paulo, vos rogo pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde, mas quando ausente, ousado para convosco; 2 Coríntios 10:1 13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Mas não useis da liberdade para dar ocasião à carne, antes pelo amor servi-vos uns aos outros. Gálatas 5:13 1 Irmãos, se um homem chegar a ser surpreendido em algum delito, vós que sois espirituais corrigi o tal com espírito de mansidão; e olha por ti mesmo, para que também tu não sejas tentado. 2 Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. Gálatas 6:1,2 2 completai o meu gozo, para que tenhais o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, pensando a mesma coisa; 3 nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo; 4 não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros. 5 Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, Filipenses 2:2-5 1 Ora pois, já que Cristo padeceu na carne, armai-vos também vós deste mesmo pensamento; porque aquele que padeceu na carne já cessou do pecado; 1 Pedro 4:1 5 Semelhantemente vós, os mais moços, sede sujeitos aos mais velhos. E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. 1 Pedro 5:5 2 E Maria, cujo irmão Lázaro se achava enfermo, era a mesma que ungiu o Senhor com bálsamo, e lhe enxugou os pés com os seus cabelos. João 11:2 3 Portanto vos quero fazer compreender que ninguém, falando pelo Espírito de Deus, diz: Jesus é anátema! e ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor! senão pelo Espírito Santo. 1 Coríntios 12:3 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. Filipenses 2:11
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 649

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 157

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 296

Cuidado de Deus, Pág. 82