Comentário Bíblico
Adventista
Conheceis - (cba)
2 Coríntios 8:9
Paulo declarou-lhes a graça de Cristo, e os coríntios a conheciam por experiência, como o grego evidencia, não apenas como um dogma. Eles provaram da graça, e sabiam que o Senhor é gracioso. Na verdade, eles mesmos constituíam evidência viva da graça, que deve controlar o coração e a vontade. A graça nunca é eficaz enquanto permanecer apenas como um conceito intelectual. Além disso, nenhuma verdade divina é conhecida meramente pela compreensão intelectual (ver Mateus 16:17; João 6:45; João 16:14; 1 Coríntios 2:4; 1 Coríntios 12:3). A Palavra de Deus é verdadeira àquele que é ensinado e convencido pelo Espírito. As riquezas que recebemos por meio da pobreza de Cristo comunicam a iluminação espiritual da vida.
- 17 Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus. Mateus 16:17 45 Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim. João 6:45 14 Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará. João 16:14 4 A minha linguagem e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do Espírito de poder; 1 Coríntios 2:4 3 Portanto vos quero fazer compreender que ninguém, falando pelo Espírito de Deus, diz: Jesus é anátema! e ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor! senão pelo Espírito Santo. 1 Coríntios 12:3
Graça - (cba)
2 Coríntios 8:9
Ver com. de Romanos 3:24. Os supremos atos de Cristo, Sua encarnação e cruciíixão, são atribuídos à graça apenas neste versículo, em Romanos 5:15 e em Gálatas 1:6. Esses atos constituíram as supremas manifestações do amor e da condescendência divina. Neste versículo, Paulo contrasta o supremo sacrifício de Cristo e os incomparavelmente pequenos atos de caridade.
- 24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, Romanos 3:24 15 Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, abund muitos. Romanos 5:15 6 Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho, Gálatas 1:6
Senhor Jesus Cristo - (cba)
2 Coríntios 8:9
Ver com. de Mateus 1:1; João 1:38.
- 1 Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Mateus 1:1 38 Voltando-se Jesus e vendo que o seguiam, perguntou-lhes: Que buscais? Disseram-lhe eles: rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde pousas? João 1:38
Que [...] Se fez pobre - (cba)
2 Coríntios 8:9
Do gr. ptõcheuõ, “ser [extremamente] pobre”, “ser um mendigo” (sobre a palavra ptõchos, o substantivo relacionado, ver com. de Marcos 12:42). O tempo verbal utilizado neste versículo salienta a ação de se tornar “pobre”, a encarnação. Cristo Se esvaziou tão plenamentc que nada reteve das riquezas que Lhe pertenciam. Ele tomou sobre Si a natureza humana e Se sujeitou às limitações da humanidade. Ele Se tornou pobre a ponto de não fazer nada de Si mesmo (João 5:19,20).
- 42 Vindo, porém, uma pobre viúva, lançou dois leptos, que valiam um quadrante. Marcos 12:42 19 Disse-lhes, pois, Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho de si mesmo nada pode fazer, senão o que vir o Pai fazer; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. João 5:19,20).
Sendo rico - (cba)
2 Coríntios 8:9
Uma alusão à pré-existência de Cristo (ver João 17:5; ver com. de Efésios 2:6,7; ver Nota Adicional a João 1). Como Ele era criador e rei, o universo era Seu (João 1:1,2; Colossenses 1:15-17), no entanto, Sua vida terrestre foi de extrema pobreza (Mateus 8:20). Suas riquezas consistiam da natureza e dos atributos da divindade, de milhões de mundos, da adoração e lealdade de multidões de anjos.
- 5 Agora, pois, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse. João 17:5 6 e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus, 7 para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Efésios 2:6,7 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. João 1:1,2 15 o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 16 porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. 17 Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas; Colossenses 1:15-17 20 Respondeu-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. Mateus 8:20
Para que [...] vos tornásseis ricos - (cba)
2 Coríntios 8:9
Com a entrada do pecado, a humanidade perdeu o lar, o domínio, o caráter e a própria vida. Por natureza, passa a vida buscando falsas riquezas (ver com.de Isaías 55:2; João 6:27). A eterna pobreza aguarda os que não armazenaram para si tesouro no Céu (ver com. de Mateus 19:21; Lucas 12:21). Cristo veio para libertar os seres humanos da pobreza que resulta de buscar as falsas riquezas (ver T3, 401). Em Cristo e por meio de Cristo as pessoas conseguem discernir o verdadeiro valor das coisas, e recebem o privilégio de se tornarem “ricas” nEIe, pois herdam todas as coisas (Mateus 6:20; Romanos 8:17,32; 1 Coríntios 1:5; Efésios 1:3-5,10,11,18,19; 1 Coríntios 2:6,7; ver com. de Mateus 6:33).
- 2 Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão! e o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e deleitai-vos com a gordura. Isaías 55:2 27 Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; pois neste, Deus, o Pai, imprimiu o seu selo. João 6:27 21 Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue- me. Mateus 19:21 21 Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus. Lucas 12:21 20 mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Mateus 6:20 17 e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. 32 Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas? Romanos 8:17,32 5 porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda palavra e em todo o conhecimento, 1 Coríntios 1:5 3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo; 4 como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; 5 e nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, 10 para a dispensação da plenitude dos tempos, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra, 11 nele, digo, no qual também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade, 18 sendo iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos, 19 e qual a suprema grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, Efésios 1:3-5,10,11,18,19 6 Na verdade, entre os perfeitos falamos sabedoria, não porém a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que estão sendo reduzidos a nada; 7 mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, que esteve oculta, a qual Deus preordenou antes dos séculos para nossa glória; 1 Coríntios 2:6,7 33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A pobreza de Cristo é parte de seu grande sacrifício
2 Coríntios 8:9
O apóstolo exortou-os a considerar o exemplo de Cristo. O Comandante do céu entregou-se a uma vida de humilhação e pobreza para que pudesse ficar lado a lado com a raça caída, para restaurar a imagem moral de Deus no homem. O Senhor Jesus estava disposto a se tornar pobre, para que por meio de Sua humilhação e Sua morte na cruz pudesse pagar o resgate por nós.
Ricos ou pobres, nunca devemos esquecer que a pobreza de Cristo fez parte de Seu legado na humanidade. Não foi apenas Sua traição no jardim ou Sua agonia na cruz que constituiu a expiação. A humilhação de que Sua pobreza fazia parte foi incluída em Seu grande sacrifício. Toda a série de tristezas que envolveu a humanidade, Cristo carregou sobre Sua alma divina ( Manuscrito 12, 1900 ).
Por que Cristo veio como um homem pobre
2 Coríntios 8:9
Ver Mateus 11:28; Filipenses 2:5-8. Quando o plano de redenção foi traçado, decidiu-se que Cristo não deveria aparecer de acordo com Seu caráter divino; pois então Ele não poderia se associar com os aflitos e sofredores. Ele deve vir como um homem pobre. Ele poderia ter aparecido de acordo com Sua exaltada posição nas cortes celestiais; mas não, Ele deve alcançar as mais profundas profundezas do sofrimento e pobreza humanos, para que Sua voz seja ouvida pelos oprimidos e desapontados, para que a alma cansada e pecaminosa possa revelar-se como o Restaurador, o desejo de todas as nações, o doador do descanso. E para aqueles que anseiam por descanso e paz hoje, tão verdadeiramente quanto para aqueles que ouviram Suas palavras na Judéia, Ele está dizendo: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”. ( Manuscrito 14, 1897 ).
- 28 Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Mateus 11:28 5 Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, 7 mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; 8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Filipenses 2:5-8
A pobreza de Cristo O poderoso argumento de Paulo
2 Coríntios 8:9
Aqui estava o poderoso argumento do apóstolo. Não é o mandamento de Paulo, mas do Senhor Jesus Cristo. O Filho de Deus deixou Seu lar celestial, com suas riquezas e honra e glória, e revestiu Sua divindade com humanidade - não para viver nos palácios de reis, sem cuidado ou trabalho, e para ser suprido com todas as conveniências que a natureza humana naturalmente anseia. Nos conselhos do céu, Ele escolheu ficar nas fileiras dos pobres eoprimido, para tomar parte com os humildes trabalhadores e aprender o ofício de Seu pai terreno, que era o de carpinteiro e construtor. Ele veio ao mundo para ser um reconstrutor de caráter, e introduziu em toda a Sua obra de edificação a perfeição que desejava introduzir no caráter que estava transformando por Seu divino poder.
Paulo apresenta seu padrão, seu ideal. Cristo entregou-se a uma vida de pobreza para que se tornassem ricos em tesouros celestiais. Ele refrescaria suas memórias com respeito ao sacrifício feito em seu favor. Cristo era o comandante nas cortes celestiais, embora ocupasse o lugar mais baixo neste mundo. Ele era rico, mas, por nossa causa, tornou-se pobre. Não foram as riquezas espirituais que Ele deixou para trás; Ele estava sempre abundando nos dons do Espírito. Mas ele era de parentesco pobre. O mundo nunca viu seu Senhor rico ( Manuscrito 98, 1899 ).
Rico em realizações
2 Coríntios 8:9
Cristo, a Majestade do céu, tornou-se pobre para que nós, por meio de Sua pobreza, nos tornássemos ricos. Não rico apenas em dotações, mas rico em realizações.
Essas são as riquezas que Cristo anseia sinceramente que Seus seguidores possuam. À medida que o verdadeiro buscador da verdade lê a Palavra e abre sua mente para recebê-la, ele anseia pela verdade de todo o coração. O amor, a piedade, a ternura, a cortesia, a polidez cristã, que serão os elementos nas mansões celestiais que Cristo foi preparar para aqueles que O amam, tomam posse de sua alma. Seu propósito é inabalável. Ele está determinado a ficar do lado da justiça. A verdade encontrou o seu caminho no coração e é plantada lá pelo Espírito Santo, que é a verdade. Quando a verdade se apodera do coração, o homem dá provas disso ao tornar-se mordomo da graça de Cristo ( Manuscrito 7, 1898 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Coríntios 8:7-9
A fé é a raiz, e sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6), de modo que aqueles que abundam em fé, abundarão também em outras graças e boas obras. Isto será realizado e notado pelo amor. Os grandes faladores nem sempre são os melhores realizadores; porém, os coríntios foram diligentes no fazer, assim como no saber e no falar bem. O apóstolo deseja-lhes que, a todas estas coisas boas também agreguem esta graça: abundar em caridade para com os pobres.
Os melhores argumentos dos deveres cristãos são extraídos da graça e do amor de Cristo. Ainda rico, sendo Deus, igual ao Pai em poder e glória, não somente se fez homem por nós, mas também se fez pobre. Ao final, despojou-se, como se esvaziasse a si mesmo para resgatar as nossas almas por seu sacrifício na cruz. Bendito Senhor, de que riquezas te rebaixaste por nós, a que pobreza! E a que riquezas nos elevaste por meio de tua pobreza! Nossa alegria é estar totalmente às tuas ordens.
- Veja também

Exaltai-O, Pág. 282

Exaltai-O, Pág. 29

Testemunhos Seletos 2, Pág. 326

Atos dos Apóstolos, Pág. 332

Nos Lugares Celestiais, Pág. 36

Para Conhece-lo, Pág. 39

A Ciência do Bom Viver, Pág. 499

A Ciência do Bom Viver, Pág. 501

Atos dos Apóstolos, Pág. 519

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 88
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 14 A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós. 2 Coríntios 13:14 14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. 17 Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. João 1:14,17 8 Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. 20 Sobreveio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; 21 para que, assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também viesse a reinar a graça pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor. Romanos 5:8,20,21 4 Sempre dou graças a Deus por vós, pela graça de Deus que vos foi dada em Cristo Jesus; 1 Coríntios 1:4 6 para o louvor da glória da sua graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado; 7 em quem temos a redenção pelo seu sangue, a redenção dos nossos delitos, segundo as riquezas da sua graça, 8 que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência, Efésios 1:6-8 7 para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Efésios 2:7 8 A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar aos gentios as riquezas inescrutáveis de Cristo, 19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus. Efésios 3:8,19 25 Desde a antigüidade fundaste a terra; e os céus são obra das tuas mãos. 26 Eles perecerão, mas tu permanecerás; todos eles, como um vestido, envelhecerão; como roupa os mundarás, e ficarão mudados. 27 Mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão. Salmos 102:25-27 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. 4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; 10 Estava ele no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, e o mundo não o conheceu. João 1:1-4,10 15 Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso eu vos disse que ele, recebendo do que é meu, vo-lo anunciará. João 16:15 47 O primeiro homem, sendo da terra, é terreno; o segundo homem é do céu. 1 Coríntios 15:47 6 o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, Filipenses 2:6 16 porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. 17 Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas; Colossenses 1:16,17 2 nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo; 6 E outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. 7 Ora, quanto aos anjos, diz: Quem de seus anjos faz ventos, e de seus ministros labaredas de fogo. 8 Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. 9 Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros; 10 e: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, e os céus são obras de tuas mãos; 11 eles perecerão, mas tu permaneces; e todos eles, como roupa, envelhecerão, 12 e qual um manto os enrolarás, e como roupa se mudarão; mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão. 13 Mas a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés? 14 Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação? Hebreus 1:2,6-14 1 Por amor de Sião não me calarei, e por amor de Jerusalém não descansarei, até que saia a sua justiça como um resplendor, e a sua salvação como uma tocha acesa. Isaías 62:1 8 Assim diz o Senhor: Como quando se acha mosto num cacho de uvas, e se diz: Não o desperdices, pois há bênção nele; assim farei por amor de meus servos, para que eu não os destrua a todos. Isaías 65:8 30 Respondeu Jesus: Não veio esta voz por minha causa, mas por causa de vós. João 12:30 19 E por eles eu me santifico, para que também eles sejam santificados na verdade. João 17:19 24 Agora me regozijo no meio dos meus sofrimentos por vós, e cumpro na minha carne o que resta das aflições de Cristo, por amor do seu corpo, que é a igreja; Colossenses 1:24 2 Pois foi crescendo como renovo perante ele, e como raiz que sai duma terra seca; não tinha formosura nem beleza; e quando olhávamos para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos. Isaías 53:2 20 Respondeu-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. Mateus 8:20 27 Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir e, abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-lho por mim e por ti. Mateus 17:27 28 assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. Mateus 20:28 3 Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? e não estão aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se dele. Marcos 6:3 7 e teve a seu filho primogênito; envolveu-o em faixas e o deitou em uma manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. Lucas 2:7 3 Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Susana, e muitas outras que os serviam com os seus bens. Lucas 8:3 58 Respondeu-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. Lucas 9:58 6 o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, 7 mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; 8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Filipenses 2:6-8 10 como entristecidos, mas sempre nos alegrando; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, mas possuindo tudo. 2 Coríntios 6:10 11 Se, pois, nas riquezas injustas não fostes fiéis, quem vos confiará as verdadeiras? Lucas 16:11 32 Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas? Romanos 8:32 12 Ora se o tropeço deles é a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude! Romanos 11:12 21 Portanto ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso; 22 seja Paulo, ou Apolo, ou Cefas; seja o mundo, ou a vida, ou a morte; sejam as coisas presentes, ou as vindouras, tudo é vosso, 1 Coríntios 3:21,22 8 A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar aos gentios as riquezas inescrutáveis de Cristo, Efésios 3:8 18 que pratiquem o bem, que se enriqueçam de boas obras, que sejam liberais e generosos, 1 Timóteo 6:18 5 Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que são pobres quanto ao mundo para fazê-los ricos na fé e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam? Tiago 2:5 18 aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas. Apocalipse 3:18 7 Aquele que vencer herdará estas coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. Apocalipse 21:7
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Exaltai-O, Pág. 282

Exaltai-O, Pág. 29

Testemunhos Seletos 2, Pág. 326

Atos dos Apóstolos, Pág. 332

Nos Lugares Celestiais, Pág. 36

Para Conhece-lo, Pág. 39

A Ciência do Bom Viver, Pág. 499

A Ciência do Bom Viver, Pág. 501

Atos dos Apóstolos, Pág. 519

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 88