Comentário Bíblico
Adventista
Evitando, assim - (cba)
2 Coríntios 8:20
Ou, “tomando precauções sobre isso”. Paulo tentou evitar qualquer justificativa para a acusação de que ele estava obtendo benefício pessoal do projeto. Estrita honestidade pode nem sempre ser suficiente nas questões financeiras, nas quais o mínimo descuido pode se tornar ocasião de crítica. O ministro cristão, especialmente, deve exercer cuidado escrupuloso ao lidar com questões financeiras (cf. 1 Timóteo 3:3; 1 Pedro 5:2).
- 3 não dado ao vinho, não espancador, mas moderado, inimigo de contendas, não ganancioso; 1 Timóteo 3:3 2 Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade; 1 Pedro 5:2
Acuse - (cba)
2 Coríntios 8:20
Ou, “reprove”, indicando que alguém poderia acusar Paulo de não ter sido honesto com os fundos.
Generosa - (cba)
2 Coríntios 8:20
Ou, “liberalidade”. A coleta tinha toda aparência de se revelar bem-sucedida, levando em consideração o que Paulo antecipou da comparativamente próspera igreja de Corinto. Os coríntios eram popularmente considerados um povo rico, como refletido no provérbio antigo: “Nem a todos é dado chegar a Corinto.”
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Paulo elogia Tito aos coríntios
2 Coríntios 8:16-22
Tito tem tido tanto sucesso em angariar presentes entre as igrejas na Macedônia que Paulo desejava que ele visitasse Corinto e continuasse na mesma obra. Outro irmão, “cujo louvor está no evangelho em todas as igrejas”, e ainda outro “a quem muitas vezes provamos ser diligentes em muitas coisas”, foram enviados para acompanhar Tito. Paulo escreveu uma carta aos coríntios recomendando-lhes esses irmãos que de boa vontade haviam empreendido uma tarefa tão difícil. Nessa carta, ele os lembrava de um esforço feito um ano antes para levantar uma contribuição em Corinto ( Manuscrito 101, 1906 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Coríntios 8:16-24
O apóstolo elogia aos irmãos que foram enviados para reunir a oferta de amor deles, para que se soubesse quem eram, e com quanta certeza se poderia confiar neles.
É dever de todos os cristãos agirem com prudência para evitar, no que pudermos, toda suspeita injusta. Em primeiro lugar, é necessário agir corretamente diante de Deus, e o faremos diante dos homens também. O caráter puro e a consciência limpa são requisitos para sermos úteis. Eles deram glória a Cristo como instrumentos e obtiveram honra de Cristo por serem contados como fiéis, e por serem empregados em seu serviço. A boa opinião que o próximo tem a nosso respeito deveria ser um argumento para fazermos o bem.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 12 Ora, o que faço e ainda farei, é para cortar ocasião aos que buscam ocasião; a fim de que, naquilo em que se gloriam, sejam achados assim como nós. 2 Coríntios 11:12 16 Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Mateus 10:16 16 Não seja pois censurado o vosso bem; Romanos 14:16 3 E, quando tiver chegado, mandarei os que por carta aprovardes para levar a vossa dádiva a Jerusalém; 1 Coríntios 16:3 15 Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Efésios 5:15 22 Abstende-vos de toda espécie de mal. 1 Tessalonicenses 5:22