Comentário Bíblico
Adventista
Atendeu ao nosso apelo - (cba)
2 Coríntios 8:17
Tito respondeu de bom grado ao apelo de Paulo para ir a Corinto, na esperança de restaurar a igreja ao estado de paz e unidade anterior.
Mais cuidadoso - (cba)
2 Coríntios 8:17
Ou, “dedicado”. As palavras de Paulo expressam sentido duplo. Embora a oferta tenha sido iniciada por Paulo, Tito estava de acordo com esse projeto e se preocupava com o sucesso dele.
O encorajamento não era exclusivamente de Paulo. Tito já se dispusera a ir nessa missão a Corinto.
Partiu - (cba)
2 Coríntios 8:17
Paulo narra a partida iminente para Corinto, como se ele já tivesse partido, do ponto de vista dos coríntios que estariam lendo a carta. Esse modo de expressão grego característico indica que Tito foi o portador da segunda epístola.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Jornadas de Tito a Corinto
2 Coríntios 8:16,17,18,23
O testemunho de Paulo foi aceito como de grande importância, por causa das muitas revelações que ele havia recebido. Ele conhecia melhor do que muitos outros as necessidades de vários lugares. Mas Paulo não estava disposto a assumir pessoalmente a responsabilidade de levantar essa contribuição. Ele havia contribuído amplamente para que ela fosse criada, mas, para que ninguém encontrasse ocasião de falar mal, Tito e seus companheiros ... fizeram a jornada para Corinto; pois não havia maneira segura de transportar dinheiro naquela época ( Manuscrito 101, 1906 ).
Paulo elogia Tito aos coríntios
2 Coríntios 8:16-22
Tito tem tido tanto sucesso em angariar presentes entre as igrejas na Macedônia que Paulo desejava que ele visitasse Corinto e continuasse na mesma obra. Outro irmão, “cujo louvor está no evangelho em todas as igrejas”, e ainda outro “a quem muitas vezes provamos ser diligentes em muitas coisas”, foram enviados para acompanhar Tito. Paulo escreveu uma carta aos coríntios recomendando-lhes esses irmãos que de boa vontade haviam empreendido uma tarefa tão difícil. Nessa carta, ele os lembrava de um esforço feito um ano antes para levantar uma contribuição em Corinto ( Manuscrito 101, 1906 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Coríntios 8:16-24
O apóstolo elogia aos irmãos que foram enviados para reunir a oferta de amor deles, para que se soubesse quem eram, e com quanta certeza se poderia confiar neles.
É dever de todos os cristãos agirem com prudência para evitar, no que pudermos, toda suspeita injusta. Em primeiro lugar, é necessário agir corretamente diante de Deus, e o faremos diante dos homens também. O caráter puro e a consciência limpa são requisitos para sermos úteis. Eles deram glória a Cristo como instrumentos e obtiveram honra de Cristo por serem contados como fiéis, e por serem empregados em seu serviço. A boa opinião que o próximo tem a nosso respeito deveria ser um argumento para fazermos o bem.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 6 de maneira que exortamos a Tito que, assim como antes tinha começado, assim também completasse entre vós ainda esta graça. 2 Coríntios 8:6 22 Rogo-vos, porém, irmãos, que suporteis estas palavras de exortação, pois vos escrevi em poucas palavras. Hebreus 13:22 8 Não digo isto como quem manda, mas para provar, mediante o zelo de outros, a sinceridade de vosso amor; 10 E nisto dou o meu parecer; pois isto vos convém a vós que primeiro começastes, desde o ano passado, não só a participar mas também a querer; 2 Coríntios 8:8,10 18 Exortei a Tito, e enviei com ele o irmão. Porventura Tito vos explorou? Não andamos porventura no mesmo espírito? Não seguimos as mesmas pegadas? 2 Coríntios 12:18