Comentário Bíblico
Adventista
Honestamente - (cba)
2 Coríntios 8:21
Isto é, bom, admirável ou bonito, indicando o que é honorável. Neste versículo, denota a conduta de alguém que tem a excelência do amor e desfruta de uma boa reputação diante dos outros, alguém que é tido em alta estima por sua admirável conduta. Os cristãos não são chamados apenas para ser santos, honestos e puros, mas “também na vista dos homens” devem ser reconhecidos como possuindo a beleza da santidade, honestidade e pureza. O verdadeiro cristão deve exemplificar diante de Deus e dos homens um belo e atrativo modo de vida (Romanos 12:17; Filipenses 4:8; 1 Pedro 2:12). Este versículo é uma citação da tradução da LXX de Provérbios 3:4.
- 17 a ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas dignas, perante todos os homens. Romanos 12:17 8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4:8 12 tendo o vosso procedimento correto entre os gentios, para que naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, observando as vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação. 1 Pedro 2:12 4 assim acharás favor e bom entendimento à vista de Deus e dos homens. Provérbios 3:4
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Paulo elogia Tito aos coríntios
2 Coríntios 8:16-22
Tito tem tido tanto sucesso em angariar presentes entre as igrejas na Macedônia que Paulo desejava que ele visitasse Corinto e continuasse na mesma obra. Outro irmão, “cujo louvor está no evangelho em todas as igrejas”, e ainda outro “a quem muitas vezes provamos ser diligentes em muitas coisas”, foram enviados para acompanhar Tito. Paulo escreveu uma carta aos coríntios recomendando-lhes esses irmãos que de boa vontade haviam empreendido uma tarefa tão difícil. Nessa carta, ele os lembrava de um esforço feito um ano antes para levantar uma contribuição em Corinto ( Manuscrito 101, 1906 ).
Nota
2 Coríntios 8:21
Veja Romanos 12:17.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Coríntios 8:16-24
O apóstolo elogia aos irmãos que foram enviados para reunir a oferta de amor deles, para que se soubesse quem eram, e com quanta certeza se poderia confiar neles.
É dever de todos os cristãos agirem com prudência para evitar, no que pudermos, toda suspeita injusta. Em primeiro lugar, é necessário agir corretamente diante de Deus, e o faremos diante dos homens também. O caráter puro e a consciência limpa são requisitos para sermos úteis. Eles deram glória a Cristo como instrumentos e obtiveram honra de Cristo por serem contados como fiéis, e por serem empregados em seu serviço. A boa opinião que o próximo tem a nosso respeito deveria ser um argumento para fazermos o bem.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 17 a ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas dignas, perante todos os homens. Romanos 12:17 8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4:8 14 Quero pois que as mais novas se casem, tenham filhos, dirijam a sua casa, e não dêem ocasião ao adversário de maldizer; 1 Timóteo 5:14 5 a serem moderadas, castas, operosas donas de casa, bondosas, submissas a seus maridos, para que a palavra de Deus não seja blasfemada. 6 Exorta semelhantemente os moços a que sejam moderados. 7 Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra integridade, sobriedade, 8 linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se confunda, não tendo nenhum mal que dizer de nós. Tito 2:5-8 12 tendo o vosso procedimento correto entre os gentios, para que naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, observando as vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação. 1 Pedro 2:12 17 Porque nós não somos falsificadores da palavra de Deus, como tantos outros; mas é com sinceridade, é da parte de Deus e na presença do próprio Deus que, em Cristo, falamos. 2 Coríntios 2:17 9 Pelo que também nos esforçamos para ser-lhe agradáveis, quer presentes, quer ausentes. 10 Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal. 11 Portanto, conhecendo o temor do Senhor, procuramos persuadir os homens; mas, a Deus já somos manifestos, e espero que também nas vossas consciências sejamos manifestos. 2 Coríntios 5:9-11 16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Mateus 5:16 1 Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis recompensa junto de vosso Pai, que está nos céus. 4 para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. Mateus 6:1,4 5 Todas as suas obras eles fazem a fim de serem vistos pelos homens; pois alargam os seus filactérios, e aumentam as franjas dos seus mantos; Mateus 23:5 22 Abstende-vos de toda espécie de mal. 1 Tessalonicenses 5:22 4 assim acharás favor e bom entendimento à vista de Deus e dos homens. Provérbios 3:4 18 Pois quem nisso serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens. Romanos 14:18