Comentário Bíblico
Adventista
Nosso irmão - (cba)
2 Coríntios 8:22
Não é possível identificar esse companheiro de Tito como a pessoa do 2 Coríntios 8:18. No entanto, alguns têm sugerido Tíquico, que era membro da delegação que acompanhou Paulo a Jerusalém com a contribuição (Atos 20:4). Paulo se refere a Tíquico como um “irmão amado e fiel ministro’’ (Efésios 6:21; Colossenses 4:7). Paulo considerava Tíquico como um de seus mensageiros mais confiáveis e, mais tarde, o enviou em várias missões importantes (2 Timóteo 4:12; Tito 3:12).
- 18 E juntamente com ele enviamos o irmão cujo louvor no evangelho se tem espalhado por todas as igrejas; 2 Coríntios 8:18 4 Acompanhou-o Sópater de Beréia, filho de Pirro; bem como dos de Tessalônica, Aristarco e Segundo; Gaio de Derbe e Timóteo; e dos da Ásia, Tíquico e Trófimo. Atos 20:4 21 Ora, para que vós também possais saber como estou e o que estou fazendo, Tíquico, irmão amado e fiel ministro no Senhor, vos informará de tudo; Efésios 6:21 7 Tíquico, o irmão amado, fiel ministro e conservo no Senhor, vos fará conhecer a minha situação; Colossenses 4:7 12 Quanto a Tíquico, enviei-o a Éfeso. 2 Timóteo 4:12 12 Quando te enviar Ártemas, ou Tíquico, apressa-te a vir ter comigo a Nicópolis; porque tenho resolvido invernar ali. Tito 3:12
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Paulo elogia Tito aos coríntios
2 Coríntios 8:16-22
Tito tem tido tanto sucesso em angariar presentes entre as igrejas na Macedônia que Paulo desejava que ele visitasse Corinto e continuasse na mesma obra. Outro irmão, “cujo louvor está no evangelho em todas as igrejas”, e ainda outro “a quem muitas vezes provamos ser diligentes em muitas coisas”, foram enviados para acompanhar Tito. Paulo escreveu uma carta aos coríntios recomendando-lhes esses irmãos que de boa vontade haviam empreendido uma tarefa tão difícil. Nessa carta, ele os lembrava de um esforço feito um ano antes para levantar uma contribuição em Corinto ( Manuscrito 101, 1906 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Coríntios 8:16-24
O apóstolo elogia aos irmãos que foram enviados para reunir a oferta de amor deles, para que se soubesse quem eram, e com quanta certeza se poderia confiar neles.
É dever de todos os cristãos agirem com prudência para evitar, no que pudermos, toda suspeita injusta. Em primeiro lugar, é necessário agir corretamente diante de Deus, e o faremos diante dos homens também. O caráter puro e a consciência limpa são requisitos para sermos úteis. Eles deram glória a Cristo como instrumentos e obtiveram honra de Cristo por serem contados como fiéis, e por serem empregados em seu serviço. A boa opinião que o próximo tem a nosso respeito deveria ser um argumento para fazermos o bem.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|