Comentário Bíblico
Adventista
Primogênito - (cba)
Lucas 2:7
Do gr. prõtotokos (ver com. de Mateus 1:18,25; cf. com. de Lucas 1:35). Não há evidência direta se Maria teve outro filho após o nascimento de Jesus (ver com. de Mateus 1:25), embora o fato de Jesus, na cruz, ter entregado Sua mãe aos cuidados de João torna improvável que ela tenha tido outros filhos que estivessem vivos na época (ver com. de João 19:26).
- 18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, ela se achou ter concebido do Espírito Santo. 25 e não a conheceu enquanto ela não deu à luz um filho; e pôs-lhe o nome de JESUS. Mateus 1:18,25 35 Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus. Lucas 1:35 25 e não a conheceu enquanto ela não deu à luz um filho; e pôs-lhe o nome de JESUS. Mateus 1:25 26 Ora, Jesus, vendo ali sua mãe, e ao lado dela o discípulo a quem ele amava, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. João 19:26
Enfaixou-o - (cba)
Lucas 2:7
As crianças hebreias, ao nascer, eram lavadas em água, esfregadas com sal e envolvidas em faixas (ver com. de Ezequiel 16:4), que eram tiras de tecido que enrolavam livremente o tronco e os membros do bebê. Segundo o costume, o bebê era posto diagonalmente numa peça quadrada de tecido; duas pontas eram dobradas sobre seu corpo, uma ponta sobre seus pés, e a outra, por baixo da cabeça. Esse arranjo era mantido por mãos que seguravam frouxamente o exterior.
Numa manjedoura - (cba)
Lucas 2:7
Nenhum lugar mais humilde poderia ter sido achado para deitar o bebê Jesus; ninguém pode dizer que iniciou a vida de um modo mais renegado.
Pobres em riquezas deste mundo (ver com. de Lucas 2:24), José e Maria eram ricos na fé. Uma tradição, que se originou alguns séculos mais tarde, situa o local da natividade numa caverna na vizinhança de Belém. O local, no entanto, era um “rústico rancho” onde os “animais” eram abrigados (DTN, 44). Pensa-se que o boi e o jumento normalmente introduzidos nas ilustrações da natividade pelos artistas foram sugeridos por Isaías 1:3.
- 24 e para oferecerem um sacrifício segundo o disposto na lei do Senhor: um par de rolas, ou dois pombinhos. Lucas 2:24 3 O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende. Isaías 1:3
Não havia lugar - (cba)
Lucas 2:7
Pela simples razão de a hospedaria já estar repleta de hóspedes. Não é indicado nenhum pensamento de falta de hospitalidade por parte do administrador da hospedaria. L possível que a grande maioria dos judeus residentes na Palestina naquela época fosse descendente de Judá, Benjamim ou Levi. Por isso, as acomodações por toda a Judeia estavam lotadas.
Hospedaria - (cba)
Lucas 2:7
Do gr. kataluma, “um local de hospedagem” ou “uma pousada”. Possivelmente um pequeno caravançarai oriental, que normalmente é constituído de quartos de frente a uma varanda coberta ao redor de um pátio central. Os viajantes poderiam ficar em um dos quartos ou ocupar poucos metros quadrados atribuídos a eles no piso da varanda coberta. Os animais e a bagagem dos viajantes deveriam ser mantidos no pátio.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 2:1-7
A plenitude dos tempos, estava agora para chegar; nesta, Deus enviaria o seu Filho, nascido de mulher e sujeito à lei. As circunstâncias de seu nascimento foram muito vis. Não havia lugar para Cristo na estalagem, e por esta razão Ele nasceu em uma estrebaria. veio ao mundo para estar somente por algum tempo, como hóspede, e nos ensina a fazer o mesmo.
O pecado nos transforma em uma criança abandonada, indefesa e solitária; e Cristo foi quase assim. Ele sentiu quão pouca disposição há para que nos hospedem, para que nos vistam e nos alimentem de modo pobre. Como desejamos ter os nossos filhos ataviados e aceitos! Que grande tendência os pobres têm de invejar os ricos, e quanta tendência os ricos têm de desprezar os pobres. Porém, quando por fé vemos o Filho de Deus, que assume a forma de ser humano, e pobre, a nossa vaidade, ambição e inveja são freadas. Não podemos buscar coisas que estejam acima de nossa capacidade, para nós mesmos ou para os nossos filhos, tendo este Senhor tão justo diante de nós.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 14 Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel. Isaías 7:14 25 e não a conheceu enquanto ela não deu à luz um filho; e pôs-lhe o nome de JESUS. Mateus 1:25 4 mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei, Gálatas 4:4 11 É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. 12 E isto vos será por sinal: Achareis um menino envolto em faixas, e deitado em uma manjedoura. Lucas 2:11,12 6 Mas eu sou verme, e não homem; opróbrio dos homens e desprezado do povo. Salmos 22:6 2 Pois foi crescendo como renovo perante ele, e como raiz que sai duma terra seca; não tinha formosura nem beleza; e quando olhávamos para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos. 3 Era desprezado, e rejeitado dos homens; homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Isaías 53:2,3 20 Respondeu-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. Mateus 8:20 55 Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão, e Judas? Mateus 13:55 14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. João 1:14 9 pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que pela sua pobreza fôsseis enriquecidos. 2 Coríntios 8:9 34 e aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. Lucas 10:34 27 Quando um deles abriu o saco, para dar forragem ao seu jumento na estalagem, viu o seu dinheiro, pois estava na boca do saco. Gênesis 42:27 21 e quando chegamos à estalagem, abrimos os nossos sacos, e eis que o dinheiro de cada um estava na boca do seu saco, nosso dinheiro por seu peso; e tornamos a trazê-lo em nossas mãos; Gênesis 43:21 24 Ora, sucedeu no caminho, numa estalagem, que o Senhor o encontrou, e quis matá-lo. Êxodo 4:24